Universidade do Planalto Catarinense - Lages - Santa Catarina - Brasil
O evento tem por objetivo a socialização e publicização das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes e egressos vinculados aos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação das IES do Sistema ACAFE; bem como fortalecer as pesquisas e integrar os pesquisadores dos respectivos Programas.
A abertura, palestra e mesa redonda serão transmitidas pelo canal Youtube da UNIPLAC
Link de acesso:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLqrJx2TJTc3If-QvuI_cHOsgDXjGyq4Vw
Programação
25/10/2021
26/10/2021
Regras de submissão e avaliação
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}
Os resumos expandidos devem ser apresentados de acordo com template elaborado pela comissão organizadora.
Os trabalhos serão apresentados de forma síncrona nos respectivos Grupos de Trabalhos nos dias 25 (13h30min - 17h) e 26/10/2021 (13h30 - 16h30min).
Em breve (até o dia 18/10/2021) será disponibilizada a ordem das apresentações.
Somente os trabalhos apresentados no Evento serão publicados nos Anais do I SIPPE ACAFE.
Dia 25 de outubro de
2021 - 13h30min às
17h |
|
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação
básica |
|
Sala 01 - meet.google.com/mvr-rmcj-tcs |
|
Coordenador:
Prof. Dr. Jaime Farias Dresch (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediadora:
Profa. Dra. Ediene do Amaral Ferreira (PPGE/UNIVALI) |
|
Monitora: Joice Kelly de Oliveira Macedo Silva |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Naiara Gracia Tibola, Tânia Regina Raitz,
Neidimar Vieira Lopes Gonzales |
OS JOVENS ESTUDANTES DO
ENSINO MÉDIO NOTURNO E SUA RELAÇÃO COM À EDUCAÇÃO E O TRABALHO |
Gustavo Cezar Waltrick, Madalena Pereira da Silva |
A RELIGAÇÃO DOS SABERES E
REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM CAMINHO PARA IMPLEMENTAR PROPOSTAS
INTERDISCIPLINARES VIA FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES |
Sara Tannus Vieira, Celso Kraemer |
HABILIDADES SOCIAIS NA
EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE CONTEXTOS SOCIOECONÔMICOS E PROPOSTAS
PEDAGÓGICAS DISTINTAS |
Lucimara Medeiros Fucks Camargo Mendes, Madalena Pereira da Silva |
A RELAÇÃO ENTRE OS
PAIS/MÃES ADOLESCENTES E O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR NA
PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS |
João Daniel Muniz Marques, Marialva Linda Moog Pinto |
O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR
EM SUA HISTORICIDADE |
Sandra Mara Fernandes, Jaime Farias Dresch |
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL NO CENÁRIO PANDÊMICO |
Marcele Antunes de Oliveira, Jaime Farias Dresch |
AFETIVIDADE: A RELEVÂNCIA
DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO COMO FATOR ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO
E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação
básica |
|
Sala 02 - meet.google.com/bkd-ixje-jhg |
|
Coordenadora: Profa. Dra. Virginia Tavares Vieira (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediador: Prof. Dr. Joel Cezar Bonin (PPGEB/UNIARP) |
|
Monitor:
José Claudio Mezzalira |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Maurício Marchi, Madalena Pereira da Silva |
UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A
IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA-PILOTO DO ESTADO DE SANTA
CATARINA |
Zenaide da Rocha Fragata Miranda, Márcia de Souza Lehmkuhl |
ENSINO DE LIBRAS: REDE DE
COMUNIDADE APRENDIZ |
Lucelia Izabel Fraga Krelling, Jane Mery Richter Voigt |
CURRÍCULO DO NOVO ENSINO
MÉDIO E SEUS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: O PAPEL DO PROJETO DE VIDA COMO
COMPONENTE CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS |
Rosemery Alves Cardozo Marinho |
TRANSTORNO DO ESPECTRO
AUTISTA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS |
Joice Kelly de Oliveira Macedo Silva, Jaime Farias Dresch |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA
EDUCAÇÃO INFANTIL FUNDAMENTADAS PELOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE SANTA
CATARINA |
Claudia Maris Coelho Pezzi, Lucia Ceccato de Lima |
GESTÃO SOCIOAMBIENTAL E
INDICADORES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Andréia Stochero Binelo, Marilandi Maria Mascarello Vieira |
A PARTICIPAÇÃO DOCENTE NA
ELABORAÇAO E INTERPRETAÇÃO DO CURRÍCULO:
CONHECIMENTO, AVALIAÇÃO E ADESÃO |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
|
Sala 03 -meet.google.com/mhg-gkvv-qfw |
|
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Selma Grosch (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediadora: Profa. Dra. Caroline Elizabel Blaszko (PPGEB/UNIARP) |
|
Monitora:
Adriana Derossi |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Angelita Aparecida De Souza Vieira, Adriana Derossi, Maria Selma Grosch |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES/AS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS |
Suzi Laura da Cunha, Odilon Luiz Poli |
O PROJETO "EDUCAÇÃO
PARA VALORES" NO CURSO DE PEDAGOGIA |
Renata Barbosa Nunes, Lília Aparecida Kanan, Jaime Farias Dresch |
EDUCAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO
ESCOLAR: TEORIAS E TEÓRICOS QUE SE DESTACAM NAS PRODUÇÕES BRAILEIRAS |
Joely Leite Schaefer, Marlene Zwierewicz |
DA FORMAÇÃO CONTINUADA A
PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES E ECOFORMADORAS NA ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS
COMPROMETIDAS COM A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
Susane da Costa Waschinewski |
JESSY CHEREM (1929-2014):
PERCURSOS DA PROFESSORA CATARINENSE E SEU ARQUIVO EM TRÊS TEMPOS |
Alcione Ziliotto, Odilon Luiz Poli |
PERFORMATIVIDADE E
IDENTIDADE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO |
Eliana Regina Cardoso da Rosa, Antonio Serafim Pereira |
PROTAGONISMO DA CRIANÇA:
NARRATIVAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
|
Sala 04 - meet.google.com/xnf-tsvv-hoc |
|
Coordenadora: Profa. Dra. Rita Buzzi Rausch (PPGE/FURB e PPGE/UNIVILLE) |
|
Mediadora: Profa. Dra. Marly Krüger de Pesce (PPGE/UNIVILLE) e Profa. Dra. Sandra Cristina Vanzuita da Silva (PPGE/UNIVALI) |
|
Monitor:
Angelita Aparecida De Souza Vieira |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Leila Laís Gonçalves, Graziela Fatima Giacomazzo |
FORMAÇÃO DOCENTE NA
CIBERCULTURA: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS NA PERSPECTIVA DA
ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO |
Yara Castro De Borba, Virginia Tavares Vieira |
A POTÊNCIA DO LÚDICO NO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Paulo Roberto Dalla Valle, Ricardo Rezer |
PRÁTICA PEDAGÓGICA E
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE DESAFIOS E
POSSIBILIDADES |
Andréia Roncáglio Geraldo, Rita Buzzi Rausch |
PROCESSOS FORMATIVOS DAS
COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Cristiani Massuchetti, Madalena Pereira da Silva |
A TOTALIDADE DE DAVID BOHM
NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS |
Barbara Alves Ribeiro Marques, Rita Buzzi Rausch |
PRÁTICAS DE DOCUMENTAÇÃO
PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS INICIANTES E EXPERIENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Rosana Mara Koerner, Adriana Fischer |
GÊNEROS DISCURSIVOS EM
CURSOS DE LICENCIATURAS DE SANTA CATARINA: O DIZEM OS PROFESSORES |
Caroline Elizabel Blaszko, Claudinéia Aparecida Alves Buch |
A HORTA COMO CENÁRIO PARA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSDISCIPLINARES E ECOFORMADORAS NOS ANOS INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL |
GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior |
|
Sala 05 - meet.google.com/rbv-xirc-yrf |
|
Coordenadora: Profa. Dra. Marialva Moog Pinto (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediadora:
Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto Almeida (PPGE/UNOESC) |
|
Monitora:
Paloma Borges Pietro |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Rita de Cássia Pessoa Nocetti |
EDUCAÇÃO E CURRÍCULO NO
ENSINO JURÍDICO EM TEMPOS DE DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO |
Valdenir Barbosa da Cruz, Graziela Fatima Giacomazzo |
INOVAÇÃO CURRICULAR E
PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE AS AÇÕES DOCENTES |
Gislene dos Santos Sala, Morgana Bada Caldas, Gildo Volpato |
O ENSINO SUPERIOR NO PLANO
MUNICIPAL DE CRICIÚMA: UMA ANÁLISE DAS METAS 12 E 13 A LUZ DO DESENVOLVIMENTO
REGIONAL |
Gabriel Reis Schinkel, Tânia Regina Raitz |
A IMPORTÂNCIA DA
REFLEXIVIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA LABORAL DE ESTUDANTES E
EGRESSOS DA BIOMEDICINA |
Paloma Borges Pietro, Lília Aparecida Kanan |
CONTRIBUIÇÕES DAS OBRAS DE
BUKOWSKI (2002) E CAIO FERNANDO ABREU (2010) À PREVENÇÃO DO SUICÍDIO ENTRE
JOVENS |
GT 05 - Educação, territorialidade e processos socioculturais |
|
Sala 06 - meet.google.com/aft-jziv-uyh |
|
Coordenador:
Prof. Dr. Geraldo Augusto Locks (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediador:
Prof. Dr. Leonel Piovezana (PPGE/UNOCHAPECÓ) |
|
Monitora:
Suzane Faita |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Suzane Faita, Geraldo Augusto Locks |
A DITADURA CIVIL-MILITAR
EM LAGES, SC: UMA (RE) CONSTRUÇÃO DA
MEMÓRIA COLETIVA (1964-1985) |
Inês Maria Gugel Dummel, Joel Haroldo Baade |
TRAJETÓRIAS DE VIDA E
PROJETOS DE FUTURO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MEIO-OESTE
CATARINENSE EM MEIO A UMA SOCIEDADE LÍQUIDA |
Brigitte Klemz Jung, Adolfo Ramos Lamar |
A TEORIA DA EDUCAÇÃO
COMPARADA NA PERSPECTIVA DE JÜRGEN SCHRIEWER |
Léia kelly Rodrigues da Silva, Geraldo Augusto Locks |
GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA
NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRAVES E POSSIBILIDADES |
Vanderleia Santolin, Circe Mara Marques |
A PARTICIPAÇÃO DAS
CRIANÇAS IMIGRANTES/REFUGIADAS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
GT 06 - Educação ambiental na contemporaneidade |
|
Sala 07 - meet.google.com/mrs-ncbe-jkr |
|
Coordenadora: Profa. Dra. Lucia Ceccato de Lima (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediadora: Profa. Dra. Profa Elzira Maria Bagatin Munhoz (PPGE/UNIVILLE) |
|
Monitora: Ticiana
Dutra |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Miriam da Conceição Martins, Carlyle Torres Bezerra De Menezes |
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DA RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL DO AGUAÍ |
Silvane Soligo Rodrigues, Neiva Furlin |
A IMPLEMENTAÇÃO DA
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE |
Patricia Branco Feltrin, Lucia Ceccato de Lima |
CONHECIMENTOS
INTERDISCIPLINARES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS ENSINO
FUNDAMENTAL |
Regine dos Santos, Lucia Ceccato de Lima |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA:
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL |
Liliane Cristina Dias, Lucia Ceccato de Lima |
ATIVIDADE FÍSICA E
ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL |
Kátia lira Oliveira, Rodrigo Diaz Soler |
PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO
DA INFÂNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS DE SI A PARTIR DE
UMA ESCOLA E UM LIXÃO |
Ticiana Dutra, Lucia Ceccato de Lima |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA
EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS
CRIANÇAS |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
|
Sala 08 - meet.google.com/szg-ocke-oww |
|
Coordenadora: Profa. Dra. Madalena Pereira da Silva (PPGE/UNIPLAC e PPGEB/UNIARP) |
|
Mediadora: Profa. Dra. Graziela Fatima Giacomazzo (PPGE/UNESC) |
|
Monitora:
Grasielle Batista Branco |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Adriano França |
MÍDIAS DIGITAIS E ACESSO À
EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES NA PANDEMIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE
PERIFERIA |
Letícia Cassiano Kataniwa, Marly Krüger de Pesce |
SABERES DOCENTES
NECESSÁRIOS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA EM GASTRONOMIA |
Suély Colaço Chaves Muniz, Marialva Moog Pinto |
BALANÇO DAS PRODUÇÕES
SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO
DOS CONCEITOS DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
João Eduardo Lamim, Marly Krüger de Pesce |
PRÁTICAS EDUCATIVAS COM
TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES DE COLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES E
ESTUDANTES |
Lislaine Paula Queiróz Ferreira, Madalena Pereira da Silva |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM
FOCO NA ACESSIBILIDADE ESPACIAL NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS |
Grasielle Batista Branco, Marialva Moog Pinto |
BALANÇO DAS PRODUÇÕES
ACADÊMICAS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O
USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM FOCO |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva |
|
Sala 09 - meet.google.com/wyk-jdjp-adg |
|
Coordenadora: Profa. Dra. Mareli Eliane Graupe (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediador: Prof. Dr. Celso Kraemer (PPGE/FURB) |
|
Monitora:
Thayse Melo Borges |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Andreza De Oliveira, Älex Sander da Silva |
ARTE-EDUCAÇÃO COM MULHERES
VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO ADINKRAS NO MUNICÍPIO
FORQUILHINHA/ SANTA CATARINA |
Samantha Jacomel, Neiva Furlin |
DOCÊNCIA FEMININA E
RELAÇÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS CURSOS DE
DIREITO DE UMA UNIVERSIDADE DO MEIO OESTE CATARINENSE. |
Bianca Rodrigues Camargo, Virgínia Tavares Vieira |
ESCOLA, SURDOCEGUEIRA E
EXPERIÊNCIA: REVISÃO DE LITERATURA |
Marcelo dos Santos Silva, Rodrigo Diaz De Vivar Y Soler |
ANÁLISE DAS PRODUÇÕES
CIENTÍFICAS DO GRUPO DE TRABALHO (GT23) - GÊNERO, EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE DA
ANPED NACIONAL NO PERÍODO DE 2017 A 2019. |
Jennifer de Lima Cardozo Dias |
EDUCAÇÃO E FEMINISMO: O
TRABALHO DOCENTE NO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA A MULHER |
KELES GONCALVES DE LIMA, Ana Cláudia Delfini |
JUVENTUDES, CAMPO
RELIGIOSO E GÊNERO: CONTRIBUIÇÕES PRELIMINARES DE UMA REVISÃO DE LITERATURA |
Dia 26 de outubro de 2021 - 13h30min às 16h30min |
|
GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação
básica |
|
Sala 01 - meet.google.com/nsb-saky-buj |
|
Coordenador:
Prof. Dr. Jaime Farias Dresch (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediadora: Profa. Dra. Verônica Gesser (PPGE/UNIVALI) |
|
Monitora:
Vitoria Cifuentes Barros |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Juciléia Fontanella, Rafael Rodrigo Mueller |
O PROJETO DE VIDA COMO
COMPONENTE DO CURRÍCULO BASE DO ENSINO MÉDIO NO TERRIOTÓRIO CATARINENSE:
ANÁLISE DOS SEUS LIMITES E DAS SUAS POSSIBILIDADES |
José Antonio Dias, Geraldo Augusto Locks |
REPENSANDO TEÓRICA E
METODOLOGICAMENTE O COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE
EDUCAÇÃO DE LAGES, SC, A PARTIR DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE PROFESSORES |
Daiane Caetano Costa de Aquino, Tânia Regina Raitz |
CARACTERIZAÇÃO DO
COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA PARA O “NOVO ENSINO MÉDIO” EM SANTA
CATARINA |
Jussani Derussi, Marilandi Maria Mascarello Vieira, Elcio Cecchetti |
O PACTO NACIONAL PELA
ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) COMO INDUTOR DO CURRÍCULO DE
ALFABETIZAÇÃO |
Bárbara Macedo, Adolfo ramos lamar |
A PEDAGOGIA DAS
COMPETÊNCIAS NO BRASIL E NO MÉXICO: A
TENSÃO ENTRE O GLOBAL X LOCAL A PARTIR DA TEORIA DECOLONIAL (2013 A 2019) |
Francine Lunardi Calegari, Antonio Serafim Pereira |
TURISMO E FORMAÇÃO DOS
EDUCANDOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GRAVATAL/SC: VISÃO DE EQUIPES
GESTORAS DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E TURISMO |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
|
Sala 02 - meet.google.com/euv-oops-dnh |
|
Coordenadora: Profa. Dra.Maria Selma Grosch (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediadora:
Profa. Dra. Valéria Ferreira (PPGE/UNIVALI) |
|
Monitora:
Andrea Prestes Xavier |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Andrea Prestes Xavier, Maria Selma Grosch |
A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO E
LETRAMENTO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS |
Dariana Medeiros Andrade Salaman, Madalena Pereira da Silva |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ECOFORMADORAS:
UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE |
Thatiana Daboit Arruda Sá, Maria Selma Grosch, Madalena Pereira da Silva |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES SOBRE O USO DAS TICS NAS PRÁTICAS DOCENTES NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO
INFANTIL |
Ana Paula Salvatori, Allan Henrique Gomes, Aliciene fusca machado cordeiro |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE
PROFESSORES E PESQUISA DOCUMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICAS |
Alana Silveira da Silva, Linara Mafessolli Xavier, Adriana Fischer |
“IT IS FORECAST AN ICE
STORM”: ANÁLISE DO ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA DURANTE A PANDEMIA
DO COVID-19 |
Rodrigo Uliano, Rafael José Bona |
CINEMA, LITERATURA E
EDUCAÇÃO: PROPOSTA PARA APLICAÇÃO DE BRANCA DE NEVE NO ENSINO FUNDAMENTAL |
Janemar Aparecida Dalfovo Stasiak, Caroline Elizabel Blaszko |
SABERES CULTURAIS ADVINDOS
DAS FAMÍLIAS E A ARTICULAÇÃO COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO
INFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕES |
Gislene Francisconi de Costa, Graziela Fatima Giacomazzo |
DESENVOLVIMENTO
PROFISSIONAL E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
|
Sala 03 - meet.google.com/xee-wabz-fic |
|
Coordenador
: Prof. Dr.Geraldo Augusto Locks (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediadora:
Profa. Dra. Marilandi Maria M. Vieira (PPGE/UNOCHAPECÓ) |
|
Monitora:
Suzane Faita |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Maive Cardoso Padilha Ventura, Geraldo Augusto Locks |
PERCEPÇÕES DAS FAMÍLIAS
ACERCA DA ATUAÇÃO DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
Bruna Dos Santos Zanoni, Geraldo Augusto Locks |
O COMPONENTE CURRICULAR DA
EDUCAÇÃO FÍSICA - PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR |
Nadia Aparecida de Lima Coser |
A LITERATURA INFANTIL
CONTEMPORÂNEA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: PROCESSOS FORMATIVOS DE
PROFESSORES/AS |
Fernanda Carla Dias Vicenzi, Marilandi Maria Mascarello Vieira |
CURSO DE PEDAGOGIA:
EPISTEMOLOGIA, IDENTIDADE E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE
PROFESSORES |
Sandra Ciane Prawucki Micheluzzi, Joel Haroldo Baade |
OS PRINCÍPIOS DE
ECOFORMAÇÃO NA ATUAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE
MASSARANDUBA: PROPOSTA FORMATIVA PARA ARTICULADORES PEDAGÓGICOS |
Erone Hemann Lanes, Joce daiane Borilli Possa, Simone Pedersetti |
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCURSOS POSSÍVEIS |
Elen Cristina Werner Padilha |
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS:
CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DA EXPRESSÃO ORAL DAS CRIANÇAS BEM
PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas |
|
Sala 04 - meet.google.com/hxm-vasa-rrj |
|
Coordenadora:
Profa. Dra. Marcia Regina Selpa Heinzle (PPGE/FURB) |
|
Mediadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Simão (PPGEB/UNIARP) |
|
Monitora: Adriana Derossi |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Joana Koscianski dos Santos, Graziela Fatima Giacomazzo |
PERSPECTIVAS FORMATIVAS E
CONCEITUAIS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SANTA CATARINA PARA
INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA |
Elizabeth de Araújo Cavalcante, Ana Cláudia Delfini |
ANÁLISE DA REALIZAÇÃO DO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 NA MODALIDADE REMOTA: ESTUDO DA EXPERIÊNCIA DOS DISCENTES DO CURSO DE
LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE CAMPUS IGUATU |
Luciane Wayss Staffen, George Saliba Manske |
EDUCAÇÃO INFANTIL:
CONECTAR-SE À INTERNET OU BRINCAR NO PARQUE |
Jonatas Marcos da Silva Santos |
A ORGANIZAÇÃO COMO
CARACTERÍSTICA DA TEORIA DA AÇÃO DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Cristiane Elizabeth Gabiec, Joel Haroldo Baade |
OFICINAS DE MATEMÁTICA
PARA FUTUROS ALFABETIZADORES A ARTE DE APRENDER PARA PODER ENSINAR |
Andreia Do Carmo, Julice Dias |
AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA
INSTITUIÇÃO EDUCATIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS/SC |
Marlene Eggert, José Marcelo Freitas de Luna |
POR UM CURRÍCULO PARA A
EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE ESTUDANTES IMIGRANTES |
GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública |
|
Sala 05 - meet.google.com/txc-zywa-krc |
|
Coordenadora: Profa. Dra. Lilia kanan (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediador: Prof. Dr. George Saliba Manske (PPGE/UNIVALI) |
|
Monitora:
Renata Barbosa Nunes |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Suzy Mara Aidar Pereira, Fábio Hecktheuer |
TRABALHO DOCENTE E
PANDEMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA |
Eliane Correa Costa, Geraldo Augusto Locks |
VULNERABILIDADE
SOCIAL: A DISCUSSÃO DE UM CONCEITO
ABRANGENTE NA PESQUISA EDUCACIONAL |
Patrícia Tatiana Raasch, Rodrigo Diaz De Vivar Y Soler |
O ABANDONO ESCOLAR COMO
EXPERIÊNCIA ESCOLAR: CARTAS ESCRITAS POR JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA
PÚBLICA DO VALE DO ITAJAÍ |
Ivete de Oliveira Fontoura, Virgínia Tavares Vieira |
NARRATIVAS DE SI NA
COMPOSIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DE MULHERES PRESAS |
Viviane de Lourdes Costa Rosa dos Santos, Jaime Farias Dresch |
A REMUNERAÇÃO NA EDUCAÇÃO
BRASILEIRA |
Ana Patricia Ramos, Maria Selma Grosch, Mareli Eliane Graupe |
AS JOVENS DO CAMPO:
NARRATIVAS SOBRE CULTURA FAMILIAR E EXPECTATIVAS SOBRE CARREIRA E TRABALHO |
GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia |
|
Sala 06 - meet.google.com/xje-xwyy-pzr |
|
Coordenadora: Profa. Dra. Madalena Pereira da Silva (PPGE/UNIPLAC e PPGEB/UNIARP) |
|
Mediadora:
Prof. Dr. André Luís Alice Raabe (PPGE/UNIVALI) |
|
Monitora:
Grasielle Batista Branco |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Dionéia Walter Sagaz, Madalena Pereira da Silva, Marialva Linda Moog Pinto |
LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES
SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO
ESPECTRO AUTISTA |
Caroline Reck, Madalena Pereira da Silva |
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
Kariane Batistello, Odilon Luiz Poli |
INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS
DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO CONTEXTO ESCOLAR |
Aline Lucielle Silva |
TECNOLOGIAS DIGITAIS DA
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ARTEFATO SOCIOCULTURAL PARA ENVOLVER OS JOVENS
NOS ESTUDOS |
Eduarda Mayara Demeneck de Figueiredo, Geraldo Augusto Locks |
A FORMAÇÃO INICIAL E
CONTINUADA DO PROFISSIONAL DE TELEJORNALISMO NA ERA PÓS-PANDEMIA DE
CONVERGÊNCIA DIGITAL |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva (7) |
|
Sala 07 - meet.google.com/kev-ibyz-tqc |
|
Coordenadora: Profa. Dra. Mareli Eliane Graupe (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediadora: Profa. Dra. Tania Mara Zancanaro (PPGE/UNOCHAPECÓ) |
|
Monitora:
Fabiola Pereira Machado da Silva |
|
Autor |
Título do Trabalho |
Fabiola Pereira Machado da Silva |
VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NO
CONTEXTO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA |
Taina Pereira, Vidalcir Ortigara |
AS QUESTÕES DE GÊNERO SOB
UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA: IMPLICAÇÕES PARA O ÂMBITO DA EDUCAÇÃO |
Angela Maria Crotti da Rosa, Levi Hülse |
O IMPACTO DA ALFABETIZAÇÃO
NO COTIDIANO DAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA MULHERES MIL NO IFC - CAMPUS
VIDEIRA |
Marcelo Blanck |
TEORIA QUEER E EDUCAÇÃO |
Eloisa Bido, Neiva Furlin |
AS QUESTÕES DE GÊNERO NÃO ESTÃO NA ESCOLA PÚBLICA? PEDAGOGIAS DE GÊNERO VERSUS O PROJETO NEOCONSERVADOR PARA POLÍTICAS EDUCACIONAIS |
Aleandra Defaveri Cristova, Tania Mara Zancanaro Pieczkowski |
EXPECTATIVAS FAMILIARES
SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL PADRONIZADO E OS PROGRAMAS DE ESTIMULAÇÃO
PRECOCE |
Lais Rodrigues Candeia Campagnolo, Neiva Furlin |
A “IDEOLOGIA DE GÊNERO”
NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: OS PROJETOS LEGISLATIVOS APRESENTADOS NA CÂMARA
DOS DEPUTADOS DO BRASIL (2011-2020) |
GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva GT 09 - Educação antirracista, práticas e políticas públicas |
|
Sala 08 - meet.google.com/tpr-ydmk-vba |
|
Coordenadora: Profª Me. Nanci Rosa (NEAB - UNIPLAC) e Profª Dra. Maria Helena Tomaz (NEAB – UDESC) |
|
Mediadora:
Profa. Dra. Ana Claudia Delfini (PPGE/UNIVALI) |
|
Monitora:
Thayse Melo Borges |
|
Autor |
Título do Trabalho |
|
|
Anne Caroline Da Silva, Aliciene fusca machado cordeiro, Allan Henrique Gomes |
VIVÊNCIAS DO PROCESSO DE
ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES NEGROS COM DEFICIÊNCIA E DE SUAS FAMÍLIAS |
Daniele Claudia Miranda, Sonia Maria Ribeiro |
TERMINALIDADE ESPECÍFICA
NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR ATENTO PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA |
André Luiz Corrêa de Brito, Andrea Soares Wuo |
O PARADIGMA DA
NEURODIVERSIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: RESULTADOS PARCIAIS DE UMA REVISÃO
INTEGRATIVA |
Nanci Rosa, Carolina Corbellini Rovaris |
A PESQUISA COMO AÇÃO PARA
A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO
NEAB/NEU ENTRE OS ANOS DE 2017 A 2020 EM LAGES/SC |
Cintia Dos Santos, Graziela Fatima Giacomazzo |
EDUCAÇÃO E ANTIRRACISMO: O
PROGRAMA PROTAGONISTAS SEM FRONTEIRAS COMO AÇÃO EDUCOMUNICATIVA ANTIRRACISTA |
Thayse Melo Borges, Mareli Eliane Graupe |
“MENINAS PRA CÁ, E MENINOS
PRA LÁ”: A ORGANIZAÇÃO BINÁRIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. |
Virginia Avelar Souza Carneiro |
SENTIDOS DO TRABALHO E DAS
RELAÇÕES DE GÊNERO PELAS MULHERES AGRICULTORAS DA COMUNIDADE BOM JESUS NO
MUNICÍPIO DE PORTO VELHO/RONDÔNIA |
GT 10 - Arte, memória e filosofia na educação |
|
Sala 09 - meet.google.com/ngj-ywma-hyk |
|
Coordenadora: Profa. Dra. Virginia Tavares Vieira (PPGE/UNIPLAC) |
|
Mediador: Prof. Dr. Joel Haroldo Baade (PPGEB/UNIARP) |
|
Monitor:
José Claudio Mezzalira |
|
Autor |
Título do Trabalho |
|
|
Ketlin Braatz, Celso Kraemer |
FILOSOFIA DA INFÂNCIA
FRENTE AO NEOLIBERALISMO |
Amalhene Baesso Reddig |
PATRIMÔNIOS, MEMÓRIAS E
HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO NOS ACERVOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA |
Fabrício Filisbino, Celso Kraemer |
A EDUCAÇÃO A PARTIR DAS
ARTICULAÇÕES ENTRE O MESMO E O OUTRO |
Janainna da Silva, Carla Carvalho |
PROJETOS POLÍTICOS
PEDAGÓGICOS: EM ANÁLISE A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE
BLUMENAU |
Gabriel Pessi da Rolt, Diênifer Leal Moraes, Vidalcir Ortigara |
A INCLUSÃO DAS EMOÇÕES NA
ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES DA GINÁSTICA |
José Claudio Mezzalira, Marialva Linda Moog Pinto, Virginia Tavares Vieira |
RELAÇÃO ENTRE AS
INTERPRETAÇÕES DA LEGISLAÇÃO PARA O ENSINO DE MÚSICA E AS PRÁTICAS
CURRICULARES NACIONAIS |
Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon, Silvia Sell Duarte Pillotto |
PAISAGEM SONORA NO MUSEU:
UMA EXPERIÊNCIA COM AS INFÂNCIAS |
Ricardo José Mezzomo, Celso Kraemer |
EPISTEMOLOGIA DO PROJETO
DE VIDA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE BLUMENAU (SC). |
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
As pesquisas socializadas no I Sippe Acafe estão sistematizadas nos Anais do Evento e no e-Book.