IX SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID  III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

IX SEMINÁRIO INSTITUCIONAL PIBID III SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Chegou a hora de nos encontrarmos para que possamos dialogar, esperançar e in-ventar com docências e espaços colaborativos entre universidade e escola. Valendo-nos de contextos, desafios e práxis colaborativas na formação de professores/as, nos alegramos em apresentar o IX Seminário Institucional PIBID e III Seminário Institucional da Residência Pedagógica como iniciativas conjuntas das coordenações institucionais do PIBID e RP da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

O evento acontecerá no período de 16 a 18 de março de 2022, de maneira remota, com o objetivo de reunir professores/as da educação básica, estudantes de licenciatura, pesquisadores/as da Educação Básica e Superior, estudantes de pós-graduação, formadores/as de professores/as e pesquisadores/as, com a finalidade de discutir os contextos, desafios e práxis colaborativas entre a universidade e escola, bem como seus atravessamentos com a formação docente; socializar ações realizadas pelos projetos do PIBID e RP da edição 2020; realizar o encerramento da edição 2020 dos programas na UFU. 

O tema central dos seminários é Formação docente: contextos, desafios e práxis colaborativas entre universidade e escola. Dentre as atividades programadas para o evento destacam-se: palestras, interlúdios, atividades culturais, sessões de apresentação de trabalhos completos ou resumos expandidos.

Nesta edição teremos os interlúdios, que são espaços de diálogos na composição de redes que certamente nos provocarão discussões e pensamentos coletivos com/na formação de professores/as - os Interlúdios.

Inscrições

As inscrições serão realizadas pelo sistema da Fundação de Apoio Universitário

Siga as instruções de cadastramento e gere o boleto para o pagamento da taxa de inscrição

A submissão de trabalhos deverá ser realizada pela plataforma da Even3.

Link de Inscrição

ATENÇÃO!

A publicação dos trabalhos está condicionada ao pagamento da taxa de inscrição — na devida modalidade — do/a autor/a e dos/as  co-autores/as. 

A comissão organizadora agradece a participação de todos/as

Envio de trabalhos/Avaliação

Nesta edição do evento os/as participantes poderão encaminhar seus trabalhos em duas modalidades, sendo estas:

Resumos expandidos - texto com seções: título, introdução, desenvolvimento, considerações finais, palavras-chave e referências. Formatação: parágrafo de 1,25 cm. Fonte Arial, tamanho 12, parágrafo justificado; espaçamento 1,5, mínimo de 2 e máximo de 4 páginas (considerando as figuras, citações e referências); margens: superior e inferior – 2,5 cm; esquerda e direita – 3,0 cm.


Palavras-chave: Inserir de três a cinco palavras-chave. Para separá-las, utilize ponto e vírgula. Não utilize palavras que estejam no título do trabalho. 


Download Template Resumo Expandido


Trabalhos completos - texto com seções: resumo (com palavras chaves), introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. O resumo (Fonte Arial, tamanho 12, parágrafo justificado; espaçamento 1,0) deverá conter o foco temático, objetivo, metodologia, resultados e considerações finais do trabalho. O número mínimo de palavras é 150 e o máximo é 200. Formatação do texto: parágrafo de 1,25 cm. Fonte Arial, tamanho 12, parágrafo justificado; espaçamento 1,5, mínimo de 6 e máximo de 10 páginas (considerando as figuras, citações e referências); margens: superior e inferior – 2,5 cm; esquerda e direita – 3,0 cm. 

Palavras-chave: Inserir de três a cinco palavras-chave. Para separá-las, utilize ponto e vírgula. Não utilize palavras que estejam no título do trabalho.


Download: Template Trabalhos Completos


Os trabalhos dos/as participantes comporão os Grupos de Trabalhos vinculados aos eixos temáticos do evento, dentre os listados a seguir:


1. Formação docente: programas e políticas de formação; práticas de formação para diferentes níveis e modalidades de ensino; identidades, histórias, saberes e fazeres docentes; práticas reflexivas.


2. Diferenças, multiculturalismo, interculturalidade: estudos e experiências acadêmico-científicos sobre as questões de gênero, sexualidade, direitos humanos, raça/etnia e inclusão no ambiente escolar; políticas de ações afirmativas e educação.


3. Políticas educacionais: contextos e impactos de políticas públicas para a Educação em diferentes níveis e modalidades de ensino; legislação educacional; Diretrizes Curriculares Nacionais da Formação de Professores/as (DCN); BNCC; BNC-Formação; reforma do Ensino Médio; financiamento de ações educacionais; Programa Nacional do Livro e do Material Didático; políticas e reformas curriculares; inovação educacional; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social. 


4. Processos e materiais educativos: unidades e sequências didáticas; atividades lúdicas; dinâmicas para trabalhos em grupo; livros didáticos, paradidáticos, jogos; atividades práticas experimentais; relações entre arte e ciência; planejamento e produção de recursos didáticos; objetos virtuais de aprendizagem; Regime Especial de Atividades Não-Presenciais - Plano de Estudos Tutorados - MG.


5. Tecnologias da informação e comunicação: planejamento. construção e avaliação de recursos mediados por tecnologias; materiais multimídia e hipermídia, recursos audiovisuais e tecnologias digitais; ensino remoto e pandemia; relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; políticas e práticas de divulgação e comunicação científica; educação em espaços não-formais; inclusão digital; feiras e exposições de conhecimento.


6. Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos: aspectos cognitivos, sociais, afetivos e culturais; alfabetização; interações discursivas e argumentação na educação; leitura e escrita; ambientes de aprendizagem; aprendizagem colaborativa; modelos e modelagens; interdisciplinaridade; ensino por investigação; experimentação e aprendizagem de habilidades científicas; letramento e alfabetização científica.


7. Avaliação: aspectos metodológicos de avaliação; indicadores de desempenho e avaliação; abordagens e práticas de avaliação; olimpíadas de Matemática e outras áreas do conhecimento.


A indicação dos eixos deve ser realizada no ato da inscrição no item "Área temática".


ATENÇÃO - Os textos devem ser adequados ao template do evento que poderá ser baixado no ato da submissão dos trabalhos. Trabalhos submetidos em desacordo com as normas e/ou fora do template serão rejeitados.




Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes e Coordenadores/as de GT

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

O evento é uma promoção das seguintes instituições

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}