Submissão de publicação em Periódico / Revista - UFMT/ICHS: grupo de pesquisa sobre Interculturalidades

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

1º Congresso Multidisciplinar de Saúde e Bem-Estar

Quarta-Feira, 28 de Agosto

São Luís, MA

XX Congresso Brasileiro de Nefrologia Pediatrica

Quarta-Feira, 1 de Maio

Cuiabá, MT

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Chamada de publicação

Periódico / Revista

ORGANIZADORES


Dr. Antonio Sebastião da Silva

Dra. Geruza Silva de Oliveira Vieira

Dr. Dilson César Devides


Esclarecimentos

Os organizadores da publicação comunica aos autores e coautores que houve alteração do suporte para publicação de livro E-book para periódico revista.

 A publicação será realizada pela Revista Afluente da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que surge como oportunidade para publicação qualificada, com a classificação Qualis A4 pela Capes.  Pois, ainda que haja prorrogação de prazos para envio dos textos, os coordenadores entenderam que a alteração resulta em somente ganhos.

Ressaltamos, que a temática, normas e procedimentos continuam os mesmos já publicados abaixo, sem alterações, com data limite para a data especificada, com rigor.

Assim, esperamos com entusiasmo o envio de textos dos autores e coautores, de modo a contribuirmos com a pesquisa sobre “interculturalidades”, um trabalho desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Araguaia (ICHS/CUA).

Destacamos por fim, que o projeto do livro E-book está mantido, somente definindo para este momento prioridade de publicação e parcerias.


Chamada para publicação, organizada por grupo de pesquisadores da UFMT Araguaia, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS).

Texto deve ser enviado pelo e-mail escritoscua@gmail.com, com prazo limite para envio até dia 12/02/2023

O prazo para envio de texto foi prorrogado para o dia 10/04/2023, como data limite.


Temática – “Fronteiras na interculturalidade: comunicação, direitos humanos e educação na sociedade contemporânea”


No contexto das diversidades culturais, transformações no mundo do trabalho, a sociedade global na contemporaneidade acelera o processo de multiplicidade de fronteiras singulares que separam não somente corpos e raças, mas delimitam rupturas e trocas culturais nos espaços cognitivos, intelectuais e sociais. Possível avaliar que se trata de uma dinâmica no ritmo de uma sociedade cada vez mais complexa com novas linguagens, signos e dialogismos, porém, faz emergir com certa violência efeitos colaterais de modelos políticos e culturais. O processo permitido pela comunicação em rede pode ser considerado um fenômeno que altera a dinâmica social, bem como as relações humanas, criando disputas as mais diversas que relacionam verdades, poder e hegemonia.

Assim. seria possível avaliar novos tempos para o ordenamento de uma democracia sob diferentes modelos, discursos e narrativas. As transformações da Educação, o desenvolvimento e permanência de políticas e a defesa dos direitos humanos podem se tornar mais complexas com a intervenção das novas tecnologias digitais e formação de comunidades com suas respectivas características e representação cultural. Neste movimento de trocas de experiências e disputas ideológicas, a Imigração se revela evidente sistemática a partir uma periferia para um centro hegemônico industrial, com vistas ao convívio dentro do possível a superar barreiras para o surgimento de novas culturas e conhecimentos, contudo, ordenando, relacionando ou acentuando fronteiras na interculturalidade.

Pensamos que o eixo da obra (livro) que queremos está refletido na compreensão dos dilemas que a sociedade contemporânea (sociologicamente moderna e pós-moderna) tem desenvolvido ao logo da história da humanidade (pensando na perspectiva do materialismo histórico e dialético), em meandros de contradições sociais. A expressão dessa sociedade revela crises, mudanças nas formas de convívio social, estilos de vida diversificados, fragmentações e fronteiras, transformações nas relações com o trabalho, novas formas de relações entre capital de trabalho, tecnologia intensa, técnica e racionalidades apurados.

A tecnologia tem sido importante instrumento para dirimir estas fronteiras, na medida em que permite vários tipos de acessos, ainda que desiguais aos indivíduos sociais. Dessa forma, o diálogo e o processo da interculturalidade em suas várias dimensões são caminhos e categorias de análise fundamentais na atualidade com a busca por novas políticas, novas formas de relações e convívio culturais em busca da troca efetiva e da alteridade.


***

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

 

Diretrizes para Autores

Serão recebidas contribuições de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), do Campus Universitário do Araguaia (CUA) e convidados que desenvolvem pesquisa com a temática Interculturalidade.

 

Requisitos para submissão:

1.      Anexo modelo de publicação como referência;

2.      Os textos devem ser enviados em arquivo em formato padrão Word, fonte Times New Roman, tamanho 12, entrelinha 1,5 e recuo primeira linha 1,25;

3.      A publicação deverá ter entre 15 e 25 páginas, incluindo referências e anexo se houver;

4.      Serão aceitos somente textos escritos em português para a edição;

5.      Para título principal utilizar negrito e maiúsculas; negrito e minúsculas para subtítulo;

6.      Subtítulos das seções e subseções devem ser em negrito maiúsculas e minúsculas, com numeração conforme normas ABNT (NBR 14724);

7.  Título e subtítulo devem ser escritos em Português e Inglês. O mesmo procedimento para Resumo e Palavras-Chave.

8.      Para ênfase ou destaque, no interior do texto, utilizar apenas itálico;

9.      Para citações com mais de três linhas utilizar fonte Times New Roman, tamanho 11, entrelinha 1,5 e recuo de 4cm à esquerda;

10.      Todas as obras e imagens mencionadas no texto devem ser formalmente citadas e referenciadas, de forma completa, dentro do texto e no final da publicação, de acordo com as normas ABNT NBR-6023/2018 (referências) e ABNT NBR 10520 (Citações);

11.  As imagens digitais – fotos, gráficos e tabelas –, além de estarem inseridas no texto em Word deverão ser encaminhadas como documentos suplementares em formato TIF ou JPG com resolução entre 200 e 300 dpi. As legendas ou títulos devem acompanhar as imagens inseridas no corpo do texto;

12.  Os publicação é de inteira responsabilidade dos autores, bem como o que se refere ao uso de imagens;

13.  Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto devem estar ativos e prontos para clicar;

14.  Enviar currículo mínimo dos autores, com e-mail, a ser adicionado no final do livro, de no máximo 500 caracteres com espaço;

15.  As submissões deverão ser feitas por e-mail escritoscua@gmail.com com prazo limite até dia 12/02/2023.


Observações aos autores sobre o andamento do processo editorial 

Todo texto encaminhado passa por avaliação por pares de pesquisadores da UFMT; O texto analisado poderá retornar ao autor para revisão, conforme avaliação dos pareceristas.  Após revisão, se aprovado o texto, posteriormente irá para publicação.

 

Declaração de Direito Autoral

Os Direitos Autorais dos textos publicados pertencem aos autores, e os direitos de publicação são garantidos ao presente livro, que é de acesso livre, e gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais.


Outras informações

Para mais informações sobre procedimentos de submissão e normas acessar a página da revista Afluente, clicando AQUI.

***

Calendário

·        24/10/2022 – início divulgação;

·         10/04/2023 – último prazo para envio dos textos pelos autores;

·         15/05/2023 – aceite e devoluções pelos organizadores;

·         22/05/2023 – envio do autor com alterações;

·         31/05/2023 – devolutiva dos organizadores.

·         Previsão de publicação – junho de 2023.

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}