I Seminário Nordeste de Estudos Culturais e Educação: Cartografias e Reverberações - SNECE

I Seminário Nordeste de Estudos Culturais e Educação: Cartografias e Reverberações - SNECE

presencial Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Natal - Rio Grande do Norte - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Apresentação

Os Estudos Culturais constituem um campo investigativo inter, multi, trans, pan, anti e indisciplinar que ampliou de maneira expressiva os entendimentos sobre cultura, linguagem e educação. De fato, eles oferecem à Pesquisa em Educação uma perspectiva cultural, que permite que seus objetos de estudo sejam analisados como produtores de significados, poderes, saberes e verdades. Portanto, lançar um olhar mais atento à Educação e às repercussões da cultura nos espaços educativos, por meio dessas lentes, significa desafiar paradigmas e metanarrativas estabelecidas, abrindo caminho para novas e instigantes abordagens, compreensões e proposições. Mesmo que provisórias, essas proposições são respostas às dinâmicas e voláteis demandas dos contextos educativos contemporâneos. A partir dessa perspectiva investigativa, temas como identidade, linguagem, representação, diferença, currículo, poder, gênero, mídia, tecnologias, consumo, raça, etnia, infância e juventude passam a integrar as agendas de estudos no campo da educação, dado o impacto formativo desses temas na constituição dos sujeitos em uma sociedade. Pesquisadores/as de diferentes programas de pós-graduação no Brasil e no exterior têm se dedicado ao estudo dessas temáticas, contribuindo de forma significativa para o avanço dos Estudos Culturais em Educação. Entre os destaques, encontra-se a Rede de Estudos Culturais em Educação do Nordeste (RECENE), composta por pesquisadores/as da região Nordeste que buscam articular e fortalecer atividades entre grupos de pesquisa e Programas de Pós-Graduação em Educação, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento dos Estudos Culturais em Educação (ECE). Nesse cenário, a realização do I Seminário Nordeste de Estudos Culturais e Educação (I SNECE) – uma iniciativa da RECENE – configura-se como um marco para consolidar redes de colaboração científico-acadêmica e promover parcerias interinstitucionais no âmbito da pós-graduação, tanto em nível regional quanto nacional e internacional. O evento tem como objetivo promover um espaço de cooperação científico-acadêmica e de diálogo interdisciplinar entre programas de pós-graduação, pesquisadores/as, professores/as da Educação Básica e Superior, mestrandos/as, doutorandos/as e licenciandos/as, visando fortalecer as redes de colaboração regionais, nacionais e internacionais no campo dos Estudos Culturais em Educação (ECE). Para tanto, busca viabilizar o debate, as trocas teóricas, metodológicas e de práticas educacionais, além de incentivar a produção científica. Do mesmo modo, o I SNECE intenciona consolidar e divulgar pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Estudos Culturais em Educação, promovendo o compartilhamento de novos conhecimentos e abordagens investigativas que contribuam para o avanço da área, para a inovação e para a formação acadêmica dos participantes. O SNECE destina-se principalmente a estudantes de pós-graduação, pesquisadores/as, licenciandos/as, professores/as da Educação Superior e Básica e demais profissionais da educação, que atuam ou se interessam por estudos e pesquisas no campo dos Estudos Culturais em Educação.

Receba o nosso conteúdo e fique por dentro!

Seja o primeiro a receber novidades sobre nosso evento

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Datas Importantes

Submissão de trabalhos

15 de janeiro a 10 de abril de 2025

(Vagas limitadas)


Resultado da avaliação dos trabalhos submetidos

10 de abril de 2025


Realização do evento

28 e 29 de abril de 2025

(Evento Exclusivamente Presencial)

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Áreas Temáticas

Estudos Culturais e Escola: Este eixo reúne pesquisas que investigam as interseções entre os Estudos Culturais e a escola, evidenciando o papel das instituições de ensino na formação e produção de diferentes sociedades.


Estudos Culturais, Arte e Tecnologia: Voltados às interações entre arte, tecnologia e cultura, este eixo examina como essas dimensões se entrelaçam e produzem práticas educativas e culturais, promovendo novas formas de criação, expressão e aprendizagem no contexto contemporâneo.


Estudos Culturais, Identidades e Diferenças: Investigando as noções de identidade e diferença, este eixo agrupa estudos que analisam como as identidades são construídas nas intersecções entre poder, saber e diferença


Estudos Culturais, Corpo, Gênero e Sexualidade: Compreendendo que as categorias de corpo, gênero e sexualidade são construções culturais e sociais, este eixo investiga o corpo como um campo de disputas discursivas e políticas, onde normas e regulamentos produzem determinados comportamentos, desejos e subjetividades.


Estudos Culturais, Consumo e Redes Sociotécnicas: Este eixo explora as complexas relações entre a cultura de consumo, as redes sociotécnicas e a produção de subjetividades. A partir da reconfiguração das fronteiras entre humano e máquina, individual e coletivo, analisa novas dinâmicas que impactam a educação e a cultura, gerando novas formas de interação, identidade e pertencimento.


Estudos Culturais e Educação Ambiental: Busca-se, neste eixo, promover o debate sobre a educação ambiental a partir de perspectivas que valorizem as diversidades culturais, epistemológicas e ecológicas, propondo práticas que reconheçam e integrem essas pluralidades.


Estudos Culturais e Relações Etnicorraciais: Investigando articulações e clivagens inter-étnicas em diferentes instâncias educativas, este eixo agrupa análises de Educação Indígena e Étnico-Racial e suas implicações nos processos de significação, conhecimento e formação de indivíduos.

Templates

Os templates para submissão de textos e propostas de atividades estão nos links a seguir.  Após clicar no link vá ao menu "Arquivo" e clique em download.



Trabalhos aprovados

Confiram os Trabalho Aprovados por GT


GT 01 - Estudos Culturais e Escola

Veja Aqui


GT 02 - Estudos Culturais, Arte e Tecnologia 

Veja Aqui


GT 03 - Estudos Culturais, Identidades e Diferenças 

Veja Aqui


GT 04 - Estudos Culturais, Corpo, Gênero e Sexualidade

Veja Aqui


GT 05 - Estudos Culturais, Consumo e Redes Sociotécnicas

Veja Aqui


GT 06 - Estudos Culturais e Educação Ambiental

Veja Aqui


GT 07 - Estudos Culturais, Educação Indígena e Educação das Relações Étnico-Raciais 

Veja Aqui




Publicações do Evento

Anais do Evento



Dossiê Estudos Culturais em Educação: proposições, articulações e reverberações - Revista Interritórios - Melhores trabalhos apresentados nos GTs



Dossiê I SNECE - Revista Textura - Trabalhos apresentados pelos palestrantes do evento

Lançamento de Livros

Confiram os Livros Aprovados


Cultura, consumo e educação

PATRICIA IGNACIO, Mariangela Momo, Bruna Aucar
PDF


Betina
Karla Conceição Rosa da Luz
PDF

O Ritual da Confissão. Educar um feminino
Rosângela Tenório de Carvalho
PDF

Lançamento de Artigos

Confiram os artigos aprovados


É proibido cantar e dançar! O currículo-sonho em Pelo Malo (2013)

Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Marlécio Maknamara da Silva Cunha
PDF

Ser macho a la luz del neón: currículum y nordestidad
Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Marlécio Maknamara da Silva Cunha
PDF

Estéticas da professoralidade: uma análise dos dispositivos pedagógicos de gênero e a produção do sujeito professor
Ana Paula Rufino dos Santos
PDF

A pedagogização da pandemia em planos de aula da Nova Escola: quais docências? Quais saberes? Que estudantes?
PATRICIA IGNACIO, Mariangela Momo
PDF

Um currículo que verte sangue: tecnologia de apoptose no necrocurrículo das narrativas midiáticas seriadas
Prof. Dr. Evanilson Gurgel de Carvalho Filho (UFERSA), Marlécio Maknamara da Silva Cunha

Zapear: arsenal metodológico para sintonizar políticas de morte e escapes afirmativos em um currículo
Prof. Dr. Evanilson Gurgel de Carvalho Filho (UFERSA), Marlécio Maknamara da Silva Cunha
PDF

Lançamento de Produções Audiovisuais

Confiram as produções aprovadas


A fotografia na educação infantil: infâncias, mídias e cultura visual

Beatriz Marques Ferreira, Maria Clara De Medeiros Queiroz Santos, Sarah de Lima Mendes
PDF



Organizadores


COMISSÃO ORGANIZADORA

Drª Patrícia Ignácio (UFRN) - Coordenadora Geral

Drª Mariangela Momo (UFRN) - Vice-Coordenadora Geral

Drª Ana Paula Abrahamian de Souza (UFRPE/FUNDAJ)

Dr. Danilo Araújo de Oliveira (UFMA)

Dr. Edvaldo Souza Couto (UFBA)

Drª Elaine de Jesus Souza (UFCA/UFS)

Drª Jeane Felix da Silva (UFAL)

Drª Luiza Cristina Silva Silva (UFAL)

Dr. Marlécio Maknamara (UFPB/UFBA)

Drª Rosângela Tenório de Carvalho (UFPE)


 COMITÊ CIENTÍFICO

Prof. Dr. Marlécio Maknamara da Silva Cunha (UFPB) - Coordenador

Prof. Dr. Danilo Araujo de Oliveira (UFMA) - Vice-Coordenador

Prof. Dr. Marcos Vinicius da Silva Goulart (UFAM)

Prof. Dr. Tiago Duque (UFMS) 

Prof. Dr. Marcelo Victor Rosa (UFMS) 

Drª Maritza Maciel Castrillon Maldonado (UNEMAT)

Prof. Dra. Daniela Amaral Silva Freitas (UFRN) 

Prof. Dr. Evanilson Gurgel de Carvalho Filho (UFERSA)

Prof. Dr. Alessandro Soares da Silva (USP)

Prof. Dr. Paulo Cezar Nunes Junior (UNIFEI/Amsterdam School for Cultural Analysis) 

Prof. Dr. Roney Polato de Castro (UFJF)

Profª Dr. Karla Schuck Saraiva (UNESA) 

Profª. Drª. Betina Schuler (UNISC)

Prof. Dra. Paula C. Henning (FURG)

Prof. Dr. José Luís Schifino Ferraro (PUCRS) 

Profª. Drª. Viviane Castro Camozzato (Uergs) 

Profª. Drª. Andresa Silva da Costa Mutz (UFRGS) 

Prof. Dr. Sandro Faccin Bortolazzo ( UFPel) 

Profª. Drª. Cristianne Maria Famer Rocha (UFRGS)

Profª. Drª. Darlize Teixeira de Mello (ULBRA) 

Profª. Drª. Fernanda Wanderer (UFRGS)

Profª. Drª. Ana Luísa Paz (Universidade de Lisboa - UL) 


EQUIPE EXECUTORA DA UFRN

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFRN  

Mariangela Momo - DFPE/CE  

Patrícia Ignácio - DPEC/CE (PPGECM/UFRN)  

Erika dos Reis Gusmão Andrade - DFPE/CE  

Denise Maria de Carvalho Lopes - DFPE/CE  

Ademarcia Lopes de Oliveira Costa - DPEC/CE  

Maria Cristina Leandro de Paiva - DFPE/CE (PPGIT/UFRN)  

Karyne Dias Coutinho - DPEC/CE  

Marcos Aurélio Felipe - DPEC/CE 

Vandiner Ribeiro - DPEC/CE

Aliny Dayany Pereira de Medeiros Pranto - DPEC/CE  

Kilza Fernanda Moreira de Viveiros - DFPE/CE  


Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED/UFRN

Airton Fernandes Guimarães Filho

Rosa Maria de Jesus Brito

Lucielton Tavares de Almeida

Ildér Christian de Lima Varela

Andreza Karla de Souza Ribeiro Gomes

Luciane Soares Almeida

Yzynya Silva Rezende Machado

João Victor Ramos Xavier

Risalva Alves Brazão de Azevedo

Lêda de Cássia Garção Moura

Nadja Sabrina Silva Gomes Lopes Duarte

Olga Regina Siqueira e Silva

José Rosário da Costa

Silvana de Medeiros da Silva

Isabel Carolina Pereira De Medeiros Gadelha

Ana Beatriz Bulcão Véras

Diego do Rego

Sâmia Magaly Lima de Medeiros Soares

Sara de Oliveira Silva


Técnicos Administrativos dos Programas de Pós-Graduação

Daniel Carvalho Soares - PPGECM

Milton José Câmara dos Santos - PPGED


Docentes do Centro de Educação vinculados à Graduação - UFRN

Danielle Oliveira da Nóbrega - DFPE/CE

Rossana Kess Brito de Souza Pinheiro - DFPE/CE

Maria Clara Pereira Santos - DPEC/CE

Anderson de Oliveira Pessoa - EMUFRN


Discentes da Graduação - UFRN

Magno Murilo Benedito da Silva (Pedagogia - UFRN)

Maria Clara de Medeiros Queiroz Santos (Pedagogia - UFRN)

André Timothy Monteiro (Pedagogia - UFRN)

Eloá Evangeline dos Santos (Pedagogia - UFRN)

Pedro Lucas Olinto Moura (Licenciatura em Matemática - UFRN)

Keilla das Dores Teixeira (Licenciatura em Matemática - UFRN)

Lucas Thialy Santana Soares (Licenciatura em Matemática - UFRN)

Williane Batista da Silva (Licenciatura em Matemática - UFRN)

Ian Carlos Dantas de Azevedo (Licenciatura em Matemática - UFRN)

Amanda de Morais da Silva (Licenciatura em Matemática - UFRN)

Eriky Joseph Gomes dos Santos (Licenciatura em Matemática - UFRN)


Docentes do Núcleo de Educação da Infância - NEI/UFRN

Milene dos Santos Figueiredo

Sandro da Silva Cordeiro (PPGIT/UFRN)

Maria José Campos Faustino da Silva

 Esthephania Oliveira Maia Batalha


Centros, Unidades Acadêmicas, Departamentos e Programas de Pós-Graduação - UFRN

Centro de Educação - CE/UFRN

Escola de Música - EMUFRN

Núcleo de Educação da Infância - NEI/UFRN

Departamento de Práticas Educacionais e Currículo - DPEC/CE

Departamento de Fundamentos e Política da Educação - DFPE/CE

Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGED

Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM

Programa de Pós Graduação em Inovação em Tecnologias Educacionais - PPGIT

Programa de Formação Continuada do Centro de Educação - PROFOCO/UFRN


Siga nossas Redes Sociais!

 @scene_ufrn

Financiamento via Editais

Local do Evento

Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}

Apoio



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}