A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT - foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. A SNCT é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do MCTI, por meio do Departamento de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia (DEPDI/SECIS) e tem o objetivo de aproximar a Ciência e a Tecnologia da população, por meio de eventos que congregam instituições de todo o País em torno de atividades de divulgação científica.
Em 2020, o tema escolhido para a SNCT é “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.
A Inteligência Artificial (IA), de maneira bem simples, é a inteligência similar à humana exibida por mecanismos ou software. O objetivo central da IA baseia-se na ideia de fazer com que os computadores possam 'pensar' exatamente como os humanos, criando análises, raciocinando, compreendendo e obtendo respostas para diferentes situações. Atualmente, a IA surge para tentar unir toda essa capacidade de processamento de dados das máquinas, à capacidade dos seres humanos em aprender, comunicar e se inteirar com o meio em que vive.
A finalidade deste evento é promover diversas atividades de divulgação e popularização científica que estimulem a reflexão sobre a presença da Inteligência Artificial e das Tecnologias convergentes e habilitadoras para a resolução de problemas cotidianos, visando estimular o pensamento científico, a melhoria do ensino de ciências, a democratização do conhecimento e o empoderamento científico da população.
Este evento é realizado pelo grupo CIRCUITO CIÊNCIA RJ, uma parceria entre o Espaço Ciência InterAtiva (ECI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), o centro de cie^ncias itinerante “Cie^ncias Sob Tendas” (CST) da Universidade Federal Fluminense (UFF), o Museu de Anatomia e o Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), a Empresa Municipal de Multimeios (MultiRio) e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Centro Ciência Viva de Vila do Conde, em Portugal, fortalecendo ações conjuntas que ocorrem desde 2015.