I SIPPE ACAFE

I SIPPE ACAFE

presencial Universidade do Planalto Catarinense - Lages - Santa Catarina - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DO SISTEMA ACAFE - SIPPE ACAFE

O evento tem por objetivo a socialização e publicização das pesquisas desenvolvidas pelos estudantes e egressos vinculados aos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação das IES do Sistema ACAFE; bem como fortalecer as pesquisas e integrar os pesquisadores dos respectivos Programas.

A abertura, palestra e mesa redonda serão transmitidas pelo canal Youtube da UNIPLAC

Link de acesso: 

https://www.youtube.com/playlist?list=PLqrJx2TJTc3If-QvuI_cHOsgDXjGyq4Vw


Programação

25/10/2021

  • 13h30 - 17h - Apresentação das Pesquisas nos GT's
  • 19h - Abertura do Evento e Momento Cultural
  • 19h30min - Palestra - A Formação de Pesquisadores nos Programas de Pós-Graduação em Educação - Dr. Jefferson Mainardes - Palestrante Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • 21h - Momento Cultural

       26/10/2021

  • 13h30 - 16h30min - Apresentação das Pesquisas nos GT's
  • 17h - Momento Cultural
  • 17h10min - Mesa redonda - Redes de Pesquisa na Pós-graduação: dificuldades para os países em desenvolvimento em um cenário multicultural - Dra. Zunilda Ramona Paredes de Rios - Universidade Nacional de Pilar (Paraguai); Dr. Eugenio Namuele Guli - Instituto Superior Politécnico - Evangélico do Lubango (Angola);   Dr. Enrique Martinez Larrechea - Instituto Universitário Sudamericano (Uruguai)
  • 19h - Momento Cultural

         Regras de submissão e avaliação

  1. Os trabalhos serão enviados exclusivamente por meio do site: https://www.even3.com.br/sippe2021/
  2. O resumo expandido deve seguir rigorosamente a formatação e informações constantes no TEMPLATE.
  3. O responsável pelo trabalho deverá estar devidamente inscrito no evento para submissão e apresentação.
  4. A submissão de trabalhos e a emissão de certificados estão vinculadas de forma OBRIGATÓRIA ao pagamento da inscrição no evento.
  5. Cada inscrito poderá submeter apenas um trabalho como primeiro autor e o número de autores por trabalho não poderá ser superior a três.
  6. Devem ser enviados dois arquivos no formato word, sendo um deles com a identificação dos autores e outro sem a identificação.
  7. A nova e definitiva data para submissão é 27 de setembro de 2021 até às 23:59 (BRT).
  8. Os resumos expandidos serão avaliados por um comitê científico que terá como critérios os termos descritos no corpo do template do resumo expandido.
  9. Para apresentar os trabalhos os autores deverão preparar a apresentação de acordo com o template que será disponibilizado na página do evento.
  10. Ao inscrever seu trabalho o autor estará automaticamente autorizando a organização do evento a utilizar a obra de sua autoria em publicação impressa, digital, Internet, em seus veículos institucionais e documentos editados ou em qualquer outro meio de comunicação.

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Resultados das avaliações

Os resultados das avaliações serão enviados até as 23h59min do dia 09/10/2021, diretamente nos e-mails dos autores.

A versão final dos resumos expandidos aprovados com ressalvas devem ser enviadas até 13/10/2021.

Apresentações dos Trabalhos

Os resumos expandidos devem ser apresentados de acordo com template elaborado pela comissão organizadora.

Os trabalhos serão apresentados de forma síncrona nos respectivos Grupos de Trabalhos nos dias 25 (13h30min - 17h) e 26/10/2021 (13h30 - 16h30min).

Em breve (até o dia 18/10/2021) será disponibilizada a ordem das apresentações. 

Somente os trabalhos apresentados no Evento serão publicados nos Anais do I SIPPE ACAFE.

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Programação dos Grupos de Trabalhos

Dia 25 de outubro de 2021  - 13h30min às 17h

GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica

Sala 01 - meet.google.com/mvr-rmcj-tcs

Coordenador: Prof. Dr. Jaime Farias Dresch (PPGE/UNIPLAC)

Mediadora: Profa. Dra. Ediene do Amaral Ferreira (PPGE/UNIVALI)

Monitora: Joice Kelly de Oliveira Macedo Silva

Autor

Título do Trabalho

Naiara Gracia Tibola, Tânia Regina Raitz, Neidimar Vieira Lopes Gonzales

OS JOVENS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO NOTURNO E SUA RELAÇÃO COM À EDUCAÇÃO E O TRABALHO

Gustavo Cezar Waltrick,

Madalena Pereira da Silva

A RELIGAÇÃO DOS SABERES E REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM CAMINHO PARA IMPLEMENTAR PROPOSTAS INTERDISCIPLINARES VIA FORMAÇÃO COLABORATIVA DE PROFESSORES

Sara Tannus Vieira,

Celso Kraemer

HABILIDADES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL A PARTIR DE CONTEXTOS SOCIOECONÔMICOS E PROPOSTAS PEDAGÓGICAS DISTINTAS

Lucimara Medeiros Fucks Camargo Mendes,

Madalena Pereira da Silva

A RELAÇÃO ENTRE OS PAIS/MÃES ADOLESCENTES E O CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR NA PERSPECTIVA DAS PROFESSORAS

João Daniel Muniz Marques,

Marialva Linda Moog Pinto

O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR EM SUA HISTORICIDADE

Sandra Mara Fernandes,

Jaime Farias Dresch

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CENÁRIO PANDÊMICO

Marcele Antunes de Oliveira,

Jaime Farias Dresch

AFETIVIDADE: A RELEVÂNCIA DA RELAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO COMO FATOR ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica

Sala 02 - meet.google.com/bkd-ixje-jhg

Coordenadora: Profa. Dra. Virginia Tavares Vieira (PPGE/UNIPLAC)

Mediador: Prof. Dr. Joel Cezar Bonin (PPGEB/UNIARP)

Monitor: José Claudio Mezzalira

Autor

Título do Trabalho

Maurício Marchi,

Madalena Pereira da Silva

UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA-PILOTO DO ESTADO DE SANTA CATARINA

Zenaide da Rocha Fragata Miranda,

Márcia de Souza Lehmkuhl

ENSINO DE LIBRAS: REDE DE COMUNIDADE APRENDIZ

Lucelia Izabel Fraga Krelling,

Jane Mery Richter Voigt

CURRÍCULO DO NOVO ENSINO MÉDIO E SEUS ITINERÁRIOS FORMATIVOS: O PAPEL DO PROJETO DE VIDA COMO COMPONENTE CURRICULAR PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS

Rosemery Alves Cardozo Marinho

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Joice Kelly de Oliveira Macedo Silva,

Jaime Farias Dresch

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL FUNDAMENTADAS PELOS DOCUMENTOS CURRICULARES DE SANTA CATARINA

Claudia Maris Coelho Pezzi,

Lucia Ceccato de Lima

GESTÃO SOCIOAMBIENTAL E INDICADORES EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Andréia Stochero Binelo,

Marilandi Maria Mascarello Vieira

A PARTICIPAÇÃO DOCENTE NA ELABORAÇAO E INTERPRETAÇÃO DO CURRÍCULO:  CONHECIMENTO, AVALIAÇÃO E ADESÃO

GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas

Sala 03 -meet.google.com/mhg-gkvv-qfw

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Selma Grosch (PPGE/UNIPLAC)

Mediadora: Profa. Dra. Caroline Elizabel Blaszko (PPGEB/UNIARP)

Monitora: Adriana Derossi

Autor

Título do Trabalho

Angelita Aparecida De Souza Vieira,

Adriana Derossi,

Maria Selma Grosch

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS: CONSIDERAÇÕES SOBRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS

Suzi Laura da Cunha,

Odilon Luiz Poli

O PROJETO "EDUCAÇÃO PARA VALORES" NO CURSO DE PEDAGOGIA

Renata Barbosa Nunes,

Lília Aparecida Kanan,

Jaime Farias Dresch

EDUCAÇÃO SEXUAL NO ESPAÇO ESCOLAR: TEORIAS E TEÓRICOS QUE SE DESTACAM NAS PRODUÇÕES BRAILEIRAS

Joely Leite Schaefer,

Marlene Zwierewicz

DA FORMAÇÃO CONTINUADA A PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES E ECOFORMADORAS NA ALFABETIZAÇÃO: EXPERIÊNCIAS COMPROMETIDAS COM A AGENDA 2030 PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Susane da Costa Waschinewski

JESSY CHEREM (1929-2014): PERCURSOS DA PROFESSORA CATARINENSE E SEU ARQUIVO EM TRÊS TEMPOS

Alcione Ziliotto,

Odilon Luiz Poli

PERFORMATIVIDADE E IDENTIDADE DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO

Eliana Regina Cardoso da Rosa,

Antonio Serafim Pereira

PROTAGONISMO DA CRIANÇA: NARRATIVAS DAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas

Sala 04 - meet.google.com/xnf-tsvv-hoc

Coordenadora: Profa. Dra. Rita Buzzi Rausch (PPGE/FURB e PPGE/UNIVILLE)

Mediadora: Profa. Dra. Marly Krüger de Pesce (PPGE/UNIVILLE) e Profa. Dra. Sandra Cristina Vanzuita da Silva (PPGE/UNIVALI)

Monitor: Angelita Aparecida De Souza Vieira

Autor

Título do Trabalho

Leila Laís Gonçalves,

Graziela Fatima Giacomazzo

FORMAÇÃO DOCENTE NA CIBERCULTURA: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EDUCOMUNICATIVAS NA PERSPECTIVA DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO

Yara Castro De Borba,

Virginia Tavares Vieira

A POTÊNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Paulo Roberto Dalla Valle,

Ricardo Rezer

PRÁTICA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: ENTRE DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Andréia Roncáglio Geraldo,

Rita Buzzi Rausch

PROCESSOS FORMATIVOS DAS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Cristiani Massuchetti,

Madalena Pereira da Silva

A TOTALIDADE DE DAVID BOHM NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Barbara Alves Ribeiro Marques,

Rita Buzzi Rausch

PRÁTICAS DE DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORAS INICIANTES E EXPERIENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Rosana Mara Koerner,

Adriana Fischer

GÊNEROS DISCURSIVOS EM CURSOS DE LICENCIATURAS DE SANTA CATARINA: O DIZEM OS PROFESSORES

Caroline Elizabel Blaszko,

Claudinéia Aparecida Alves Buch

A HORTA COMO CENÁRIO PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS TRANSDISCIPLINARES E ECOFORMADORAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

GT 04 - Políticas e processos educativos na educação superior

Sala 05 - meet.google.com/rbv-xirc-yrf

Coordenadora: Profa. Dra. Marialva Moog Pinto (PPGE/UNIPLAC)

Mediadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Pinto Almeida (PPGE/UNOESC)

Monitora: Paloma Borges Pietro

Autor

Título do Trabalho

Rita de Cássia Pessoa Nocetti

EDUCAÇÃO E CURRÍCULO NO ENSINO JURÍDICO EM TEMPOS DE DESTERRITORIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO

Valdenir Barbosa da Cruz,

Graziela Fatima Giacomazzo

INOVAÇÃO CURRICULAR E PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE SOBRE AS AÇÕES DOCENTES

Gislene dos Santos Sala,

Morgana Bada Caldas,

Gildo Volpato

O ENSINO SUPERIOR NO PLANO MUNICIPAL DE CRICIÚMA: UMA ANÁLISE DAS METAS 12 E 13 A LUZ DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Gabriel Reis Schinkel,

Tânia Regina Raitz

A IMPORTÂNCIA DA REFLEXIVIDADE NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁTICA LABORAL DE ESTUDANTES E EGRESSOS DA BIOMEDICINA

Paloma Borges Pietro,

Lília Aparecida Kanan

CONTRIBUIÇÕES DAS OBRAS DE BUKOWSKI (2002) E CAIO FERNANDO ABREU (2010) À PREVENÇÃO DO SUICÍDIO ENTRE JOVENS

GT 05 - Educação, territorialidade e processos socioculturais

Sala 06 - meet.google.com/aft-jziv-uyh

Coordenador: Prof. Dr. Geraldo Augusto Locks (PPGE/UNIPLAC)

Mediador: Prof. Dr. Leonel Piovezana (PPGE/UNOCHAPECÓ)

Monitora: Suzane Faita

Autor

Título do Trabalho

Suzane Faita,

Geraldo Augusto Locks

A DITADURA CIVIL-MILITAR EM LAGES, SC:   UMA (RE) CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA COLETIVA (1964-1985)

Inês Maria Gugel Dummel,

Joel Haroldo Baade

TRAJETÓRIAS DE VIDA E PROJETOS DE FUTURO DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO MEIO-OESTE CATARINENSE EM MEIO A UMA SOCIEDADE LÍQUIDA

Brigitte Klemz Jung,

Adolfo Ramos Lamar

A TEORIA DA EDUCAÇÃO COMPARADA NA PERSPECTIVA DE JÜRGEN SCHRIEWER

Léia kelly Rodrigues da Silva,

Geraldo Augusto Locks

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENTRAVES E POSSIBILIDADES

Vanderleia Santolin,

Circe Mara Marques

A PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS IMIGRANTES/REFUGIADAS NAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

GT 06 - Educação ambiental na contemporaneidade

Sala 07 - meet.google.com/mrs-ncbe-jkr

Coordenadora: Profa. Dra. Lucia Ceccato de Lima (PPGE/UNIPLAC)

Mediadora: Profa. Dra. Profa Elzira Maria Bagatin Munhoz (PPGE/UNIVILLE)

Monitora: Ticiana Dutra

Autor

Título do Trabalho

Miriam da Conceição Martins,

Carlyle Torres Bezerra De Menezes

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRESERVAÇÃO DA RESERVA BIOLÓGICA ESTADUAL DO AGUAÍ

Silvane Soligo Rodrigues,

Neiva Furlin

A IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE UM MUNICÍPIO DO MEIO OESTE CATARINENSE

Patricia Branco Feltrin,

Lucia Ceccato de Lima

CONHECIMENTOS INTERDISCIPLINARES PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS ENSINO FUNDAMENTAL

Regine dos Santos,

Lucia Ceccato de Lima

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Liliane Cristina Dias,

Lucia Ceccato de Lima

ATIVIDADE FÍSICA E ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

Kátia lira Oliveira,

Rodrigo Diaz Soler

PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DA INFÂNCIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EXPERIÊNCIAS DE SI A PARTIR DE UMA ESCOLA E UM LIXÃO

Ticiana Dutra,

Lucia Ceccato de Lima

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS

GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia

Sala 08 - meet.google.com/szg-ocke-oww

Coordenadora: Profa. Dra. Madalena Pereira da Silva (PPGE/UNIPLAC e PPGEB/UNIARP)

Mediadora: Profa. Dra. Graziela Fatima Giacomazzo (PPGE/UNESC)

Monitora: Grasielle Batista Branco

Autor

Título do Trabalho

Adriano França

MÍDIAS DIGITAIS E ACESSO À EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DE ESTUDANTES NA PANDEMIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PERIFERIA

Letícia Cassiano Kataniwa,

Marly Krüger de Pesce

SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS PARA O ENSINO A DISTÂNCIA EM GASTRONOMIA

Suély Colaço Chaves Muniz,

Marialva Moog Pinto

BALANÇO DAS PRODUÇÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DOS CONCEITOS DE GEOMETRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

João Eduardo Lamim,

Marly Krüger de Pesce

PRÁTICAS EDUCATIVAS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: POSSIBILIDADES DE COLABORAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ESTUDANTES

Lislaine Paula Queiróz Ferreira,

Madalena Pereira da Silva

EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM FOCO NA ACESSIBILIDADE ESPACIAL NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Grasielle Batista Branco,

Marialva Moog Pinto

BALANÇO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO EM FOCO

GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva

Sala 09 - meet.google.com/wyk-jdjp-adg

Coordenadora: Profa. Dra. Mareli Eliane Graupe (PPGE/UNIPLAC)

Mediador: Prof. Dr. Celso Kraemer (PPGE/FURB)

Monitora: Thayse Melo Borges

Autor

Título do Trabalho

Andreza De Oliveira,

Älex Sander da Silva

ARTE-EDUCAÇÃO COM MULHERES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE O PROJETO ADINKRAS NO MUNICÍPIO FORQUILHINHA/ SANTA CATARINA

Samantha Jacomel,

Neiva Furlin

DOCÊNCIA FEMININA E RELAÇÕES DE GÊNERO: UM ESTUDO SOBRE A PARTICIPAÇÃO FEMININA NOS CURSOS DE DIREITO DE UMA UNIVERSIDADE DO MEIO OESTE CATARINENSE.

Bianca Rodrigues Camargo,

Virgínia Tavares Vieira

ESCOLA, SURDOCEGUEIRA E EXPERIÊNCIA: REVISÃO DE LITERATURA

Marcelo dos Santos Silva,

Rodrigo Diaz De Vivar Y Soler

ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO GRUPO DE TRABALHO (GT23) - GÊNERO, EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE DA ANPED NACIONAL NO PERÍODO DE 2017 A 2019.

Jennifer de Lima Cardozo Dias

EDUCAÇÃO E FEMINISMO: O TRABALHO DOCENTE NO COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA A MULHER

KELES GONCALVES DE LIMA,

Ana Cláudia Delfini

JUVENTUDES, CAMPO RELIGIOSO E GÊNERO: CONTRIBUIÇÕES PRELIMINARES DE UMA REVISÃO DE LITERATURA


Dia 26 de outubro de 2021  - 13h30min às 16h30min

GT 01 - Educação, políticas públicas e currículo na/da educação básica

Sala 01 - meet.google.com/nsb-saky-buj

Coordenador: Prof. Dr. Jaime Farias Dresch (PPGE/UNIPLAC)

Mediadora: Profa. Dra. Verônica Gesser (PPGE/UNIVALI)

Monitora: Vitoria Cifuentes Barros

Autor

Título do Trabalho

Juciléia Fontanella,

Rafael Rodrigo Mueller

O PROJETO DE VIDA COMO COMPONENTE DO CURRÍCULO BASE DO ENSINO MÉDIO NO TERRIOTÓRIO CATARINENSE: ANÁLISE DOS SEUS LIMITES E DAS SUAS POSSIBILIDADES

José Antonio Dias,

Geraldo Augusto Locks

REPENSANDO TEÓRICA E METODOLOGICAMENTE O COMPONENTE CURRICULAR DE GEOGRAFIA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE LAGES, SC, A PARTIR DE UM GRUPO DE ESTUDOS DE PROFESSORES

Daiane Caetano Costa de Aquino,

Tânia Regina Raitz

CARACTERIZAÇÃO DO COMPONENTE CURRICULAR PROJETO DE VIDA PARA O “NOVO ENSINO MÉDIO” EM SANTA CATARINA

Jussani Derussi,

Marilandi Maria Mascarello Vieira,

Elcio Cecchetti

O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC) COMO INDUTOR DO CURRÍCULO DE ALFABETIZAÇÃO

Bárbara Macedo,

Adolfo ramos lamar

A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NO BRASIL E NO MÉXICO:  A TENSÃO ENTRE O GLOBAL X LOCAL A PARTIR DA TEORIA DECOLONIAL (2013 A 2019)

Francine Lunardi Calegari,

Antonio Serafim Pereira

TURISMO E FORMAÇÃO DOS EDUCANDOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GRAVATAL/SC: VISÃO DE EQUIPES GESTORAS DAS SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E TURISMO

GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas

Sala 02 - meet.google.com/euv-oops-dnh

Coordenadora: Profa. Dra.Maria Selma Grosch (PPGE/UNIPLAC)

Mediadora: Profa. Dra. Valéria Ferreira (PPGE/UNIVALI)

Monitora: Andrea Prestes Xavier

Autor

Título do Trabalho

Andrea Prestes Xavier,

Maria Selma Grosch

A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA FASE DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS

Dariana Medeiros Andrade Salaman,

Madalena Pereira da Silva

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ECOFORMADORAS: UMA PROPOSTA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Thatiana Daboit Arruda Sá,

Maria Selma Grosch,

Madalena Pereira da Silva

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES SOBRE O USO DAS TICS NAS PRÁTICAS DOCENTES NO ESPAÇO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Paula Salvatori,

Allan Henrique Gomes,

Aliciene fusca machado cordeiro

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E PESQUISA DOCUMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES TEÓRICAS

Alana Silveira da Silva,

Linara Mafessolli Xavier,

Adriana Fischer

“IT IS FORECAST AN ICE STORM”: ANÁLISE DO ENSINO E APRENDIZADO DE LÍNGUA INGLESA DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19

Rodrigo Uliano,

Rafael José Bona

CINEMA, LITERATURA E EDUCAÇÃO: PROPOSTA PARA APLICAÇÃO DE BRANCA DE NEVE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Janemar Aparecida Dalfovo Stasiak,

Caroline Elizabel Blaszko

SABERES CULTURAIS ADVINDOS DAS FAMÍLIAS E A ARTICULAÇÃO COM AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ALGUMAS REFLEXÕES

Gislene Francisconi de Costa,

Graziela Fatima Giacomazzo

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas

Sala 03 - meet.google.com/xee-wabz-fic

Coordenador : Prof. Dr.Geraldo Augusto Locks (PPGE/UNIPLAC)

Mediadora: Profa. Dra. Marilandi Maria M. Vieira (PPGE/UNOCHAPECÓ)

Monitora: Suzane Faita

Autor

Título do Trabalho

Maive Cardoso Padilha Ventura,

Geraldo Augusto Locks

PERCEPÇÕES DAS FAMÍLIAS ACERCA DA ATUAÇÃO DA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Bruna Dos Santos Zanoni,

Geraldo Augusto Locks

O COMPONENTE CURRICULAR DA EDUCAÇÃO FÍSICA - PERCEPÇÕES DA COMUNIDADE ESCOLAR

Nadia Aparecida de Lima Coser

A LITERATURA INFANTIL CONTEMPORÂNEA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES/AS

Fernanda Carla Dias Vicenzi,

Marilandi Maria Mascarello Vieira

CURSO DE PEDAGOGIA: EPISTEMOLOGIA, IDENTIDADE E CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Sandra Ciane Prawucki Micheluzzi,

Joel Haroldo Baade

OS PRINCÍPIOS DE ECOFORMAÇÃO NA ATUAÇÃO DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE MUNICIPAL DE MASSARANDUBA: PROPOSTA FORMATIVA PARA ARTICULADORES PEDAGÓGICOS

Erone Hemann Lanes,

Joce daiane Borilli Possa,

Simone Pedersetti

AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCURSOS POSSÍVEIS

Elen Cristina Werner Padilha

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DA EXPRESSÃO ORAL DAS CRIANÇAS BEM PEQUENAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

GT 02 - Formação de professores, pesquisa e práticas pedagógicas

Sala 04 - meet.google.com/hxm-vasa-rrj

Coordenadora: Profa. Dra. Marcia Regina Selpa Heinzle (PPGE/FURB)

Mediadora: Profa. Dra. Vera Lúcia Simão (PPGEB/UNIARP)

Monitora: Adriana Derossi

Autor

Título do Trabalho

Joana Koscianski dos Santos,

Graziela Fatima Giacomazzo

PERSPECTIVAS FORMATIVAS E CONCEITUAIS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE SANTA CATARINA PARA INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Elizabeth de Araújo Cavalcante,

Ana Cláudia Delfini

ANÁLISE DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 NA MODALIDADE REMOTA: ESTUDO  DA EXPERIÊNCIA DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA NO IFCE CAMPUS IGUATU

Luciane Wayss Staffen,

George Saliba Manske

EDUCAÇÃO INFANTIL: CONECTAR-SE À INTERNET OU BRINCAR NO PARQUE

Jonatas Marcos da Silva Santos

A ORGANIZAÇÃO COMO CARACTERÍSTICA DA TEORIA DA AÇÃO DIALÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Cristiane Elizabeth Gabiec,

Joel Haroldo Baade

OFICINAS DE MATEMÁTICA PARA FUTUROS ALFABETIZADORES A ARTE DE APRENDER PARA PODER ENSINAR

Andreia Do Carmo,

Julice Dias

AVALIAÇÃO DE CONTEXTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE O TRABALHO PEDAGÓGICO EM UMA INSTITUIÇÃO EDUCATIVA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FLORIANÓPOLIS/SC

Marlene Eggert,

José Marcelo Freitas de Luna

POR UM CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA DE ESTUDANTES IMIGRANTES

GT 03 - Educação, ambiente, saúde, inclusão e política pública

Sala 05 - meet.google.com/txc-zywa-krc

Coordenadora: Profa. Dra. Lilia kanan (PPGE/UNIPLAC)

Mediador: Prof. Dr. George Saliba Manske (PPGE/UNIVALI)

Monitora: Renata Barbosa Nunes

Autor

Título do Trabalho

Suzy Mara Aidar Pereira,

Fábio Hecktheuer

TRABALHO DOCENTE E PANDEMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Eliane Correa Costa,

Geraldo Augusto Locks

VULNERABILIDADE SOCIAL:  A DISCUSSÃO DE UM CONCEITO ABRANGENTE NA PESQUISA EDUCACIONAL

Patrícia Tatiana Raasch,

Rodrigo Diaz De Vivar Y Soler

O ABANDONO ESCOLAR COMO EXPERIÊNCIA ESCOLAR: CARTAS ESCRITAS POR JOVENS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO VALE DO ITAJAÍ

Ivete de Oliveira Fontoura,

Virgínia Tavares Vieira

NARRATIVAS DE SI NA COMPOSIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DE MULHERES PRESAS

Viviane de Lourdes Costa Rosa dos Santos,

Jaime Farias Dresch

A REMUNERAÇÃO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Ana Patricia Ramos,

Maria Selma Grosch,

Mareli Eliane Graupe

AS JOVENS DO CAMPO: NARRATIVAS SOBRE CULTURA FAMILIAR E EXPECTATIVAS SOBRE CARREIRA E TRABALHO

GT 07 - Educação, comunicação e tecnologia

Sala 06 - meet.google.com/xje-xwyy-pzr

Coordenadora: Profa. Dra. Madalena Pereira da Silva (PPGE/UNIPLAC e PPGEB/UNIARP)

Mediadora: Prof. Dr. André Luís Alice Raabe (PPGE/UNIVALI)

Monitora: Grasielle Batista Branco

Autor

Título do Trabalho

Dionéia Walter Sagaz,

Madalena Pereira da Silva,

Marialva Linda Moog Pinto

LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

Caroline Reck,

Madalena Pereira da Silva

TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Kariane Batistello,

Odilon Luiz Poli

INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS) NO CONTEXTO ESCOLAR

Aline Lucielle Silva

TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ARTEFATO SOCIOCULTURAL PARA ENVOLVER OS JOVENS NOS ESTUDOS

Eduarda Mayara Demeneck de Figueiredo,

Geraldo Augusto Locks

A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PROFISSIONAL DE TELEJORNALISMO NA ERA PÓS-PANDEMIA DE CONVERGÊNCIA DIGITAL

GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva (7)

Sala 07 - meet.google.com/kev-ibyz-tqc

Coordenadora: Profa. Dra. Mareli Eliane Graupe (PPGE/UNIPLAC)

Mediadora: Profa. Dra. Tania Mara Zancanaro (PPGE/UNOCHAPECÓ)

Monitora: Fabiola Pereira Machado da Silva

Autor

Título do Trabalho

Fabiola Pereira Machado da Silva

VIOLÊNCIAS DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA

Taina Pereira,

Vidalcir Ortigara

AS QUESTÕES DE GÊNERO SOB UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA: IMPLICAÇÕES PARA O ÂMBITO DA EDUCAÇÃO

Angela Maria Crotti da Rosa,

Levi Hülse

O IMPACTO DA ALFABETIZAÇÃO NO COTIDIANO DAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA MULHERES MIL NO IFC - CAMPUS VIDEIRA

Marcelo Blanck

TEORIA QUEER E EDUCAÇÃO

Eloisa Bido,

Neiva Furlin

AS QUESTÕES DE GÊNERO NÃO ESTÃO NA ESCOLA PÚBLICA? PEDAGOGIAS DE GÊNERO VERSUS O PROJETO NEOCONSERVADOR PARA POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Aleandra Defaveri Cristova,

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski

EXPECTATIVAS FAMILIARES SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL PADRONIZADO E OS PROGRAMAS DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE

Lais Rodrigues Candeia Campagnolo,

Neiva Furlin

A “IDEOLOGIA DE GÊNERO” NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS: OS PROJETOS LEGISLATIVOS APRESENTADOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS DO BRASIL (2011-2020)

GT 08 - Gênero, diversidade e educação inclusiva

GT 09 - Educação antirracista, práticas e políticas públicas

Sala 08 - meet.google.com/tpr-ydmk-vba

Coordenadora: Profª Me. Nanci Rosa (NEAB - UNIPLAC) e Profª Dra. Maria Helena Tomaz (NEAB – UDESC)

Mediadora: Profa. Dra. Ana Claudia Delfini (PPGE/UNIVALI)

Monitora: Thayse Melo Borges

Autor

Título do Trabalho

 

 

Anne Caroline Da Silva,

Aliciene fusca machado cordeiro,

Allan Henrique Gomes

VIVÊNCIAS DO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES NEGROS COM DEFICIÊNCIA E DE SUAS FAMÍLIAS

Daniele Claudia Miranda,

Sonia Maria Ribeiro

TERMINALIDADE ESPECÍFICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UM OLHAR ATENTO PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA

André Luiz Corrêa de Brito,

Andrea Soares Wuo

O PARADIGMA DA NEURODIVERSIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: RESULTADOS PARCIAIS DE UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Nanci Rosa,

Carolina Corbellini Rovaris

A PESQUISA COMO AÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO NEAB/NEU ENTRE OS ANOS DE 2017 A 2020 EM LAGES/SC

Cintia Dos Santos,

Graziela Fatima Giacomazzo

EDUCAÇÃO E ANTIRRACISMO: O PROGRAMA PROTAGONISTAS SEM FRONTEIRAS COMO AÇÃO EDUCOMUNICATIVA ANTIRRACISTA

Thayse Melo Borges,

Mareli Eliane Graupe

“MENINAS PRA CÁ, E MENINOS PRA LÁ”: A ORGANIZAÇÃO BINÁRIA DAS BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Virginia Avelar Souza Carneiro

SENTIDOS DO TRABALHO E DAS RELAÇÕES DE GÊNERO PELAS MULHERES AGRICULTORAS DA COMUNIDADE BOM JESUS NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO/RONDÔNIA

GT 10 - Arte, memória e filosofia na educação

Sala 09 - meet.google.com/ngj-ywma-hyk

Coordenadora: Profa. Dra. Virginia Tavares Vieira (PPGE/UNIPLAC)

Mediador: Prof. Dr. Joel Haroldo Baade (PPGEB/UNIARP)

Monitor: José Claudio Mezzalira

Autor

Título do Trabalho

 

 

Ketlin Braatz,

Celso Kraemer

FILOSOFIA DA INFÂNCIA FRENTE AO NEOLIBERALISMO

Amalhene Baesso Reddig

PATRIMÔNIOS, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DA EDUCAÇÃO NOS ACERVOS ESCOLARES DE SANTA CATARINA

Fabrício Filisbino,

Celso Kraemer

A EDUCAÇÃO A PARTIR DAS ARTICULAÇÕES ENTRE O MESMO E O OUTRO

Janainna da Silva,

Carla Carvalho

PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS: EM ANÁLISE A EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BLUMENAU

Gabriel Pessi da Rolt,

Diênifer Leal Moraes,

Vidalcir Ortigara

A INCLUSÃO DAS EMOÇÕES NA ESTRUTURA DA ATIVIDADE HUMANA: UMA ANÁLISE DAS MANIFESTAÇÕES DA GINÁSTICA

José Claudio Mezzalira,

Marialva Linda Moog Pinto,

Virginia Tavares Vieira

RELAÇÃO ENTRE AS INTERPRETAÇÕES DA LEGISLAÇÃO PARA O ENSINO DE MÚSICA E AS PRÁTICAS CURRICULARES NACIONAIS

Mirtes Antunes Locatelli Strapazzon,

Silvia Sell Duarte Pillotto

PAISAGEM SONORA NO MUSEU: UMA EXPERIÊNCIA COM AS INFÂNCIAS

Ricardo José Mezzomo,

Celso Kraemer

EPISTEMOLOGIA DO PROJETO DE VIDA NO ENSINO MÉDIO EM ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DE BLUMENAU (SC).


Oficinas

Abertura Oficina Colaborativa
Quarta-feira, 13 de outubro·7:00 até 7:30pm
Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/mif-gbwz-vsb

Oficina de texto e transcrição
Quarta-feira, 13 de outubro·7:30 até 9:00pm
Com Lucas Pagani e Kênia Marques
Pelo Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/jjb-wfvt-dpf

Oficina de podcast
Quinta-feira, 14 de outubro·6:00 até 8:00pm
Com Mariana Roncale
Pelo Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/sti-mkbf-bkx

Oficina de designer
Quinta-feira, 14 de outubro· 8:00 até 10:00pm
Com Bárbara Zanoni
Pelo Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/ehz-fjkq-bnq

Encerramento das oficinas
Sexta-feira, 15 de outubro·7:00 até 8:00pm
Encerramento das oficinas
Pelo Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/hsh-yygk-byu

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Publicações

As pesquisas socializadas no I Sippe Acafe estão sistematizadas nos Anais do Evento e no e-Book.

Anais do I Sippe Acafe

e-book do Sippe Acafe

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}