- Este evento tem como objetivo reunir docentes, enfermeiros, residentes e acadêmicos da enfermagem para um enriquecedor intercâmbio de experiências, aprendizados e perspectivas sobre as práticas de enfermagem diante dos desafios do cenário sanitário brasileiro e internacional.
Com o tema “Tecnologia, Práticas e Perspectivas do Cuidado em Enfermagem: Uma Abordagem Transcultural”, o encontro promoverá a atualização de conhecimentos e reflexões sobre as inovações e tendências na área.
Além disso, incentivamos a participação ativa de todos os envolvidos, destacando a importância da atualização constante em temas relevantes, tanto nacionais quanto internacionais, para a formação e atuação profissional na enfermagem.
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
EDITAL PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
O I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM da PUC-Campinas terá como tema central:
“TECNOLOGIAS, PRÁTICAS E PERSPECTIVAS DO CUIDADO EM ENFERMAGEM: UMA ABORDAGEM
TRANSCULTURAL” e acontecerá no
período de 11 a 14 de novembro de 2024, no Campus II.
Os trabalhos a serem
apresentados poderão ser acadêmicos ou não. Para a submissão será necessário que
o(a) autor(a) principal e/ou relator(a) esteja inscrito no Simpósio. As inscrições serão realizadas pelo
site da PUC Campinas.
Os trabalhos poderão ser
escritos em duas categorias: pôster e oral. A definição da categoria a ser
apresentada poderá sofrer alterações de acordo com a avaliação da banca
avaliadora da comissão cientifica.
Cada trabalho poderá ter no máximo 5 (cinco) autores* incluindo o(a) autor(a) principal, excetuando-se o(a) orientador(a).
Observação: * Os trabalhos resultantes de Projetos Integradores poderão ter no máximo 10 (dez) autores.
Cada
inscrito só poderá submeter 1 (um) trabalho como autor(a) principal, e só poderá
apresentar 1 (um) trabalho. A coautoria nos trabalhos é limitada a 03 (três).
Os
trabalhos acadêmicos deverão ter obrigatoriamente um 1 (um)
orientador(a), os demais colaboradores serão considerados coautores.
Serão aceitos trabalhos acadêmicos nas
seguintes modalidades:
a.
Estudo
original (de natureza quantitativa ou qualitativa);
b.
Estudo
de revisão;
c. Relato
de caso;
d. Projetos Integradores;
e. Projetos Aplicativos;
f.
Iniciação
Científica.
Serão aceitos
também trabalhos científicos externos nas seguintes categorias:
a. Gestão
b. Assistência
c. Saúde
Mental
d.
Epidemiológico
A
comissão científica será responsável pela avaliação dos resumos e categorização
da forma de apresentação EM PÔSTER OU ORAL.
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO
- O resumo necessariamente deverá ser de trabalho inédito. Não serão aceitos resumos apresentados/divulgados em outros eventos acadêmicos ou científicos;
- O resumo deverá ser digitado em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre linhas, parágrafo justificado, em corpo único, no formato estruturado: Introdução, Justificativa, Objetivos, Metodologia (ou Desenvolvimento), Conclusões/Considerações finais;
- O texto completo do resumo deverá conter no mínimo 1000 e no máximo 2500 caracteres com espaços;
- O título do trabalho deve limitar-se a 100 caracteres (digitado em caixa alta e centralizado);
- O nome do relator deverá estar sublinhado.
OBS: Os resumos que não seguirem as especificações deste
edital, não serão avaliados pela Comissão Científica.
ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO
A
submissão dos resumos deve ser feita pelo e-mail simposiointernacionalenfermage@gmail.com, até às 23:59h do dia 25 de outubro de 2024. Assunto do e-mail:
“Resumo Simpósio
Internacional Enfermagem”.
Resumos enviados fora do prazo estabelecido não serão
considerados para a avaliação.
MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO
Os trabalhos serão apresentados em duas modalidades:
1. Exposição dialogada (pôster)
.
TRADICIONAL
.
POSTER EM VARAL
2. Exposição Oral
ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER
- Apresentação dos Pôsteres será realizada em local previamente divulgados junto com a data e horário. Os autores dos trabalhos serão informados pela comissão científica, por e-mail, quando o mesmo for avaliado e aceito para esta modalidade de apresentação.
- Os pôsteres deverão conter as informações referentes ao plano de trabalho/texto científico/relatório final produzido pelo aluno(a) bolsista e/ou voluntário(a) ou comunidade externa de enfermeiros;
- Os pôsteres deverão observar a seguinte formatação:
a) Dimensão: 90 cm de largura por 110 cm de
altura.
b) Fonte: Arial ou Times New
Roman em tamanho que permita a leitura a 1 metro de distância (tamanho da letra
a partir de 30).
c) As
margens
devem ter no mínimo 2,5 cm em torno da área de apresentação do pôster, sendo
reservada uma faixa de 5 cm a partir da margem superior, para colocação de
título e logos institucionais (PUC Campinas).
- Abaixo do título do
trabalho, deverá constar o(s) nome(s) do(s) autor (es) e do orientador,
conforme as informações que constam no trabalho.
d) A
confecção dos pôsteres deverá ser, preferencialmente, em
papel firme, de boa gramatura, podendo ser fosco ou glossy, ou em lona.
- Devem ser utilizadas
canaletas nas bordas superior e inferior, permitindo a fixação nos expositores
e fácil colocação e remoção dos mesmos.
e) A cor do plano de fundo dos banners será de livre escolha dos autores.
- Os pôsteres deverão conter os seguintes conteúdos:
a) Título
b) Nomes dos autores
(os mesmos do título do artigo científico/relatório final).
c) Nome e título do
professor orientador
d) Dados do trabalho
OBS 1: Trabalhos resultantes de Projetos
Integradores deverão conter: Introdução, justificativa, objetivos, metodologia
(ou desenvolvimento), conclusões/considerações finais e referências (as mais
relevantes).
OBS 2: Trabalhos resultantes de
Projetos Aplicativos deverão conter: Introdução, justificativa, objetivos, desenvolvimento,
conclusões/considerações finais e referências (as mais relevantes).
· Apresentação dos trabalhos modalidade Pôsteres dialogados será realizada em espaço, data e horário específicos, a serem informados aos autores pela comissão científica, por e-mail, quando ele for aceito para esta modalidade de apresentação;
- Os autores serão os responsáveis por retirar os Pôsteres, após o final da apresentação.
- Trabalhos não retirados pelos autores, serão descartados.
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DE PÔSTER NO VARAL
- Os pôsteres no varal deverão observar a seguinte formatação:
a) a) Dimensão: 30 cm de largura por 42 cm de
altura.
b) Fonte: Arial ou Times New
Roman em tamanho que permita a leitura a 1 metro de distância (tamanho da letra
a partir de 15).
c) As
margens
devem ter no mínimo 1,0 cm em torno da área de apresentação do pôster, sendo reservada
uma faixa de 2,5 cm a partir da margem superior, para colocação de título e
logos institucionais (PUC Campinas).
- Abaixo do título do
trabalho, deverá constar o(s) nome(s) do(s) autor (es) e do orientador,
conforme as informações que constam no trabalho.
d) A
confecção dos pôsteres deverá ser, preferencialmente, em
papel A3
·
Os trabalhos serão fixados no varal,
no dia, local e horário enviados por e-mail após a avaliação pela comissão científica;
o A forma de fixação dos pôsteres no varal será de responsabilidade dos autores;
- Os autores também serão os responsáveis por retirar o A3, ao final do evento.
- Trabalhos não retirados pelos autores, serão descartados.
ORIENTAÇÕES PARA CONFECÇÃO DA APRESENTAÇÃO ORAL
·
A Apresentação Oral será realizada no anfiteatro
Monsenhor Salim, em data e horário específicos, a serem informados aos autores
do trabalho, pela comissão científica, por e-mail, no momento em que o mesmo
for avaliado e aceito para esta modalidade de apresentação.
· A forma de apresentação oral deverá ser elaborada em Power point ou CANVA com no máximo 8 slides (1. Apresentação do título e composição do grupo, 2. Introdução e Justificativa, 3. Objetivo e método ou desenvolvimento, 4. Resultados e discussão, 5. Conclusão, 6. Considerações Finais, 7. Referências e 8. Agradecimentos).
o O Template para confecção dos slides será
enviado no mesmo e-mail com as informações referentes à aprovação do com a data
e a hora da apresentação.
o O envio dos slides para
apresentação dos trabalhos aprovados para a apresentação oral, deverá ser
encaminhado à Comissão Científica 72hs antes da data e horários agendados para
a apresentação.
CERTIFICADOS
Após o término do Simpósio será
conferido certificado on-line para os trabalhos apresentados na forma de pôster, ou A3 impresso no varal e oral. Será emitido
apenas 01 (um) certificado por trabalho e enviado ao autor
responsável pela submissão.