6º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais

6º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais

online Faculdade de Ciências Sociais - UFG - Goiânia - Goiás - Brasil
presencial Com transmissão online

A qualquer descuido da vida a morte é certa


AVISOS

A Comissão Organizadora comunica:

  • Alterações de Grupos de Trabalho e Minicursos: 
- Minicurso 9 - Medicinas, movimentos atlânticos, ritos e cantos ancestrais: dia 10/08 ocorrerá na sala CS 4 - Prédio Humanidades I / Dia 11/08 mudou para Faculdade de Ed. Física - sala 2 / Dia 12/08 mudou para Núcleo Takinahaky (Oca);
- Minicurso 15 - Por antropologia(s) negra(s): ocorrerá somente nos dias 10 e 11 de agosto e será completamente no modo remoto (link a ser enviado pela coordenação);
- GT 01 - Amjkãm mê pajapacxa (modo de pensar e expressar): Ocorrerá somente no dia 11 de agosto - sala CS 4 Prédio humanidades I;
 - GT 03 - Comércio exterior, investimentos estrangeiros e desenvolvimento regional em Goiás: Terá inicio somente ás 15h - Dia 10/08.
- GT 16 - Mulheres na política: as características, os efeitos e os desafios da desigualdade de gênero: mudou para sala Fafil 2º ano - Prédio Humanidades I, sendo que no dia 10/08 será completamente remoto  (link a ser enviado pela coordenação);
- GT 25 - Transestética, sociedade e tecnologia em diálogo: mudou para totalmente remoto (link a ser enviado pela coordenação) e ocorrerá nos dias 10 e 11 de agosto.

  • Inscrições nos minicursos presenciais 
. Será possível se inscrever nos minicursos que acontecem de forma presencial, basta procurar o minicurso de interesse, a sala que está reservada a ele e tratar diretamente com a coordenação do mesmo. Para mais detalhes  acessar a lista de minicursos, segue link abaixo:




Para acessar a programação completa dos Grupos de Trabalho, clique aqui.

_____________________________________________

Orientações para coordenadoras/es de grupos de trabalho e minicursos, clique aqui.

____________________________________________

Para acessar orientações e o formulário de inscrição nos minicursos do Simpósio, clique aqui.

__________________________________________

Para acessar a programação completa do Simpósio, clique aqui.

Para acessar a programação geral do Simpósio, clique aqui.

___________________________________________________________


Orientações sobre envio dos trabalhos completos:


____________________________________________________________

CARTA DE BOAS-VINDAS


Com foco no tema “A qualquer descuido da vida a morte é certa”, o 6º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) ocorrerá nos dias 10 a 12 de agosto de 2022, com atividades presenciais e remotas. O evento tem o propósito de contribuir com discussões acerca dos desafios do presente, na perspectiva das ciências humanas e sociais, ecoando a escrevivência da escritora negro-brasileira contemporânea Conceição Evaristo. Esse lugar mobilizador capaz de romper com processos que reflitam a perspectiva colonizadora sintetiza a tônica do Simpósio, que reunirá atividades artístico-culturais, conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho, oficinas e minicursos.


A narrativa evaristiana extrapola a literatura e reúne aqui os cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e bacharelados em Relações Internacionais, Museologia, Ciências Sociais e Ciências Sociais - Políticas Públicas. Estão juntos nesse empenho os Programas de Pós-Graduação em Antropologia Social, Ciência Política, Performances Culturais e Sociologia. O desafio que se coloca é como reinventar a vida em um cenário onde a morte é realidade constitutiva, que teima em limitar as possibilidades de justiça, cidadania, felicidade e esperança, seja pelas consequências da pandemia de covid-19, seja pela radicalização dos extremismos de direita que ameaçam a vida democrática.


As múltiplas operações do racismo – institucional, cotidiano, estrutural e até recreativo –, condicionaram o reconhecimento tardio de Conceição Evaristo, que só começou a publicar suas obras em 1990, com 44 anos de idade, mesmo escrevendo desde criança. Ainda que reconhecendo os danos causados por esse reconhecimento tardio, ela inspira para que nunca abandonemos nossa capacidade propositiva e impulsionadora da vida.


O estrato “A qualquer descuido da vida a morte é certa”, transversalizado nas atividades do 6º Simpósio Internacional da FCS, foi tomado de empréstimo do Poema de Conceição Evaristo “Certidão de óbito”. A relevância e a presença de Conceição Evaristo na cena literária contemporânea são inquestionáveis, especialmente nos entrelaçamentos diaspóricos. Sua obra é marcada pela condição da população negra no Brasil, que está submetida a inúmeras desigualdades, violências, discriminações e marginalização social. Contudo, seus escritos podem ser alçados a estruturas maiores de acesso e compreensão da atual conjuntura, que nos desafia a enfrentar múltiplas formas de opressão, que se interseccionam em diversos eixos de subalternidade, com base em cor ou raça, etnia, gênero, sexualidade, idade, classe, origem geográfica, entre outros.


Para acessar a apresentação em inglês, espanhol e francês.


_____________________________________________________________________________________________________________


CHAMADA PARA APRESENTAÇÕES ORAIS EM GRUPOS DE TRABALHO (GTs)
• O período para submissão de resumos de trabalhos para apresentação oral nos GTs é de 01 a 24 de junho de 2022. As propostas devem ser enviadas para o e-mail simposiofcs2022@gmail.com, especificando o número e o título do GT no “Assunto” da mensagem; • O envio de resumos para apresentação oral nos GTs está facultado a pesquisadoras/es das áreas de Antropologia, Ciência Política, Museologia, Performances Culturais, Políticas Públicas, Relações Internacionais, Sociologia e outras afins, incluídas/os estudantes de graduação com matrícula ativa na UFG ou em outras instituições de ensino superior; • Os GTs serão organizados considerando a realização de até três sessões, no horário de 14 às 17 h, com a apresentação oral de até cinco trabalhos em cada dia; • Cada pesquisador/a poderá inscrever uma única proposta de Apresentação Oral como primeiro/a autor/a ou coautor/a, em um único GT, devendo o trabalho produzido em coautoria ser inscritos pelo/a primeiro/a autor/a; • Cada trabalho poderá ter duas/dois coautoras/es adicionais, totalizando três autoras/es no máximo; • Autoras/es e coautoras/es devem efetuar cadastro no sistema de inscrições do Simpósio, na página do evento – bit.ly/SimposioFCS2022; • Cabe ao/à autor/a principal fazer a submissão do resumo, especificando as/os demais coautoras/es e outras informações; • Os resumos devem contemplar nome completo da/o proponente, filiação institucional e e-mail do/a autor/a (e coautoras/es, se houver), título do trabalho, três palavras-chave e breve descrição da proposta com até 400 palavras, com destaque para o objetivo do trabalho, o método utilizado para coletar dados e técnicas de análise, assim como os resultados esperados; o texto deve estar em formato “justificado”, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, margens esquerda e superior de 3 cm, margens direita e inferior de 2,5 cm; • Os resumos selecionados serão divulgados em 27 de junho de 2022; • As/Os autoras/es com resumos aprovados nos GTs deverão submeter, no período entre 27 de junho e 25 de julho de 2022, uma versão completa do trabalho, em formato PDF, que integrará os Anais do 6º Simpósio Internacional da FCS; • A qualidade textual dos trabalhos completos enviados é de responsabilidade das/os autoras/es, e serão publicados nos Anais do Simpósio sem quaisquer alterações, desde que tenham sido apresentados presencialmente por pelo menos um/a dos/as autores/as no GT; • Os trabalhos completos devem ter entre 10 e 20 páginas, incluindo figuras, tabelas, referências bibliográficas e anexos, em formato “justificado”, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1,5, margens esquerda e superior de 3 cm, margens direita e inferior de 2,5 cm, com capa contemplando as seguintes informações:
Grupo de Trabalho [INDICAR NÚMERO E NOME DO GT)
6º Simpósio Internacional da Faculdade de Ciências Sociais
A qualquer descuido da vida a morte é certa
10 a 12 de agosto de 2022
UFG – Goiânia – GO

Título do Trabalho: [IDÊNTICO AO REGISTRADO NO MOMENTO DA INSCRIÇÃO]

Nome completo, instituição das/os autoras/es e agência de fomento à pesquisa (se houver)

• A partir da segunda página, o texto do trabalho completo deve ser iniciado com título, resumo de, no máximo, 400 palavras e três palavras-chave.


____________________________________________________________________________


PROGRAMAÇÃO GERAL


Dia/Horário

10.08.2022

(Quarta-feira)

11.08.2022

(Quinta-feira)

12.08.2022

(Sexta-feira)

Manhã

8h30 - Mesa de Abertura 

9 h - Atividade Cultural

9h30 h - Conferência de Abertura – Nas Espirais do Tempo: poéticas e performances do corpo-tela.

 Profa. Leda Maria Martins (UFMG)

Mediação: Profa. Luciene Dias (UFG)

9 h - Mesa-Redonda 2 - Lutas pela vida: Aprendendo com os Povos Indígenas e Africanos

Profa. Eliane Potiguara (UFRJ) e Prof. José Carlos dos Anjos (UFRGS)

Mediação: Profa. Suzane Vieira (UFG)

9 h - Mesa-Redonda 4 - Democracia, Ativismo e Transformação Social 

Profa. Ângela Figueiredo (UFRB) e Profa. Rebecca Abers (UnB)

Mediação: Profa. Jaqueline Pereira (UFG)

 

Tarde14 h - Grupos de Trabalho
17 h - Minicursos
14 h - Grupos de Trabalho
17 h - Minicursos
14 h - Grupos de Trabalho
17 h - Minicursos

Noite

19 h - Mesa-Redonda 1 - Museus para uma sociedade em transformação: outros caminhos.

Profa. Marcele Pereira (Unir) e Profa. Judite Primo (ULHT - Portugal)

Mediação: Profa. Ivanilda Junqueira (UFG)

19 h - Mesa-Redonda 3 - Micropolítica e Violência Global 

Profa. Marta Fernandez (IRI/PUC-RIO) e Profa. Luciana de Oliveira Dias (UFG)

Mediação: Profa. Geisa Franco (UFG)

 

19 h - Conferência de Encerramento - Covid 19, Reproducción social en crisis y emancipación por lo común

Profa. Silvia Federici (Hofstra University)

Mediação: Profa. Mariana Prandini (UFG)




___________________________________________________________________________

DATAS IMPORTANTES


Período

Atividade

Público

03.05.2022

Divulgação da chamada para submissão de propostas de Grupos de Trabalho (GTs) e Minicursos

Pessoas interessadas em geral

03 a 22.05.2022

 

Recebimento de propostas de GTs e Minicursos


PRAZO PRORROGADO ATÉ 27/05/22

 

Pesquisadoras/es com no mínimo a titulação de mestre

25.05.2022

Divulgação de GTs e Minicursos aceitos

NOVO PRAZO PARA DIVULGAÇÃO DE GTS E MINICURSOS ACEITOS: 31/05/2022

Pessoas interessadas em geral

25.05 a 19.06.2022

Submissão de resumos de trabalhos a serem apresentados oralmente nos Grupos de Trabalho (GTs)

Pesquisadoras/es: estudantes de graduação, pós-graduação, bacharéis, licenciadas/os, mestras/os e doutoras/es.

27.06.2022

Divulgação dos trabalhos selecionados para GTs

NOVO PRAZO PARA DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS SELCIONADOS: 31/06/2022

Pessoas interessadas em geral

27.06 a 25.07.2022

 

Envio dos trabalhos completos a serem apresentados nos GTs

 

Pesquisadoras/es selecionadas/os

21.07 a 05.08.2022

Inscrição em minicursos

Pessoas interessadas em geral

10 a 12.08.2022

Realização do Simpósio.

Pessoas interessadas em geral

Inscrições

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Faculdade de Ciências Sociais - UFG

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{areaSiteEvento.subtitulo}}

{{viewModel.evento.dataInicio}} {{viewModel.evento.dataFim}}
{{viewModel.evento.local}}
{{'Label_ObterDirecoes' | translate}}

COMISSÃO ORGANIZADORA

Elder Dias

Geisa Cunha Franco

Indira Nahomi Viana Caballero

Isadora Nunes Reichembach Florão

Ivanilda Aparecida Andrade Junqueira

Jullyana Camilo Fonseca

Kaysmer Consuelo Assis Pinheiro

Lara Fernandes Barbosa

Larissa Rodrigues da Silva 

Luciene de Oliveira Dias

Luiz Mello

Mariana Prandini Assis

Munyke Ribeiro

Raul Cambuim      

Walquiria Meira Teixeira Ribeiro

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}