A existência de animais como cães e gatos pelas ruas de várias cidades em nosso país não é novidade para nós. Existem hoje cerca de 30 milhões de animais abandonados pelo país, sendo 20,2 milhões de cães e 10 milhões de gatos, segundo pesquisa feita em dezembro de 2024 por Mars Petcare.
Em nossas Universidades não é diferente, pois eles são reflexo do que existe em nossa sociedade, pois a falta de políticas públicas que combatam o crescimento populacional em média e grande escala, a falta de orientação educacional nas famílias evitando abandonos e maus tratos, a falta de leis que punam os agressores e a falta de fiscalização são alguns dos fatores que contribuem para que encontremos esses animais em vias públicas.
Sabemos que algumas Instituições de Ensino Superior têm se organizado e estruturado para dar dignidade aos animais comunitários, expressão utilizada para quando cria-se vínculo afetivo entre pessoas e animais, responsabilizando-se por cuidados como a saúde, a alimentação e a segurança deles.
Com o intuito de conhecer práticas assertivas propomos o I Simpósio Universitário sobre Animais Comunitários, em Vitória da Conquista, na UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) com os seguintes objetivos:
- Compartilhar conhecimentos sobre práticas e estratégias que deram certo em suas Instituições como forma de dar dignidade aos animais comunitários;
- Conhecer a funcionalidade de comissões sobre Direito e Bem-Estar animal nas Universidades;
- Discutir a implementação de políticas públicas que vinculem a saúde única;
- Trabalhar a formação de pessoas para que respeitem e entendam o trabalho com os animais;
- Fortalecer grupos de voluntários que apoiam e trabalham na causa animal.