Educação, resistência e novos paradigmas: diálogos e possibilidades

Educação, resistência e novos paradigmas: diálogos e possibilidades

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SOBRE O EVENTO

O Grupo de Pesquisa Observatório da Educação Pública – GRUPOEP – do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus Ipanguaçu, surgiu com o objetivo de criar um espaço de discussão teórico-prática sobre políticas educacionais, formação docente e práticas educativas no âmbito da educação pública, de modo que os estudos desenvolvidos se constituam como um instrumento estratégico para subsidiar as redes de ensino no planejamento educacional e, sobretudo, na formulação de políticas públicas.

Dentre as atividades desenvolvidas pelo GRUPOEP, apresentamos o Simpósio On-line de Educação (conheça nossa edição anterior) que, em sua segunda edição, pretende reunir a comunidade acadêmica para dialogar sobre a garantia do direito à educação para todos e todas. 

Ao propor a realização do II Simpósio On-line de Educação com a temática “Educação, resistência e novos paradigmas: diálogos e possibilidades”, o IFRN campus Ipanguaçu estará exercendo um desiderato institucional, assumindo um lugar fundamental na propagação e na indução de políticas que impulsionem a melhoria da educação diante das incertezas de um contexto desafiador imposto pela pandemia. 

ATIVIDADES

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Calendar

PALESTRANTES

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Mário Sérgio Cortella

Filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário brasileiro. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo e membro do Conselho Técnico Científico Ministério CAPES / Educação da Educação Básica.

Cipriano Luckesi

Doutor em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; autor de livros e artigos em revistas especializadas nas áreas de Filosofia e Educação.

Rilma Suely de Souza Melo

Pedagoga e Historiadora. Professora, Formadora, Palestrante, Membro da UNCME/PB, Assessora Técnica da UNDIME-PB, Elaboradora da BNCC/MEC, Coordenadora do Currículo do Estado da Paraíba.

Maria Clara Di Pierro

Licenciada em Geografia e Doutora em Educação, é Professora da Faculdade de Educação da USP. Foi docente da educação básica, ensinando jovens e adultos por 13 anos. Fundou e atuou na organização não governamental Ação Educativa.

Nilma Lino Gomes

Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação da UFMG. Foi reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) e ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos no governo da presidente Dilma Rousseff.

EIXOS TEMÁTICOS

Document
Política e Gestão da Educação Este eixo contempla estudos e pesquisas sobre políticas e gestão educacional nos âmbitos municipal, estadual e federal e nos diferentes níveis e modalidades da educação brasileira; gestão democrática; aspectos normativos e históricos com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96); concepção de Educação como direito; mudanças sociais contemporâneas na gestão do sistema educacional.

palavras-chave: Práticas educativas. Políticas educacionais. Gestão da educação.
Formação de professores Este eixo abrange pesquisas sobre formação inicial e continuada na educação básica e no ensino superior; desenvolvimento profissional; identidade docente; políticas de formação de professores; novas demandas educacionais para o trabalho docente face às mudanças no mundo do trabalho.

palavras-chave: Práticas educativas. Políticas de formação de professores. Formação de professores.
Educação e Tecnologia Este eixo agrega trabalhos em diferentes perspectivas que contemplem as temáticas: tecnologias digitais aplicadas à comunicação e ferramentas diversificadas aplicadas à prática docente; usos tradicionais e novas metodologias na educação; hipermodalidade e aprendizagem; e multiletramentos.

palavras-chave: Práticas educativas. Educação e tecnologias digitais. Novas metodologias.
Inclusão e Diversidade Este eixo se propõe a discutir temáticas envolvendo práticas educativas inclusivas; ações de respeito à diversidade humana; desenvolvimento e utilização de tecnologias assistivas; acessibilidade e desenho universal; relações étnico-raciais, além de temáticas correlatas.

palavras-chave: Práticas educativas. Educação Inclusiva e Especial. Tecnologias assistivas. Transtornos de aprendizagem. Relações étnico-raciais.
Educação Profissional Este eixo compreende temáticas que discutam políticas educacionais vigentes e as relações com o mundo do trabalho; formação técnico-profissional; educação básica e a profissionalização e os pontos de contato entre as interfaces; práticas educativas.

palavras-chave: Práticas educativas. Educação profissional. Políticas públicas.
Educação Popular Este eixo apresenta discussões relacionadas às práticas educativas escolares e não escolares; movimentos sociais; educação do campo, indígena, quilombola e étnica-racial; educação de jovens e adultos; práticas de educação popular em saúde, ecologia e bem-viver; multiculturalismo; direitos humanos e sustentabilidade socioambiental.

palavras-chave: Práticas educativas. Movimentos sociais. Educação do campo.
Ensino Remoto Este eixo aceita trabalhos que discutam aspectos teóricos-metodológicos de práticas de ensino em formato remoto, bem como experiências que articulem uma base teórica e práticas educativas na modalidade remota; multiletramentos e aprendizagem; a relação ensino/aprendizagem em contexto remoto; ensino híbrido.

palavras-chave: Ensino remoto. Ensino Híbrido. Práticas educativas.

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  • Para submeter trabalho, o participante deverá efetuar o cadastro na plataforma Even3, e em seguida, se inscrever no evento por meio do botão localizado na seção a baixo.
  • Serão aceitos trabalhos no formato de resumo expandido e relato de experiência, com até 3 autores.
  • Para submeter trabalhos, deverá ser efetuado o pagamento por autor, via transferência ou depósito bancário, no valor de R$ 15,00 (estudante) ou R$ 25,00 (demais profissionais) na conta:

    Banco: 104 - Caixa Econômica Federal
    CNPJ: 02.852.277/0001-78
    Agência: 1406-0
    Operação: 003
    Conta: 329-2
    Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte.

  • Deverá ser efetuado um pagamento para cada trabalho submetido.
  • Não haverá limite para a quantidade de submissões por autor.
  • Em hipótese alguma, o valor da submissão do trabalho poderá ser devolvido.
  • O comprovante do pagamento e o documento comprobatório de estudante (ex: declaração de vínculo, carteira de estudante, etc.) deverão ser enviados para o e-mail simpoeducacao@gmail.com. *Os demais profissionais não necessitam enviar comprovação de vínculo*.
  • O trabalho somente será aceito para análise pela comissão científica quando confirmado o pagamento da taxa de submissão.
  • Os trabalhos deverão ser enviados em duas cópias distintas, sendo um com a identificação dos autores (formato de documento: .doc ou .docx) e o outro não identificado (formato de documento: .pdf), para que seja realizada a avaliação por revisão “duplo cega”.
  • Na plataforma de submissão, há um espaço para o upload (envio) dos dois documentos. No local “trabalho identificado”, o arquivo completo deve ser submetido contendo nome, e-mail e instituição dos autores. No local “trabalho não identificado”, o arquivo destinado à avaliação deve ser submetido sem identificações dos autores.
  • Os trabalhos deverão ser enviados dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do evento.
  • Após submetido e avaliado pela comissão científica, o trabalho poderá ser aceito, aceito com restrições ou rejeitado. O resultado será divulgado conforme o cronograma do evento.
  • Para os trabalhos aceitos com restrições, os autores deverão realizar os ajustes sugeridos pela comissão científica e ressubmeter o trabalho no prazo de 3 (três) dias.
  • Serão rejeitados os trabalhos que não estiverem de acordo com a formatação do modelo do evento, não corresponderem a nenhum eixo temático e/ou apresentarem identificação dos autores nos dois arquivos submetidos.
  • Os trabalhos apresentados irão compor os anais do  II Simpósio On-line de Educação, em meio eletrônico.
  • Quaisquer dúvidas ou solicitações podem ser encaminhadas por e-mail para simpoeducacao@gmail.com e serão esclarecidas pela comissão organizadora do evento.

RESUMO EXPANDIDO


  • Os trabalhos no formato de resumo expandido devem ser submetidos em um dos sete eixos temáticos do evento, listados abaixo:
    1. Política e Gestão da Educação
    2. Formação de Professores
    3. Educação e Tecnologia
    4. Inclusão e Diversidade
    5. Educação Profissional
    6. Educação Popular
    7. Ensino Remoto
  • Os trabalhos no formato de resumo expandido deverão conter entre 3 (três) e 6 (seis) páginas, de acordo com o modelo e as orientações presentes no arquivo disponibilizado abaixo:
Modelo do resumo expandido (clique aqui para baixar o arquivo)

  • Os trabalhos no formato de resumo expandido deverão ser apresentados de forma síncrona, na forma de comunicação oral em sessões organizadas por eixos temáticos.
  • Caso o trabalho seja aprovado, a apresentação deverá seguir a estrutura no modelo abaixo:
Modelo de apresentação de resumo expandido (clique aqui para baixar o arquivo)

  • O modelo de apresentação contém apenas uma formatação básica, entretanto os autores poderão ficar à vontade para incluir quaisquer outros símbolos e marcas que julgarem necessários (ex: identificação da instituição, órgãos de fomento e apoios).

RELATO DE EXPERIÊNCIA


  • Trabalhos no formato de relato de experiência deverão conter relatos da prática docente em sala de aula, que tenham a finalidade de discutir experências de ensino e trazer reflexões que possam contribuir para a construção de novos conhecimentos.
  • Os trabalhos no formato de relato de experiência deverão conter entre 2 (duas) e 4 (quatro) páginas, de acordo com o modelo e as orientações presentes no arquivo disponibilizado abaixo:
Modelo do relato de experiência (clique aqui para baixar o arquivo)

  • Os trabalhos no formato de relato de experiência também deverão ser apresentados de forma síncrona, na forma de comunicação oral em sessão específica.
  • Caso o trabalho seja aprovado, a apresentação deverá seguir a estrutura apresentada no modelo abaixo:
Modelo de apresentação de relato de experiência (clique aqui para baixar o arquivo)

  • O modelo de apresentação contém apenas uma formatação básica, entretanto os autores poderão ficar à vontade para incluir quaisquer outros símbolos e marcas que julgarem necessários (ex: identificação da instituição, órgãos de fomento e apoios).

PREMIAÇÃO


  • Após a avaliação dos trabalhos submetidos no formato de resumo expandido, os dois textos de cada eixo com melhor pontuação serão reunidos para publicação em um periódico científico de relevância nacional. Para isso, os autores dos trabalhos premiados serão convidados a escreverem o artigo completo, alinhando-o às normas da revista.

PRAZOS


  • Submissão de trabalhos: 13/02 a 19/03.
  • Resultado dos trabalhos aceitos: 02/04.

ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

        RESUMO EXPANDIDO

  • Diante do grande número de submissões, nem todos os trabalhos aprovados poderão ser apresentados de forma síncrona. Dessa maneira, a Comissão Organizadora precisou realizar uma nova organização, selecionando os trabalhos mais bem avaliados de cada eixo para apresentar.
  • Segue a lista das submissões selecionadas e o cronograma das apresentações, com dia, horário e link da sala de videoconferência:

    Lista dos trabalhos selecionados para apresentação síncrona (clique aqui para acessar o arquivo)


  • Cada apresentação deverá ser de 8 minutos.
  • Todos os participantes deverão entrar na sala de videoconferência com 15 minutos de antecedência para realização da chamada e testes de conectividade.
  • É importante respeitar o tempo estipulado de 8 minutos de apresentação e a chegada com antecedência de 15 minutos para que não haja atrasos nas apresentações.
  • Não é obrigatório que todos os autores do trabalho selecionado apresentem de forma síncrona.
  • Todos os trabalhos aceitos no formato Resumo Expandido serão publicados nos anais do evento.
  • A certificação de comunicação oral somente será emitida para os resumos selecionados presentes na lista acima e apresentados de forma síncrona.

        RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Infelizmente, não teremos como viabilizar as apresentações síncronas dos trabalhos no formato Relato de Experiência.
  • Todos os trabalhos aceitos no formato Relato de Experiência serão publicados nos anais do evento.

    Pedimos desculpas pela alteração das orientações e ficamos gratos pela confiança em nosso evento.

PREMIAÇÃO

  • Disponibilizamos, abaixo, a lista dos trabalhos premiados no formato Resumo expandido em cada um dos eixos do II Simpósio On-line de Educação.

    Lista de trabalhos premiados (clique aqui para baixar o arquivo)

  • Parabenizamos os autores pelos trabalhos premiados e informamos que, nos próximos dias, daremos mais informações acerca do convite para publicação.

INSCRIÇÕES

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TUTORIAL DE INSCRIÇÃO/SUBMISSÃO



Inscrição utilizando dispositivos móveis: 00:00 (tempo de início).

Submissão de trabalho utilizando dispositivos móveis: 02:09 (tempo de início).

Inscrição utilizando computadores: 04:36 (tempo de início).

Submissão de trabalho utilizando computadores: 06:24 (tempo de início).


COMISSÃO CIENTÍFICA

Ma. Aline Peixoto Bezerra http://lattes.cnpq.br/7934726710539018
Dra. Ângela Cláudia Rezende do Nascimento Rebouças (Coordenadora) http://lattes.cnpq.br/6748896767130013
Me. Breno Trajano de Almeida http://lattes.cnpq.br/4028269006895230
Ma. Cristina Régia Barreto Moreira http://lattes.cnpq.br/7499826582169336
Me. Daniel Aguiar da Silva Oliveira Carvalho http://lattes.cnpq.br/6578240663773677
Ma. Karina de Oliveira Lima http://lattes.cnpq.br/3109461311817694
Me. Kássio Roberto Brito Soares http://lattes.cnpq.br/7547544703925932
Me. Kleber Kroll de Azevedo Silva http://lattes.cnpq.br/9431509714787669
Me. Leonardo Rafael Medeiros (Coordenador) http://lattes.cnpq.br/9979094205106340
Dra. Louize Gabriela Silva de Souza http://lattes.cnpq.br/2335250717975703
Ma. Luciana Real Limeira http://lattes.cnpq.br/7420749981245138
Dr. Paulo Orlando Vieira de Queiroz Sousa http://lattes.cnpq.br/2723926021668624
Me. Ricardo Fernandes dos Santos http://lattes.cnpq.br/1663976617309204
Esp. Rúbia Raquel Dantas Roque http://lattes.cnpq.br/1813919656789609

COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO


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