A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é o principal evento de divulgação científica do Brasil, criado em 2004 por decreto do presidente Lula e realizado anualmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O evento ocorre em diversas cidades do país, abrangendo todas as cinco regiões, com atividades em locais públicos, escolas, universidades e unidades de pesquisa.
Em 2024, a SNCT terá como tema "Biomas do Brasil: Diversidade, Saberes e Tecnologia Sociais", destacando a biodiversidade única do país, o conhecimento tradicional e o papel da tecnologia social. Além das atividades que ocorrerão no país inteiro durante a semana de 14 a 20 de outubro, neste ano realizaremos em outro momento o evento âncora em Brasília, que ocorrerá de 05 a 10 de novembro, e pretende contar com um investimento de cerca de 15 milhões de reais para a criação de uma mega estrutura com espaços diversos e interativos, visando ampliar o público e promover o aprendizado e a
troca de saberes.
Este projeto base tem como objetivo apresentar a estrutura, as estratégias e as ações necessárias para a realização da SNCT 2024 em Brasília, buscando engajar a população e os atores sociais e institucionais em temas de ciência e tecnologia, além de promover um diálogo interdisciplinar sobre os biomas brasileiros e a importância da tecnologia social.
A Semana é coordenada nacionalmente pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (SEDES) do MCTI através de seu Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica. A organização da Semana também conta com a participação de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à ciência e tecnologia.
Atualmente, colaboram com a realização deste grande evento as universidades e instituições de pesquisa; escolas públicas e privadas; institutos de ensino tecnológico, centros e museus de C&T, entre outros. Qualquer pessoa interessada pode participar, todavia o público-alvo central são estudantes da educação básica e suas famílias, além de professores, pesquisadores, divulgadores científicos, organizadores de feiras, olimpíadas e outras atividades de popularização da ciência.