A dor é uma disfunção perturbadora para aqueles que a sentem e um desafio para os que atuam na assistência em saúde que almejam que as pessoas sob seus cuidados e atenção não sofram. A dor crônica para além do que seria um sinal de alerta inicial / agudo, representa um desafio interdisciplinar ao estar presente no cotidiano de todas as profissões da saúde e como principal sintoma de várias morbidades. É preciso estudar muito mais sobre dor. É necessário abrir os horizontes sobre o que representa a dor, como considerar a dor, como avaliar a dor, como abordar o sintoma doloroso, sua complexidade e experiência percebida por cada indivíduo. Neste sentido se edita este III Simpósio Interdisciplinar de Dor Crônica da Região Carbonífera na certeza de que a formação continuada e permanente sobre tal temática é necessária e embora restrita, pode contribuir para que novos horizontes e necessidades sejam semeadas no imaginário do profissional e estudante de saúde, bem como, docentes e pesquisadores. Representa da mesma forma uma oportunidade para os que sofrem de dores refratárias e que já buscaram diferentes abordagens para seus quadros aumentem seus níveis de informação sobre a dor crônica.
O evento nesta sua 3ª edição conta com um precioso apoio da FAPESC como órgão de fomento à pesquisa, ciência e tecnologia no estado de Santa Catarina, após a aprovação obtida num edital específico para eventos. Isto renova nossas forças para a continuidade do que foram o I e II SIDCRC.
Em nome da Comissão Organizadora do III SIDCRC convidamos à todos os interessados sobre a temática a participarem deste evento gratuito e organizado com carinho. Desejamos a todos um excelente evento no dia 6 de junho de 2022!
Prof. Dr. Willians Longen
Presidente da Comissão Organizadora do III SIDCRC