A revisão da literatura é uma atividade que faz parte da maioria dos processos de pesquisa em nível de doutoramento.
A disponibilidade de bases de pesquisa a exemplo do portal de periodicos CAPES permite o acesso a uma imensa fonte de dados de informações da produção bibliográfica mundial, nos mais variados temas e areas de pesquisa.
Essa quantidade imensa de fontes se apresenta como um desafio para a contextualização e a análise dos dados coletados nas bases, para além da própria pesquisa e coleta das referencias, desafiando o pesquisador a encontrar elementos de controle e de ajuste processual a sua revisão.
É nesse contexto que apresentamos o software StArt, uma ferramenta gratuita desenvolvida no Laboratório de Pesquisa em Engenharia de Software da UfScar que possui grande potencial para auxiliar os pesquisadores nessa tarefa, automatizando a maioria das atividades.
Adota uma estratégia conceitual do processo de revisão sistemática em tres etapas: Planejamento, com a construção do protocolo da pesquisa, e classificação das obras; a Execução listando os trabalhos aceitos ou rejeitados, e a sumarização onde estruturas auxiliares graficas e estatisticas estarão a disposição para a construção do relatório e da categorização da revisão.
A carga horária de 16 horas está planejada para atender quatro estruturas principais: Estratégia e estrutura de construção de uma revisão sistemática; Como executar buscas e exportar resultados nas bases da Web of Science, Science Direct e Scopus; Estrutura e funcionamento do Sofware StArt; Elaboração de seu própio protocolo de pesquisa e importação das bases de dados para o projeto de revisão de cada participante.