Sobre o evento
O Seminário de Integração dos Técnicos Administrativos em Educação (SINTAE UFRJ 2026) é um evento local, aberto a pessoas interessadas de todo o país, que reúne servidoras(es) técnico-administrativas(os) de instituições públicas de ensino superior de diferentes regiões do Brasil.
O seminário tem como finalidade promover o compartilhamento de experiências e práticas do fazer das (os) servidoras (es) técnicos-administrativas(os) desenvolvidas no cotidiano das universidades, favorecendo o diálogo entre áreas diversas de atuação. Ao longo do evento, são apresentadas iniciativas relacionadas à gestão, ao ensino, à pesquisa, à extensão e aos serviços prestados à comunidade acadêmica.
A programação é estruturada por meio de Grupos de Trabalho
(GTs), que organizam as apresentações e discussões por áreas temáticas. Esses
espaços permitem a circulação de experiências institucionais e contribuem para
a reflexão sobre as atividades desempenhadas pelas(os)
técnicas(os)-administrativas(os) no âmbito das universidades públicas.
O SINTAE UFRJ 2026 será realizado entre os dias 19 e 23 de
outubro de 2026, em formato híbrido, com atividades presenciais e transmissões
online, ampliando as possibilidades de participação.
O evento é promovido por uma Comissão Organizadora interinstitucional composta por servidoras(es) técnico-administrativas(os), reforçando o caráter colaborativo da iniciativa.
Para fins de organização do evento, o SINTAE UFRJ 2026 utilizará as modalidades “participante com submissão de trabalho” e “participante sem submissão de trabalho”. A primeira modalidade poderá ser usada em conjunto ou em substituição a nomenclatura "autores". A segunda modalidade substitui a nomenclatura “ouvinte”, adotando uma forma mais inclusiva e adequada à diversidade do público participante.
Inscrição de participante com submissão de trabalho
As inscrições de participante com submissão de resumos estarão abertas no período de::
📅 11/05/2026 a 15/07/2026
No momento da inscrição, a(o) participante deverá selecionar
o Grupo de Trabalho (GT) ao qual deseja submeter o resumo.
Cada GT será organizado conforme a quantidade de trabalhos recebidos e aprovados pelas respectivas Coordenações dos GTs, em conjunto com a Comissão Acadêmica do evento. As datas, horários e distribuição das sessões dos GTs serão divulgados posteriormente, após o encerramento das submissões e consolidação da programação completa.
A inscrição como participante com submissão de trabalho
garante participação no evento, porém os certificados de apresentação de
trabalho e de certificados de participação no evento possuem
critérios distintos previstos no edital e nas normas do evento.
Os trabalhos submetidos serão avaliados pela Comissão
Acadêmica e pelas(os) coordenadoras(es) dos respectivos GTs.
Inscrição de participante sem submissão de trabalho
As inscrições para participante sem submissão de trabalho
estarão abertas de:
📅 11/05/2026 a 23/10/2026
As inscrições poderão ser realizadas pela plataforma Even3
até 23/10/2026. Após esse prazo, novas inscrições estarão sujeitas à
disponibilidade e deverão ser realizadas presencialmente no local e horário do
evento.
Os certificados de participação no evento estarão
condicionados ao cumprimento da frequência mínima de 75% da carga horária total
das atividades acompanhadas, conforme critérios previstos pela organização do
SINTAE UFRJ 2026.
O controle de frequência poderá ocorrer por meio de listas
de presença, registros digitais ou outros mecanismos definidos pela organização
do evento.
Nossa programação completa, bem como início do envio das Cartas de Aceites às (aos) participantes com apresentação de trabalhos, está prevista para a DATA 17/08/2026
Local do Evento
💻 Evento híbrido, com
atividades presenciais e transmissões online.
Informações e Atualizações
📧 sintae@casadaciencia.ufrj.br