Em virtude do Setembro Amarelo, mês destinado a prevenção do suicídio, nos dias 23 a 25 de setembro, o Centro Acadêmico Barão de Passos em parceria com a Liga Acadêmica de Saúde Mental e Psiquiatria (LASMEP) realizará o Primeiro Simpósio de Saúde Mental da UEMG. O evento será destinado a estudantes e profissionais da área da saúde, com o objetivo de capacitá-los para lidar com pacientes em situação de sofrimento de modo empático e acolhedor.
O evento se inicia no dia 23/09 às 17 horas com a palestra “Angústias no Atendimento ao Paciente com Ideação Suicida”, a qual será ministrada pelo dr. Rafael Tasso Almada Picardi, médico da família e da comunidade especialista em psiquiatria.
No dia 24/09 às 17 horas o simpósio contará com a participação do filósofo Gleisson Melo, que ministrará a aula “Empatia: A Comunicação para a Cura”. Este é graduado em Filosofia e Administração de Empresas (PUC-Minas e Unifran) com MBA em Gestão de Pessoas (Univ. Anhanguera). Possui formações nível Master em Programação Neurolinguística e em Coaching Sistêmico. É consultor de empresas em gestão de pessoas, processos, relacionamentos e comunicação. Ministra treinamentos e atende pessoas com Coaching e PNL desde Março de 2013 com mais de 1200 horas de atendimentos e mais de 2000 horas de treinamentos , tendo treinado mais de 5000 pessoas.
No dia 25 às 17 horas o evento será encerrado com a palestra “Emoções aqui e agora: Posturas Acolhedoras na Clínica e no Setting”, ministrada pelo psicanalista Bob Luiz Botelho. Este é paciente psiquiátrico há 6 anos, diagnosticado com esquizofrenia, teólogo com ênfase em teologia pastoral, hermeneuta e fenomenólogo, possui formação em psicodrama. Acadêmico de Geografia na UFPR, pesquisador na área de Geografia da Religião, cursando disciplinas em Terapia Ocupacional. Aluno especial no programa de mestrado em Antropologia.