O XXI Seminário Nacional de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral e o XVIII Encontro do Comitê Temático RedeAPLmineral, juntamente com o Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2025 (PMP APL Mineral 2025), serão realizados de 08 a 11 de dezembro de 2025, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), localizado na Rodovia BR-210, Km 03, S/n, Brasil Novo, Macapá/AP. Este evento, no formato híbrido e gratuito, é uma plataforma essencial para o fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de base mineral no Brasil, promovendo a troca de experiências, o aprimoramento de políticas públicas e o desenvolvimento socioeconômico do setor mineral.
O seminário reúne representantes de instituições científicas, tecnológicas, centros de pesquisa, universidades, governanças, gestores, técnicos de APLs, além de entidades públicas e privadas. Coordenado pela Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMI) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com apoio do Grupo de Trabalho Permanente de APLs (GTP APL) do Ministério da Economia (ME), o evento conta com o suporte de diversas organizações, como SEBRAE, FIEAP, FAPEAP, CONFEA/AP, CREA/AP, ASPACER, SINDIROCHAS/ES, ANFACER, ABIROCHAS, entre outras.
Entre os destaques, o Prêmio Melhores Práticas em APL de Base Mineral 2025 reconhece iniciativas inovadoras e sustentáveis que contribuem para o avanço do setor. Além disso, o evento incluirá palestras, painéis, minicursos e visitas técnicas, como o Minicurso sobre Exemplos Práticos de Planejamento de Longo Prazo por Processo Prospectivo para APLs de Base Mineral, ministrado por especialistas do INSPRO. A programação também abrange a apresentação de resultados de ações anteriores, discussões sobre políticas públicas e proposições para o fortalecimento dos APLs no período de 2025 a 2026.
Com uma história que remonta a 2014, quando foi instituído o Comitê Temático Rede Brasileira de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (CT RedeAPLmineral), o evento reafirma seu compromisso com o desenvolvimento local e a inovação tecnológica no setor mineral. Participe e contribua para o futuro dos APLs de base mineral no Brasil!
As inscrições das práticas podem ser realizadas no período de 22 de setembro de 2025 até as 23h59min do dia 19 de outubro de 2025, por meio da submissão da prática pelo preenchimento da ficha de inscrição, elaboração do resumo da proposta de prática disponibilizados no link http://redeaplmineral.org.br/ e do cadastro do APL no formulário
https://survey123.arcgis.com/share/d7357c3459ba4e20a7b7de5b52341943 e envio dos documentos para o e-mail ctredeaplmineral@mcti.gov.br.
As Práticas inscritas devem ter sido implementadas e avaliadas no período compreendido entre 01/01/2001 a 19/10/2025, independentemente do seu tempo de duração, e devem ser
apresentadas com dados numéricos reais, em valores absolutos ou relativos, respeitando a base adotada.
A Comissão Coordenadora ou a Comissão Julgadora poderá recusar a inscrição ou desclassificar determinada Prática, se esta não estiver de acordo com as normas estabelecidas neste regulamento.