Este é um evento online
Este simpósio foi pensado para propiciar a reflexão sobre questões abordadas na Disciplina Natureza e Saberes nos domínios do Cerrado, numa perspectiva interdisciplinar. O evento pretende ser um espaço de discussões sobre o Cerrado enquanto espaço natural e simbólico; sobre as possibilidades de proteção frente à intensa devastação que se intensifica nas últimas décadas; e sobre a necessidade de se conhecer e preservar os múltiplos saberes dos povos cerratenses. Além da colaboração de palestrantes especialistas sobre a temática central abordada, o evento conta com a participação dos mestrandos e mestrandas que apresentarão os resultados parciais de suas pesquisas atrelados à proposta da disciplina.
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
PALESTRA 1: Dr. SANDRO DUTRA E SILVA – UEG/UNIEVANGÉLICA
Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Goias/FECLITA (1996), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2002) e Doutorado em História Social pela Universidade de Brasília (2008). Pós-doutorado em História pela Universidade de Brasília (2014) e pela University of California, Los Angeles (2016). Professor na Universidade Estadual de Goiás, atuando no Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais do Cerrado (Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais). Professor Titular no Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGELICA com atuação no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais). Atuou como Visiting Researcher na University of California, Los Angeles (2015-2016). Desenvolve pesquisas no campo da História Ambiental, com destaque para os processos envolvendo história da agricultura, pecuária, colonização, migração e desflorestamento em Goiás. É editor da Revistas HALAC - Historia Ambiental Latinoamericana y Caribea. Membro da Junta Diretiva da Sociedad Latinoamericana y Caribea de Historia Ambiental ? SOLCHA (2018-2020), da American Society for Environmental History- ASEH, e da Associação Nacional de História - ANPUH. Sócio Titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Cadeira 49. Atualmente exerce a função de Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária do Centro Universitário de Anápolis. Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq 2.
PALESTRA 2: Dra. GIOVANA GALVÃO TAVARES – UNIEVANGÉLICA
(15:30 à 17:00 horas)
Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (1993). Especialização em Geociências, mestrado em Ensino e História de Ciências da Terra (2000) e doutorado em Ciências (2010) pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Professora do Centro Universitário de Anápolis atuando nos Cursos Psicologia e Medicina e no Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPG STMA). Tem experiência na área de Saúde Coletiva (relação meio ambiente e saúde no espaço urbano). Faz parte do grupo de pesquisa Cidade e Meio Ambiente. Coordena o projeto de pesquisa 'Território, riscos socioambientais e processo de adoecimento: estudo da correlação do uso do agrotóxico na produção agrícola e casos de neoplasia maligna em municípios da Microrregião de Ceres, GO (2000-2013)´ vinculado ao Projeto PROCAD/CAPES "Novas Fronteiras no Oeste: relação entre sociedade e natureza na microrregião de Ceres em Goiás (1940-2013)" (Processo CAPES 2980/2014). Coordena o projeto "Geografia da Saúde: riscos socioambientais e o processo saúde-doença: estudo dos territórios de abrangência das Estratégias de Saúde da Família, Anápolis, Goiás (Universal FAPEG 07/2014). Coordena o Núcleo de Educação Ambiental do PPG STMA desenvolve projetos de extensão em parcerias com órgãos públicos (SEMUSA e COMPDEC ) da Prefeitura Municipal de Anápolis.
Edson da Silva Fonseca.
Jovanir José Lopes Filho.
Julio Cezar Milhomens Pereira.
Larissa Silva Artiaga.
Rita Castorina Gonçalves Gundim Lemes.
Dra. Maria de Fátima Oliveira.
Dra. Maria Idelma Vieria D'Abadia.
Dra. Giuliana Muniz Vila Verde.
{{item.nome}}
{{item.nome}}