1° Simpósio Cultural SJB

1° Simpósio Cultural SJB

presencial Centro Cultural Batistense Professora Maria Roselene Duarte Clemes - São João Batista - Santa Catarina - Brasil

Sobre o evento

A proposta do 1º Simpósio Cultural: Olhares para a história local tem o objetivo de propor uma jornada sobre a pluralidade cultural e histórica do município de São João Batista (SC), que possa contribuir com a produção de conhecimentos e dinâmicas a serem discutidas em salas de aula e ambientes culturais. As mesas apresentarão trabalhos acadêmicos já publicados, produzidos por pesquisadores egressos da UDESC, relacionados a história local.



Público-alvo


Profissionais da Educação Básica (Redes Públicas de Educação - municipal e do Estado de Santa Catarina – Coordenadoria Regional de Brusque) com foco em pedagogos/as e profissionais das áreas de linguagens e ciências humanas. Representantes de entidades ligadas à promoção cultural e histórica do Vale do Rio Tijucas.



Comitê Organizador


Prof. Me. Malcon Gustavo Tonini: Assessor de Direção da Escola de Educação Básica Lídia Leal Gomes, Diretor Executivo de Pesquisa, Estudo, Formação e de Registro Histórico-Editorial da ADANPIB (Associação dos Descendentes e Amigos do Núcleo Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil), membro do Leh/UDESC (Laboratório de Ensino de História da Universidade do Estado de Santa Catarina), egresso do ProfHistória/UDESC (Mestrado Profissional em Ensino de História).

Ma. Marcia Peixe Vargas: jornalista e Diretora Executiva de Pesquisa, Estudo, Formação e de Registro Histórico-Editorial da ADANPIB, egressa do Programa Acadêmico de Pós-Graduação em História/UDESC.

Nelson Zunino Neto: advogado, vereador do município de São João Batista e presidente do Fórum Permanente do Terceiro Setor do Vale do Rio Tijucas.

Anderson Bento Garcia: administrador, gestor da Associação Educacional e Assistencial Bethânia - Comunidade Bethânia e coordenador de comunicação do Fórum Permanente do Terceiro Setor do Vale do Rio Tijucas.



Justificativa


As motivações para o evento estão relacionadas às situações cotidianas, onde é perceptível a necessidade do reconhecimento da pluralidade, nas diversas identidades que formam São João Batista, e de fenômenos ligados a comportamentos no decorrer do tempo, sobretudo no tempo presente. Ideologias e tradições caracterizaram, e ainda caracterizam o uso do passado em determinados períodos ensinados nas escolas e em outras instituições quando se fala sobre o município.

A importância do evento está associada à promoção de um novo pensar sobre a história local, onde haja o entendimento sobre o que possa ter ocorrido ao longo do tempo, que acomodou traços marcantes de uma determinada cultura equivocada nas escolas, por exemplo, devido a uma suposta ausência de história, e a uma falta de profissionais qualificados que escreveram ou capacitaram profissionais para serem reflexivos quanto a questões identitárias.

O evento pretende levar ao participante, produções que ampliem elementos considerados relevantes, cultural e historicamente, para se pensar sobre a definição sobre o que é ser “batistense”. Levar novas abordagens sobre a questão identitária para o interior das escolas, por exemplo, é uma demanda que o 1º Simpósio Cultural: Olhares para a história local propõe. A discussão e a problematização sobre a história local, sobre o processo de ensino-aprendizagem, no evento, oportunizarão a construção ou aperfeiçoamento da noção de pertencimento, identificando e diferenciando grupos classificados por etnias ou culturas, por exemplo.

Ao longo das atividades, palestrantes e convidados investigarão monumentos, disputas de memória, relacionando-os com a prática pedagógica, permitindo uma nova abordagem de sujeitos, suas práticas em determinados tempos e lugares. Visibilizando valores, costumes e interesses que circularam/circulam pela história local. Será um dia para se elucidar situações tocantes ao papel dos invisibilizados pela historiografia da cidade, como mulheres, não brancos, imigrantes, e migrantes de tantas regiões de Santa Catarina e do Brasil que participaram da construção de São João Batista. Espera-se como resultado, que o evento colabore na ampliação do debate a respeito da diversidade étnica e cultural a partir da ação pedagógica.

 


    Inscrições

    {{item.titulo}}

    {{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

    {{item.descricao}}
    {{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
    {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
    {{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
    {{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
    {{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
    Calendar

    {{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

    Palestrantes

    {{item.nome}}



    Local do Evento

    {{areaSiteEvento.titulo}}

    {{areaSiteEvento.subtitulo}}

    {{viewModel.evento.dataInicio}} {{viewModel.evento.dataFim}}
    {{viewModel.evento.local}}
    {{'Label_ObterDirecoes' | translate}}

    {{viewModel.evento.titulo}}

    {{viewModel.evento.responsavelEvento}}