A 9ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia 2020 terá o tema "Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A Inteligência Artificial (IA) surgiu na década de 1950 com o objetivo de desenvolver sistemas para realizar tarefas que são melhor realizadas por seres humanos que por máquinas ou não possuem solução algorítmica viável pela computação convencional.
Para os pesquisadores da IA, a mente humana funciona como um computador e, por isso, o estudo dos programas computacionais é a chave para se compreender alguma coisa acerca de nossas atividades mentais. Podemos construir programas que imitem nossa capacidade de raciocinar, de perceber o mundo e identificar objetos que estão à nossa volta e, até mesmo, de falar e de compreender nossa linguagem. É esta a grande novidade da IA, que a distingue de ciências afins como a cibernética e a computação, englobando-as em um projeto muito mais ambicioso: a produção de comportamento inteligente.
A proposta é promover ações interligadas focadas no objetivo central de promover a aproximação da ciência, tecnologia e inovação, bem como, popularizar a produção científica e tecnológica e estruturar melhor a rede de divulgação da ciência.
A interdisciplinaridade e a transversalidade na abordagem do tema da SNCT 2020 podem ser o diferencial para um projeto com grande impacto na sociedade brasileira, demonstrando que a popularização da ciência pode ser, de fato, utilizada como ferramenta para o alcance da melhoria de vida e do empoderamento da população.
Seguindo as definições do Plano de Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais - PAENPE do campus Jacobina, o certificado de participação estará condicionado à participação em 75% das atividades abertas (Palestras, Rodas de Conversa, Mesas Redondas e Mostra de Atividades) e também no preenchimento do formulário de avaliação do evento que será disponibilizado posteriormente.