O Simpósio João Cabral de Melo Neto - SIMCABRAL - visa criar um espaço permanente de diálogo entre a obra do poeta pernambucano e os mais variados campos de pesquisa. Para tanto, contamos com a presença de pesquisadores especializados na obra de Cabral e interlocutores de outras áreas e interesses que possam contribuir para ampliar debates e perspectivas.
Em 2025, em sua primeira edição, o SIMCABRAL se dedica a celebrar, rever e repensar os 50 anos de lançamento de livro Museu de Tudo, publicado em 1975 e que, por suas características, se alinha à trajetória do poeta, apresentando, ao mesmo tempo, outros aspectos, como a própria ideia de coleção ou museu de poemas, temas e práticas poéticas, a movimentação do arquivo e o encontro entre os tempos da arte.
O Simpósio, em 2025, acontece nos dias 17, 18 e 19 de novembro, na UERJ, no Pavilhão João Lyra Filho, RAV 112 - 11o. andar.
No dia 17/11, as mesas começam a partir das 14h e seguem até às 18h.
Nos dias 18 e 19 de novembro, as mesas se iniciam às 9h e vão até às 13h, no período da manhã. À tarde, em ambos os dias, as mesas recomeçam às 15h e finalizam às 19h.
O evento é gratuito e aberto a todos. A inscrição, com frequência mínima de 50% do evento, garante certificado de participação.