O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, em colaboração com o Comitato Nazionale Italiano Musica – CIDIM, convida o público para o primeiro concerto de “Suono Italiano”, o recital de canto e piano com Michela Sburlati e Maurizio Colacicchi. O evento promete uma imersão profunda no repertório italiano de câmara e uma homenagem à cidade de Nápoles. Marcado para o dia 18 de julho, a partir das 19h, o evento contará com as performances da soprano Michela Sburlati e do pianista Maurizio Colacicchi, com a participação especial de Hugo Farias no violino e integra as celebrações de “Neapolis 2500”.
A primeira parte do concerto se dedica a redescobrir joias da música italiana, começando pela obra de Pier Adolfo Tirindelli. Nascido em meados do século XIX, Tirindelli foi um talentoso violinista, compositor e diretor de orquestra, cuja escrita era admirada até mesmo por Franz Liszt. O programa também explora as melodias cativantes de Mario Pasquale Costa, autor de clássicos como “Nanni” e “Era di maggio”, e as romanças de Mario Stanislao Luigi Gastaldon, cuja “Musica proibita” conquistou palcos internacionais. Um destaque especial será a apresentação de "Tilda", de Francesco Cilea, uma obra que fez enorme sucesso em 1892 e foi meticulosamente reconstruída em 2021, após a destruição de sua partitura original na Primeira Guerra Mundial.
A segunda parte do recital é uma ode à Nápoles. Será apresentada uma seleção de líricas menos conhecidas, inspiradas na cidade e compostas por renomados autores como Francesco Paolo Tosti, Umberto Giordano e Francesco Paolo Frontini.
O encerramento do concerto reserva uma experiência única com a fantasia napolitana de Maurizio Furlani. Encomendada pelo maestro Maurizio Colacicchi, esta peça foi criada para revisitar os temas das mais célebres canções napolitanas, tecendo-as em uma sequência fascinante onde violino e voz se entrelaçam, convidando o público a uma emocionante viagem melódica por uma das cidades mais belas do mundo.
Artistas: Michela Sburlati (canto), Maurizio Colacicchi (piano), com participação de Hugo Farias (violino)
Data: 18 de julho
Horário: 19h
Local: IICSP – Av. Higienópolis, 436.
Entrada: gratuita, mediante inscrição