A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi criada em 2004. Seu principal objetivo é destacar a importância da ciência e tecnologia para a vida das pessoas e para a melhoria da qualidade do ensino no Brasil. É um evento anual financiado com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A cada ano ela destaca um tema diferente.
Entendendo que o passado permanece vivo e perpassa o presente, a SNCT na UERJ discute o tema de 2022, “Bicentenário da Independência: 200 anos de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”, guiada pelos ecos deste passado e por seus reflexos na constituição de nossa identidade como nação. Destacamos a voz da ciência neste processo e demarcamos a constituição da comunidade científica brasileira, sua contribuição para definição da identidade brasileira e para o desenvolvimento científico do país. Destacamos também a pluralidade de atores envolvidos neste processo e as consequências de suas persistências, esquecimentos e apagamentos na consolidação de nossa identidade e exercício da cidadania. Que Independência, afinal, tivemos? Que cidadania fomos capazes de construir nestes 200 anos? Reconhecemos a independência como um processo complexo, vivo e aberto. Uma narrativa em construção e a concretização de um entre muitos futuros que se desenhavam como possibilidade em 1822 e que no presente é uma janela de oportunidade para reflexão e construção de nosso projeto nacional.
Desde 2017, o Instituto de Matemática e Estatística da UERJ participa oficialmente da SNCT. Com novas e renovadas parcerias reforçamos nossos laços com a educação básica! Além da FEBF, em Duque de Caxias e da FFP, em São Gonçalo, temos como instituições parceiras sete escolas da Educação Básica sediadas nos municípios: Armação de Búzios, Cabo Frio, Duque de Caxias, Magé e Rio de Janeiro! No Rio de Janeiro, as atividades da SNCT na UERJ integram a XV Semana do IME. Para se inscrever e conhecer a programação local de cada núcleo, acesse os links abaixo.
Até 07/10, estão abertas submissões para apresentação de trabalhos de alunos da Educação Básica, da Graduação e da Pós-Graduação na XV Semana do IME. Corre que dá tempo!
Venha participar conosco desta aventura pelo conhecimento!