Em 1948, a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado do mais completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de enfermidade”. Entendendo que os conceitos de saúde e doença são analisados em sua evolução histórica e em seu relacionamento com o contexto cultural, social, político e econômico, a definição publicada pela OMS tem sido, no momento, alvo de grande discussão por se apresentar irreal, ultrapassada e unilateral.
Embora, não tenhamos, hoje, um conceito mais atual e amplamente aceitável sobre saúde, é sabido que a Atenção Básica se caracteriza por um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que compreendem promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde.
Nesse cenário tão abrangente, a Saúde Baseada em Evidências e sua prática surge como uma abordagem fundamental, de modo a agregar o melhor conhecimento científico, com a experiência profissional, resultando no aumento de eficiência e qualidade dos serviços de saúde prestados à população e na redução dos custos operacionais dos processos de prevenção, tratamento e reabilitação. Para os estudantes dos cursos de saúde, o acesso e a investigação de conteúdos e evidências cientificamente revisadas aplicados nos processos de ensino-aprendizagem, fortalecem a integração ensino-serviço-comunidade.