I Simpósio Internacional Juventudes e Educação: cenários educacionais em tempos de reformas

I Simpósio Internacional Juventudes e Educação: cenários educacionais em tempos de reformas

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)biográfica

Segunda-Feira, 20 de Maio

Salvador, BA

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

62º Congresso da SOBER

Domingo, 28 de Julho

Palmas, TO

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Idioma

Sobre o Evento

O I Simpósio Internacional Juventudes e Educação: Cenários educacionais em tempos de reformas é um evento internacional promovido pelo Grupo de Pesquisa Educação, Narrativas e Experiência Docente no Ensino e Médio - NARRATIVIDADES e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Juventudes - NUJUVES, ambos vinculados à Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF e ao Programa de Pós-graduação profissional em Sociologia em Rede Nacional - PROFSOCIO. O objetivo do evento é estabelecer articulações entre pesquisadores (as), professores (as) da Educação Básica e estudantes de graduação e pós-graduação na construção de debates e novos entendimentos acerca das questões contemporâneas que colocam as Juventudes e a Educação em destaque no cenário sociopolítico e educacional do país e da América Latina. 

O Simpósio será realizado no período de 06 a 09 de outubro de 2020, em sua primeira edição, trazendo como temática central Cenários educacionais em tempos de reformas. Os resultados pretendidos com o evento são: a)Parceria com grupos de pesquisa, redes colaborativas de pesquisa e formação, secretarias de educação de vários lugares do Brasil e da América Latina; b) Apresentação e publicização de diversas pesquisas e experiências que tomam as Juventudes e os cenários educacionais, de maneira particular o Ensino Médio, como centralidade; c) Autonomia e autoria dos professores do Ensino Médio ao longo da programação do evento: no café sociológico; lançamento de livros, nas coordenações de GTs e na apresentação de trabalhos nas comunicações orais; d) Debate acerca de temáticas pertinentes às demandas dos profissionais da Educação Básica, com foco no Ensino Médio e dos Pesquisadores da Educação; e) Articulação entre alunos da Graduação, Pós-graduação, pesquisadores e professores da Educação Básica; f) Constituição dos trabalhos de pesquisa em rede, particularmente os que se constroem a partir de Narrativas, (Auto)biografias, Etnografia e Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas; g) Produção de Anais com trabalhos completos dos participantes e Livro com a produção dos convidados colaboradores que tenham estudos com aderência à temática de pesquisa em questão.

Fazem parte das instituições organizadoras do evento a Universidad de Antioquia – Colômbia; Universidad de Buenos Aires – Argentina; Universidad Nacional de Mar del Plata – Argentina; Universidad Nacional Pedagógica – México; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Universidade Estadual de Feira de Santana; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano. 

NOTÍCIAS!

O SINJUVE está previsto para ser realizado entre 6 e 9 de outubro do corrente ano (data remarcada), data CONFIRMADA.

Inclusive segue com SUBMISSÕES DE TRABALHO aberta até dia 10.06.2020.

Todavia, considerando todas as medidas de segurança e cuidado com a saúde diante da Pandemia COVID-19; a insegurança e instabilidade quanto ao retorno de atividades com grandes aglomerações; atendendo as recomendações dos órgãos sanitários do país e a OMS, a Coordenação e Comissão organizadora resolve consultá-los quanto a possíveis saídas para a realização do evento.
Solicitamos responder uma das alternativas abaixo elencadas, até o próximo dia 29.05.2020.

A Coordenação e Comissão organizadora, agradece imensamente a compreensão de todxs inscritxs. Estamos trabalhando para realizarmos o SINJUVE da melhor maneira possível!

Solicitamos acessar o link: https://forms.gle/DTPnKjkFqQUnPzQVA 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Inscrição nas atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Áreas temáticas

Juventudes, participação e políticas públicas.

Discute as diversas formas de participação juvenil na contemporaneidade: a perspectiva dos jovens no espaço escolar; nos partidos políticos; movimentos sociais e as formas de expressão utilizadas atualmente pelos jovens, como as redes sociais e outras tecnologias.

 

Juventudes e educação

Aborda diferentes aspectos relacionados à juventude e suas relações com os processos educacionais, focalizando o campo temático da Juventude e o espaço escolar; escolas e as culturas juvenis; políticas e experiências educacionais direcionadas para a juventude em todos os segmentos, níveis e modalidades da educação; os diferentes espaços não formais de educação voltados para a juventude; experiências de formação inicial de jovens da universidade pública; educação no campo; educação para jovens e adultos; educação indígena e quilombola; educação e inclusão; educação à distância para jovens.

 

Juventudes e diversidade

Propõe reflexões sobre a relação entre juventudes e diversidade. Analisa os contextos de diversidade à luz das principais perspectivas teóricas da área: diversidade social, cultural, ideológico, étnico-racial e sexualidade, assim como os demais casos de negação e/ou afirmação de direitos na sociedade.

 

Juventudes e seus territórios (urbanidades e ruralidades)

Aborda diferentes aspectos relacionados às juventudes e suas relações com os processos identitários com foco nas discussões de Juventudes e Identidades; Juventudes do campo; Trajetórias de formação de jovens do campo; Experiências juvenis; Juventudes e Contemporaneidade; Espaços e tempos identitários de jovens urbanos e rurais; questões de violência contra, entre e por populações juvenis urbanas e rurais; apropriação de distintos espaços por jovens, como a rua, a metrópole e o assentamento; mobilidade urbana e rural.

 

Educação inclusiva e os jovens no contexto escolar

Trata de questões concernentes a inserção de jovens com deficiência, transtorno do espectro autista ou altas habilidades / superdotação em espaços formais e informais de educação; seu acesso, participação e aprendizagem; o desenvolvimento e uso de recursos didáticos e pedagógicos acessíveis.

 

Ensino Médio, educação profissional e a formação de jovens

Problematização do Ensino Médio face a formação de jovens na contemporaneidade; Novos desafios para a educação escolar de jovens; qualidade da educação e permanência no sistema escolar; Ensino Médio e a configuração a partir da BNCC; políticas educacionais direcionadas à juventude: Educação Básica, Educação Profissional e Ensino Superior.

 

Experiência pedagógica e formação docente

Problematiza as questões do contexto da prática pedagógica vinculada à formação docente; discute questões vinculadas à formação, aos saberes e a prática pedagógica que toma a experiência como eixo articulador; experiências de iniciação à docência e Residência Pedagógica como possibilidade de formação docente; formação inicial e continuada do docente; práticas pedagógicas inovadoras enquanto experiência formativa.

 

Juventudes, artes e cultura:

Compreende as linguagens artísticas como construções socioculturais, aborda discussões sobre as produções artístico-culturais, nas suas mais variadas linguagens, e sua relação com as juventudes.

 

Juventudes, contemporaneidade e tecnologias:

Aborda as relações das juventudes com a sociedade contemporânea, o desenvolvimento e inovação relacionado às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). As experiências podem estar no campo cultural, das práticas educativas ou nas análises sociais. 


Ensino de Sociologia, juventudes e Ensino Médio:

Discute questões relacionadas ao ensino de Sociologia e sua interface com a juventude. Formação de professores de Sociologia, práticas docentes, recursos e estratégias didáticas voltadas à Sociologia escolar, História do ensino de Sociologia, currículo de Sociologia e a relação dos jovens com a disciplina, são alguns dos temas privilegiados nas discussões pretendidas, além de atentar-se ao debate sobre o Novo Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC e as discussões que circundam o cenário contemporâneo a partir dessas reformas. Ressalta-se que a partir dos trabalhos apresentados neste GT, pretende-se publicar um dossiê sobre Ensino de Sociologia e Juventudes a ser publicado pela revista Café com Sociologia – UFAL. 


Educação e interdisciplinaridade:

Aborda elementos da interdisciplinaridade no ambiente educativo, evidenciando as distintas possibilidades de utilização para potencializar as práticas educativas no intuito das relações complexas em que os diversos contextos educacionais sinalizam. Contempla experiências voltadas para a discussão das questões da contextualização do ensino, transversalidade, inter-trans-multidisciplinaridade e sua relação com o ensino e a aprendizagem, dentro e fora do ambiente da escola e da sala de aula. Atende a propostas que dialoguem com as temáticas: ações de saúde no contexto biopsicossocial, ética, meio ambiente, pluralidade cultural, orientação sexual, educação e trabalho, agroecologia e os impactos no aprendizado de jovens estudantes, bem como sua permanência na escola, efetiva participação em movimentos sociais e êxito educativo.


Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Comitê Científico


1.    Prof. Dr. Adelson Dias de Oliveira - UNIVASF (Coordenador) 

2.    Profa. Dra. Ana Lúcia Gomes da Silva - UNEB

3.    Profa. Dra. Carmen  Sanches Sampaio - UNIRIO

4.    Profa. Dra. Clécia Pacheco - IFSertão – PE

5.    Prof. Dr. Cristiano das Neves Bodart - UFAL

6.    Prof. Dr. Daniel Hugo Suárez - UBA/Argentina

7.    Profa. Dra. Denise Dias de Carvalho Souza - UNEB

8.    Prof. Dr. Fabrício Oliveira da Silva - UEFS

9.    Prof. Dr. Fernando Seffner – UFRGS

10. Prof. Dr. Hanilton Ribeiro de Souza - UNEB

11. Profa. Dra. Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios - UNEB

12. Prof. Dr. José Machado Pais - ULisboa/ Portugal

13. Profa. Dra. Maria da Conceição Passeggi - UFRN/UNICID

14. Prof. Dr. Maximiano Martins de Meireles - UNEB

15. Prof. Dr. Rafael Marques Gonçalves - UFAC

16. Profa. Dra. Simone Piletti Viscarra - UNIVASF

17. Prof. Dr. Tiago Ribeiro da Silva - INES

18. Profa. Dra. Váldina Gonçalves da Costa - UFTM

19. Profa. Vírginia Pereira da Silva de Avila - UPE

20. Prof. Dr. Adalton Marques - UNIVASF

21. Profa. Dra. Maria Carla Corrochano - UFSCAR

22. Prof. Dr. Osvaldo Francisco Ribas Lobos Fernandez - UNEB

23. Prof. Dr. Elmo de Souza Lima - UFPI

24. Prof. Dr. Augusto César Rios Leiro - UNEB

25. Prof. Dra. Mônica Ribeiro da Silva – UFPR

26. Profa. Dra. Helena Amaral da Fontoura - UERJ

27. Profa. Dra. Rita de Cássia Gallego - USP

28. Prof. Dr. Nilton de Almeida Araújo - UNIVASF

29. Prof. Dr. Marcelo Silva de Souza Ribeiro – UNIVASF

30. Profa. Dra. Célia Maria Fernandes Nunes – UFOP

31. Prof. Dr. Luis Gabriel Porta Vasquez – UNMdP/Argentina

32. Prof. Dr. Gabriel Jaime Murillo Arango – UdeA/Colômbia

33. Profa. Dra. Eliana de Barros Monteiro – UNIVASF

34. Profa. Dra. Úrsula Cunha Anecleto – UNEB

35. Prof. Dr. Francisco Ramallo – UNMdP/Argentina

36. Prof. Dr. Nilson Weisheimer – UFRB

37. Prof. Dr. José Antonio Serrano Castañeda – UPN/México

38. Prof. Dr. Juan Mario Ramos Morales – UPN/México

39. Profa. Dra. Danise Grangeiro Gondim – UBA/Argentina

40. Prof. Dr. Paulo César Rodrigues Carrano – UFF

41. Profa. Dra. Rosicleide Araújo de Melo – UNIVASF

42. Profa. Dra. Luciana Duccini – UNIVASF

43. Profa. Dra. Luzânia Barreto Rodrigues – UNIVASF

44. Prof. Dr. José Hermógenes Moura da Costa – UNIVASF

45. Prof. Dr. Odair França de Carvalho – UPE

46. Prof. Dr. Josemar da Silva Martins – UNEB

47. Prof. Dr. Carlos Alberto Batista dos Santos – UNEB

48. Profa. Dra. Jussara Fraga Portugal – UNEB

49. Prof. Dr. Juliano Varela de Oliveira – IFSertão-PE

50. Profa. Dra. Jeanes Martins Larchert – UESC      

51. Prof. Dr. Josenilton Nunes Vieira – UNEB

52. Profa. Dra. Luzineide Dourado Carvalho – UNEB

53. Prof. Dr. Juracy Marques – UNEB

54. Profa. Dra. Paula da Luz Galrão – UNIVASF

55. Prof. Dr. Juarez Tarcisio Dayrell – UFMG

56. Prof. Dr. Pedro Paulo Souza Rios – UNEB

57. Profa. Dra. Paula Cristina Ripamonti – UNCUYO/Argentina

58. Profa. Dra. Leonora Reyes Jedlicki – UChile/Chile

59. Profa. Dra. Flavia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos - UFSM

60. Profa. Dra. Maria Dorath Bento Sodré – UNEB

61. Prof. Dr. Edmerson dos Santos Reis – UNEB

62. Profa. Dra. Dionisia Carballo Vera – UNA/Paraguai

63. Profa. Dra. Jamile Borges da Silva – UFBA

64. Profa. Dra. Monica Aparecida Tomé Pereira – UNIVASF

65. Profa. Dra. Monica Gavilan Gimenez – UNA/Paraguai

66. Prof. Dr. Amurabi Pereira de Oliveira – UFSC

67. Profa. Dra. Maria José Carneiro – UFRRJ

68. Prof. Dr. Luiz Paulo de Jesus Oliveira – UFRB

69. Profa. Dra. Viviane Borges Dias – UESC

70. Prof. Dr. Vanderlei Souza Carvalho – UNIVASF

71. Prof. MSc. Amado Insfrán Ortiz – UNA/Paraguai

72. Profa. Dra. Eliene Maria da Silva – UNEB

73. Profa. Dra. Luciene Souza Santos – UEFS

74. Prof. Dr. Fábio Josué Souza dos Santos – UFRB

75. Prof. Dr. Fábio Dantas de S. Silva – UEFS

76. Profa. Dra. Emanuela Oliveira Carvalho Dourado – UNEB

77.  Prof. Dr. Orlandil Moreira – UFPB

78.  Profa. Dra. Ana Célia Silva Menezes – UFPB

79. Profa. Dra. Patrícia Júlia Souza Coelho – UNEB

80. Profa. Dra. Juliana Batista Faria – UFMG

81. Profa. Dra. Graça dos Santos Costa – UNEB

82. Profa. Dra. Ludmila Oliveira Holanda Cavalcante – UEFS

83.  Profa. Dra. Inês Ferreira de Sousa Bragança – UNICAMP

84. Prof. Dr. Elizeu Clementino de Souza – UNEB

85. Prof. Dr. Paulo César Marques de Andrade Santos – UPE

86. Profa. Dra. Maria Jorge Santos Leite – UPE

87. Profa. Dra. Sandra Regina Magalhães de Araújo – UNEB

88. Profa. MSc. Maria José Aparício Meza - UNA/Paraguai

89. Profa. Dra. Rosane Castilho - UEG

90. Prof. Dr. Victor Nedel - UFGRS

91. Prof.a. Dra. Márcia Bento Moreira - UNIVASF




 

 

 

  

Comissão organizadora


Prof. Dr. Adelson Dias de Oliveira - UNIVASF (Coordenador)

Profa. Dra. Rosicleide Araújo de Melo – UNIVASF

Profa. Dra. Luciana Duccini – UNIVASF

Profa. Dra. Luzânia Barreto Rodrigues – UNIVASF

Prof. Dr. José Hermógenes Moura da Costa – UNIVASF

Prof. Dr. Marcelo Silva de Souza Ribeiro – UNIVASF

Profa. Dra. Carmen Diolinda da Silva Sanches Sampaio - UNIRIO

Prof. Dr. Fabrício Oliveira da Silva - UEFS

Prof. Dr. Daniel Hugo Suárez - UBA/Argentina

Prof. Dr. Gabriel Jaime Murillo Arango – UdeA/Colômbia

Prof. Dr. Francisco Ramallo – UNMdP/Argentina

Prof. Dr. José Antonio Serrano Castañeda – UPN/México

Prof. Dr. Juan Mario Ramos Morales – UPN/México

Prof. Dr. Luis Gabriel Porta Vasquez - UNMdP/Argentina

 

 

Equipe de Secretaria:

Adelson Dias de Oliveira

Maria Nacelha Ferreira Oliveira

Raphaella Gonçalves Teixeira

Daiana Adriana de Souza Menezes

Geisa Gabrielle Santos

Everaldo Oliveira

Taciana Roberta Correia Cordeiro de Alencar

 

Equipe de  Logística:

Rosicleide Araújo Melo

Ézer Wellington Gomes Lima

Raquel Vasconcelos dos Santos Neta

Luzânia Barreto Rodrigues

Enos André de Farias

Samuel Horácio

Tiago Pereira

 

Equipe de Atividades Culturais

Juliano Varela

Vanderléa Andrade Pereira

Matheus Barros da Fonseca

Juzileide Carvalho do Nascimento

José Hermógenes Moura da Costa

Maéve Melo


 

Equipe de  Edição/Divulgação

Alexandre Junior de Souza Menezes

Adriana Soely André de Souza Melo

Luciana Duccini

Adrielle Cristina de Souza

Maria Auxiliadora Tavares da Paixão

Apoio/ Parcerias

Passagens Aéreas

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}