Seminário de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Relações Internacionais

Seminário de Pós-Graduação da Associação Brasileira de Relações Internacionais

online Universidade de São Paulo, Cidade Universitária Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, Tv. 4 e 5, S/N - Butantã, São Paulo - SP, 05508-020 (entrar pelo Portão 1) - São Paulo - São Paulo - Brasil
presencial Com transmissão online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

6º Seminário de Graduação e Pós-Graduação em Relações Internacionais da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI)

"Relações Internacionais: da América Latina para o mundo” IRI-USP, 05-07 de outubro de 2022 Evento Híbrido

Apresentação

O século XXI vem sendo caracterizado não apenas pelo adensamento e interconexão de dinâmicas nos distintos âmbitos que compõem a política internacional como também pela consolidação das Relações Internacionais enquanto uma área própria. Esta trajetória, acompanhada pela multiplicação de temas de pesquisa, reflete-se ainda na criação de cursos de graduação e pós-graduação e de diversas associações ao redor do mundo, em especial do chamado Sul Global. Neste sentido, a América Latina tem sido um palco importante para a renovação da área, contribuindo não apenas no que tange os pontos já salientados como também através da mobilização de propostas que espelham os fenômenos políticos, econômicos e sociais da região. Indicativo deste fato é a criação da divisão Latin American and the Caribbean pela International Studies Association nos últimos anos, bem como a realização de diversos congressos em parcerias com associações latino-americanas e o contínuo intercâmbio entre as mesmas. O crescente referenciamento da América Latina como um locus promissor para a democratização da disciplina também se destaca como um ponto relevante, indicando a diversificação de estudos para além dos campos já tradicionais da Política Externa, Integração Regional, Economia Política Internacional. O 6º Seminário convida seus participantes a analisarem as Relações Internacionais a partir de outros mundos, referências, saberes e sujeitos tradicionalmente negligenciados e racializados nas Relações Internacionais. Tensionando a exclusividade do eixo anglo-saxônico na produção de conhecimento em Relações Internacionais, o Seminário pretende pluralizar o debate na área a partir de outras leituras de mundo e práticas produzidas em Abya Yala ou na Améfrica Ladina (para utilizar a expressão cunhada por Lélia Gonzalez). Um dos eixos centrais do Seminário será o debate sobre as desigualdades interseccionais, de raça, classe, gênero, sexualidade e território, entre outras, que estruturam as Relações Internacionais em geral e as relações latino-americanas em particular. O Seminário também pretende avançar o debate sobre as potencialidades e os retrocessos da democracia na América Latina, bem como seus desdobramentos na institucionalização dos processos de integração, engajando discentes e docentes na projeção de cenários e na análise de políticas públicas para a região.

 Considerando estes fatores, o 6º Seminário de Graduação e Pós-Graduação da ABRI propõe-se a debater a produção teórica e prática nas Relações Internacionais a partir da América Latina, explorando as múltiplas nuances dos trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos na região.

 O Seminário será realizado na Universidade de São Paulo, São Paulo (SP), entre os dias 5 e 7 de outubro de 2022. Devido às incertezas sanitárias e econômicas relativas ao desenvolvimento da pandemia de Covid 19 e o surgimento de novas variantes, o evento ocorrerá em formato híbrido. Assim, aquelas/es que estiverem em São Paulo ou que puderem se deslocar para tal cidade, irão participar presencialmente. Aquelas/es que não puderem se deslocar a São Paulo irão participar remotamente. No caso da participação remota, a diretoria da ABRI, as coordenações de AT e o comitê local darão prioridade àquelas/es que se encontrem em regiões mais afastadas daquela da realização do evento e/ou que estejam vinculadas/os à programas de pós-graduação cuja nota pela Capes seja igual ou inferior a 4,0 tendo em vista o fato de tais programas contarem com número reduzido de bolsas, afetando diretamente as/os pós-graduandas/os.   Não será permitida a participação mista (presencial e virtual) em qualquer uma das atividades, dadas as dificuldades técnicas em realizá-las. A Diretoria e as Coordenações das Áreas Temáticas da ABRI, a Comissão Científica e a Comissão Organizadora Local do 6º Seminário conclamam toda a comunidade acadêmica do campo das Relações Internacionais a participar das atividades, e convidam estudantes de graduação e pós-graduação, além de docentes, pesquisadoras/es e profissionais em coautoria com estudantes, a submeter trabalhos. 


Verifique os documentos necessários para solicitação de isenção ou desconto da taxa de inscrição

Documentos necessários para solicitação de isenção ou desconto da taxa de inscrição no evento

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Edital - Chamada de Trabalhos

Este Edital apresenta a chamada pública para o envio de propostas de trabalho para o 6º Seminário da ABRI. As propostas de participação deverão estar de acordo com as regras indicadas nesta chamada.

A diretoria da ABRI, as coordenações de AT e o comitê local reservam-se o direito de propor a adequação de atividades e trabalhos, procurando otimizar o acolhimento das propostas enviadas e a adequação ao espaço físico, prezando pela qualidade acadêmica e pela possibilidade de maior interação no seio das áreas temáticas e também entre elas. Ainda, a diretoria da ABRI, as coordenações de AT e o comitê local incentivam a busca por representatividade e equilíbrio institucional, regional, de gênero e racial.


 A programação do 6º Seminário será constituída por:

1) Conferências relativas ao tema do Seminário, organizadas pela Diretoria e pela Comissão Científica do evento;

2) Mesas redondas organizadas pelas Áreas Temáticas (uma por área), em coordenação com a Diretoria e com a Comissão Científica;

3) Painéis com apresentação de trabalhos de pós-graduandos, selecionados e organizados pelas Áreas Temáticas;

4) Workshops de Pesquisa para os pós-graduandos, propostos e coordenados pelas Áreas Temáticas;

5) Mostra de Iniciação Científica com exposição de pôsteres, selecionados e organizados pelas Áreas Temáticas.

A evolução da programação do evento pode ser acompanhada pelo site https://www.even3.com.br/spabri2022/


 1- Regras para a Submissão de Trabalho


Quem pode submeter trabalhos?

Estudantes de pós-graduação brasileiras/os ou estrangeiras/os, além de profissionais, pesquisadoras/es e docentes brasileiras/os ou estrangeiras/os cujos trabalhos sejam em coautoria com estudantes regularmente matriculadas/os em Programas de Pós-Graduação podem submeter trabalhos para os painéis. Estudantes de graduação podem submeter propostas de pôster para a Mostra de Iniciação Científica; no caso das propostas de trabalhos para os painéis, as mesmas devem ser em coautoria com pós-graduandas/os regularmente matriculadas/os em Programas de Pós-Graduação. Estudantes de pós-graduação podem se candidatar também para um dos workshops de pesquisa oferecidos pelas ATs (áreas temáticas).


Quais idiomas são aceitos?

As propostas de trabalhos poderão ser enviadas em português, inglês ou espanhol.


Como participar?

As submissões de trabalhos devem ser feitas a partir do dia 26 de abril de 2022, exclusivamente por meio do site https://www.even3.com.br/spabri2022/

Não serão aceitas propostas enviadas por e-mail ou qualquer outra forma.


 Para submeter candidaturas, interessados devem:

- Escolher o tipo de participação (Trabalho Avulso/Painel Completo/Workshop de Pesquisa/Mostra de Iniciação Científica)

- Escolher se a participação será presencial ou virtual;

- Escolher a área temática em que a proposta será submetida;

- Incluir dados do trabalho, conforme a modalidade de participação escolhida.


 2- Modalidades de Participação:


Para a modalidade de Iniciação Científica:


Os/As candidatos/as devem incluir no sistema de submissão de trabalhos, nos campos específicos para tal fim:


a) Título da pesquisa;

b) resumo expandido com o mínimo de 3.000 e o máximo de 5.000 caracteres com espaços, que contenha obrigatoriamente (sob pena de recusa da proposta):


-           definição clara do objeto e dos objetivos da pesquisa;

-           síntese da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa e suas fontes;

-           principais resultados e conclusões obtidos, de acordo com os objetivos propostos.


Na submissão para Mostra de Iniciação Científica, deverão ser incluídos: (i) nome e instituição do Orientador e (i) declaração que ateste o caráter de Iniciação Científica do trabalho, que poderá ser emitida pelo Coordenador do Curso ou Orientador da pesquisa.

Os trabalhos de Iniciação Científica serão apresentados em formato de pôster, em sessão aberta, durante o 6º Seminário de Relações Internacionais.

Somente poderão submeter trabalhos para Mostra de Iniciação Científica estudantes de graduação regularmente matriculados em cursos de graduação em Relações Internacionais, no Brasil ou exterior, e que estejam envolvidos em projetos de iniciação científica.

Estudantes de graduação cujos trabalhos tenham sido selecionados para a Mostra de Iniciação Científica deverão providenciar o material necessário para a apresentação de seu pôster, conforme indicado neste edital; e estar presentes nos horários estipulados pelos coordenadores das áreas temáticas para debate de seus respectivos trabalhos. A Mostra de IC também acontecerá de modo virtual.


Formatação para pôster (participação presencial):

-    0,80 cm de largura e 1 m de altura

-  Formato banner com cordão para pendurar ou papel para ser afixado com fita adesiva

Cada apresentadora/apresentador de trabalho é responsável pela confecção, afixação, apresentação e retirada do seu pôster, conforme orientações dos coordenadores das áreas temáticas.


Formatação do pôster (participação virtual):          

•          Tamanho/formato de uma folha A4

•          Arquivo em jpeg ou pdf.


 Para Modalidade de Trabalhos Avulsos e Painéis Completos:


Os/As candidatos/as devem incluir no sistema de submissão de trabalhos, nos campos específicos para tal fim:


a) Título da pesquisa;

b) resumo expandido com o mínimo de 3.000 e o máximo de 5.000 caracteres com espaços, que contenha obrigatoriamente (sob pena de recusa da proposta):


-          definição clara do objeto e dos objetivos da pesquisa;

-          síntese da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa e suas fontes;

-          principais resultados e conclusões obtidos, de acordo com os objetivos propostos.


c) No caso de painéis completos, a submissão deverá conter apenas um título e o conjunto dos resumos expandidos, observando-se a obrigatoriedade quanto à definição clara do objeto e dos objetivos da pesquisa, síntese da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa, e principais resultados obtidos, de acordo com os objetivos propostos.

d) informações sobre os demais autores, se houver. Pelo menos um/a dos/as autores/as do trabalho deve ser discente de Pós-Graduação em Relações Internacionais.

e) Agência de fomento da pesquisa (se houver) e Instituição de Ensino Superior/Programa de Pós-Graduação ao qual autor(es) seja(m) filiado(s);

f) lista de referências bibliográficas;

g) declaração de conflito potencial de interesse[1] (se houver);

h) o painel deve observar critérios de representatividade e busca por equilíbrio institucional, regional, de gênero e racial.

i) incentiva-se a inclusão de discentes de Pós-Graduação de instituições da América Latina.


Todos os painéis serão compostos por 3 (três) a 4 (quatro) apresentadores de trabalhos e 1 (um) coordenador/debatedor que presidirá a sessão e estimulará o debate. Cada painel terá duração total de 1 hora e 45 minutos. Cada participante terá até 15 minutos para apresentar o respectivo trabalho. Após as apresentações, o coordenador/debatedor terá até 15 minutos para expor seus comentários e sugestões. Em seguida, haverá 30 minutos para perguntas e respostas livres, com participação aberta ao público.

 Estudantes de pós-graduação, cujos trabalhos tenham sido selecionados, apresentarão seus respectivos trabalhos nos painéis. Trabalhos feitos em coautoria devem ser apresentados somente por um do(s) autor(es), preferencialmente pela/o estudante de pós-graduação. Em caso de coautoria, a presença de pelo menos um dos autores no momento da exposição será suficiente. Não será admitida a apresentação de trabalho por terceiros. O/A participante que submeter o trabalho no sistema será considerado o/a apresentador/a do trabalho.

O coordenador/debatedor de cada painel, previamente definido conforme calendário previsto neste edital, é indicado na Programação Final do Seminário.

Para a modalidade Workshop de Pesquisa:

As/os candidatas/os devem submeter: 1) carta de intenções, de até 12.000 caracteres com espaços, que explicite seu percurso acadêmico, indique o nome de seu/sua Orientador/a, descreva interesse de pesquisa e potencial contribuição ao workshop, e informe, se houver, vínculo com tema de pesquisa em andamento no doutorado ou mestrado e/ou artigos, capítulos, trabalhos em desenvolvimento pelo candidato alinhados ao tema; 2) artigo (publicado ou não) ou projeto de mestrado/doutorado, ou um resumo expandido. No caso as/os candidatas/os optarem por submeter um resumo expandido, tal documento deve conter:


-          Mínimo de 3.000 e máximo de 9.000 caracteres com espaço;

-          definição clara do objeto e dos objetivos da pesquisa;

-          síntese da metodologia ou forma de abordagem da pesquisa e suas fontes;

-          principais resultados e conclusões obtidos, de acordo com os objetivos propostos.


 Os Workshops de Pesquisa serão propostos pelas coordenações das Áreas Temáticas. Os temas dos Workshops serão divulgados a partir do dia 9 de maio de 2022 e as candidaturas dos interessados poderão ser realizadas entre 12 de maio de 2022 e 12 de julho de 2022, por meio do site do evento. Os workshops têm número mínimo e máximo de participantes, estabelecido pelas respectivas Áreas Temáticas.

Podem participar mestrandos e, prioritariamente, doutorandos, regularmente matriculadas/os em Programas de Pós-Graduação brasileiros ou estrangeiros, conforme processo de submissão indicado.

Os workshops terão duração de 3 horas, com mediação coordenada por até 3 (três) docentes especialistas no tema. Espera-se participação ativa dos/as selecionados/as, por meio do engajamento prévio com literatura indicada e reflexão relativa ao percurso acadêmico.


Quantos trabalhos podem ser submetidos?

Nas modalidades painel completo, trabalho avulso ou pôster, cada participante poderá apresentar somente uma proposta de trabalho como autora/autor ou como coautora/coautor. Uma segunda proposta poderá ser submetida apenas à AT Ensino, Pesquisa e Extensão, excepcionalmente e em função de sua natureza.

Para a modalidade Workshop de Pesquisa, participantes só poderão se candidatar a um dos workshops. É permitida a participação de estudantes de pós-graduação em um ou dois painéis (exclusivamente se o segundo for o da AT Ensino, Pesquisa e Extensão) e um workshop de pesquisa.


Quem seleciona os trabalhos?

Os trabalhos serão selecionados pelos Coordenadores das Áreas Temáticas respectivas, que também serão encarregados da montagem dos painéis. As/Os coordenadoras/es de ATs poderão formar comissões específicas para este fim.

Somente serão analisados trabalhos que atenderem às regras deste edital e que forem submetidos dentro do prazo. Os trabalhos que não apresentarem todas as exigências serão desclassificados.


3. Responsabilidades dos Participantes

Na modalidade painel ou trabalho avulso, após a aceitação do trabalho, os/as autores/as se responsabilizam pelo envio do artigo completo, conforme normas estabelecidas neste edital.

Os trabalhos completos devem ser enviados, impreterivelmente, até 10 de setembro de 2022, pelo site https://www.even3.com.br/spabri2022/

Só serão incluídos na programação final os trabalhos cujos autores tiverem pago a inscrição e enviado o trabalho completo nos prazos estipulados.

Formatação para artigos completos (painel):

-     Texto do trabalho seguindo o formato apresentado abaixo:

-     Formato aberto: PDF

-     Página: A4 (29,7 x 21cm).

-     Margens: superior 3cm, inferior 2cm, esquerda 3cm e direita 2cm.

-     Fonte: Arial tamanho 12.

-     Espaçamento entre linhas: 1,5 cm.

-  Capa, contendo as seguintes informações: a) Nome do Evento, b) Data e Local do Evento, c) Área temática, d) Título do Trabalho em letras maiúsculas e em negrito (Idêntico ao título da proposta aprovada), e) Nome completo e instituição do(s) autor(es)

-  Primeira Página contendo: a) resumo simples submetido na inscrição, b) palavras-chave

-     Apresentação do texto, conforme formato, e referências bibliográficas.

O arquivo do texto completo a ser submetido deverá alcançar o tamanho máximo de 3MB incluindo ilustrações, bibliografia, notas de rodapé, tabela e paginação.

Para as referências bibliográficas, utilizar o formato ABNT com tamanho da fonte 11pt.

Os trabalhos completos serão publicados nos Anais do Evento. O envio do trabalho completo é de total responsabilidade da/o autora/autor. Os artigos que não atenderem às exigências deste Edital serão retirados dos Anais do evento, sem aviso prévio aos autores.

Na modalidade Mostra de Iniciação Científica, os apresentadores de trabalhos NÃO precisarão enviar artigos completos, pois serão publicados os resumos submetidos para aprovação.

Comitê Organizador

Comissão Científica

Aureo Toledo (UFU)

Elza Kraychete (UFBA)

Cristine Koehler Zanella (UFABC)

Marcela Vecchione (UFPA)

Deborah Silva do Monte (UFGD) 

Rafael Padula (UFRJ).


Comissão Organizadora 

Marta Fernández (IRI-PUC-Rio) 

Leonardo Ramos (PUC-Minas) 

Ana Carolina Delgado (UNILA) 

Felipe Loureiro (USP) 

Samuel Alves Soares (Unesp)



Comissão Organizadora Local 

Alexandre Moreli (USP)

Alexandre Ratsuo Uehara (ESPM) 

Cristine Koehler Zanella (UFABC)

Deisy de Freitas Lima Ventura (USP)

Denilde Oliveira Holzhacker (ESPM)

Felipe Pereira Loureiro (USP)

Helena Margarido Moreira (Universidade Anhembi Morumbi)

Luiza Mateo (PUC-SP)

Marília Carolina de Souza Pimenta (FECAP)

Osmany Porto de Oliveira (UNIFESP)

Samuel Alves Soares (UNESP)

Terra Friedrich Budini (PUC/SP)


Os/As coordenadores/as das Áreas Temáticas (ATs) da ABRI também estarão envolvidos com a organização do evento por meio: 

(i) avaliação/seleção dos trabalhos enviados, 

(ii) organização dos Worshops de Pesquisa, 

(iii) organização de mesas-redondas nas respectivas áreas em diálogo com a temática do evento. 

Segue a relação das áreas temáticas com seus respectivos coordenadores/as eleitos no último Encontro da ABRI em 2021: 

(i) Feminismos, Gênero e Sexualidade, Coordenador(a): Clarice Ferreira Menezes (UFMG) e Arthur Murta (PUC-SP); 

(ii) Segurança Internacional, Estudos Estratégicos e Política de Defesa, Coordenador(a): Kai Michael Kenkel (PUC-Rio) e Jana Tabak (UERJ), 

(iii) Análise de Política Externa, Coordenador(a): Miriam Saraiva (UERJ) e Felipe Loureiro (USP), 

(iv) Economia Política Internacional, Coordenador(a): Ana Garcia (PUC-Rio) e Aline Martins (UFG), 

(v) História das Relações Internacionais e da Política Externa, Coordenador(a): Alexandre Moreli (USP) e Carlo Patti (UFG), 

(vi) Ensino, Pesquisa e Extensão, Coordenador(a): Cristina Pacheco (UEPB) e Daniel Castelan (UFSC), 

(vii) Instituições e Regimes Internacionais, Coordenador(a): Joséli Fiorin Gomes (UFRGS) e Raquel de Bessa Gontijo (PUC-Minas), 

(viii) Teoria das Relações Internacionais, Coordenador(a): Francine Rossone (Queen’s University Belfast) e Jéssica de Oliveira (PUC-Minas).


Equipe de Comunicação 

Cristiano Manhães (Graduando, UNESP) 

Joséli Florin Gomes (Diretoria ABRI) 

Maria Eduarda Kobayashi Rossi (Graduanda, UNESP)

Marília Carolina Barbosa de Souza Pimenta (Diretoria ABRI)

Marta Fernández y Garcia (Diretoria ABRI). 


Avaliadores do Concurso de Dissertação de Mestrado- ABRI 2022

Marcos Alan Ferreira (UFPB) 

Matheus de Carvalho Hernandez (UFGD) 

Natália Maria Félix de Souza (PUC-SP)


Avaliadores do Concurso de Tese de Doutorado -ABRI 2022

Alexandre Fuccille (UNESP) 

Danielly Silva Ramos (UnB) 

Tatiana Vargas Maia (UFRGS) 


Avaliadores do Concurso de Pôsteres de Iniciação Científica- ABRI 2022

Carlos Frederico Pereira da Silva Gama (UFT) 

João Urt (UFR) 

Marcela Vechione (UFPA) 

Vinícius Tavares (PUC-Minas- Poços de Caldas) 


Ponto focal da ABRI junto às Associações de Relações Internacionais da América Latina 

Karen dos Santos Honório (UNILA)

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Apoios Solicitados: Fapesp

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}