O Hospital Ministro Costa Cavalcanti, por meio do Instituto de Ensino de Pesquisa (IEP), realizará no próximo dia 10 de outubro, um treinamento voltado às técnicas de atendimento para uma parada cardiorrespiratória, o suporte básico de vida.
O evento, que terá duração de oito horas, entre teoria e prática, é voltada para todos os profissionais da saúde interessados, e será ministrado pelos enfermeiros da Educação Continuada do HMCC.
A capacitação será dividida em duas etapas sendo a primeira com teoria e conceitos básicos do atendimento inicial, como reconhecimento de uma parada cardiorrespiratória, principais instrumentos utilizados em emergências e a forma de execução para o atendimento. Já a segunda etapa contará com a parte prática onde, supervisionados pelos instrutores, os profissionais realizarão técnicas de reanimação, compressões cardíacas entre outras práticas de prevenção, em manequins que simulam o corpo humano.
São apenas 20 vagas, oito para colaboradores do HMCC, que poderão se inscrever gratuitamente, e mais doze para profissionais e estudantes de fora. A inscrição deve ser feita pelo site even3.com.br, e o custo é de R$ 150,00. Os participantes receberão certificado como extensão de curso.
De acordo com os enfermeiros Alexandre Mazaron, Fernando Souza e Helton Farias, a finalidade é que treinamentos deste porte agreguem valor e passem a minimizar as dúvidas dos profissionais no momento de um atendimento. “Devemos desenvolver práticas para que exista uma melhora contínua na assistência, estendendo ao público externo, o conhecimento e qualidade prestada, hoje realizada pelo Costa Cavalcanti”.
Para o diretor-técnico do HMCC, Dr. Rodrigo Romanini, a qualidade e o bem-estar de nossos pacientes, e da população de Foz do Iguaçu é o foco principal. “Fazemos parte de uma comunidade e como cidadãos, nosso dever é auxiliar. Os conhecimentos práticos de primeiros socorros podem salvar vidas e evitar um agravamento do caso. Queremos colaborar nesse aprendizado”, concluiu.
Com conteúdo programático diverso, o curso terá como destaque os seguintes temas:
Reconhecimento e tratamento precoce de parada cardiorrespiratória;
Reconhecimento e tratamento precoce de condições de iminência de parada cardíaca, como bradicardia sintomática e taquicardias;
Manuseio de via aérea no contexto da PCR (paciente em parada cardiorrespiratória);
Uso do desfibrilador externo automático (DEA)
Obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE)
Farmacologia relacionada;
Manejo de Síndrome Coronariana Aguda e AVC (Acidente Vascular Cerebral);
Comunicação eficiente no papel de membro e líder de um time de ressuscitação;
Discussão sobre como o uso de um time de resposta rápida ou equipe de emergência médica pode melhorar a evolução dos pacientes.