Educação Escolar Quilombola: Este eixo temático tem como proposta, reunir pesquisas e relatos de experiência sobre a Educação Escolar Quilombola, trazendo para a discussão práticas exitosas aplicadas em escolas quilombolas do Brasil, bem como o respeito e reconhecimento da história e da cultura afro-brasileira, proteção das manifestações da cultura afro-brasileira, valorização da diversidade étnico-racial. Visando ampliar e reforçar as discussões sobre a Educação Escolar Quilombola no Brasil.
Instituições Escolares e Práticas Educativas: Este eixo temático se concentra em analisar as estruturas e práticas das instituições escolares, tanto na educação básica quanto no ensino superior. Visa compreender a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e o papel dos diversos atores envolvidos, como gestores, professores, alunos e comunidade, enfrentando os desafios comuns a ambos os níveis de ensino e considerando o impacto das políticas educacionais.
Movimentos Sociais e Educação: Este eixo tem como proposta reunir pesquisas, relatos de experiência e de práticas escolares feitas na educação e escola quilombola e na educação e escola dos movimentos sociais do campo (Escola de Alternância; Escola em Assentamentos; Escolas Itinerantes etc.) no âmbito das lutas por reforma agrária que produz escola e educação orientada pelo movimento pedagógico no interior dos movimentos sociais. Nesta diversidade, escola e educação trazem os aspectos de hegemonia, contra-hegemonia e resistência como centralidade histórica-social.
Educação e Relações Étnico-raciais: Esse eixo temático se propõe a discutir questões relacionadas à educação e às relações étnico-raciais, contemplando tanto a educação básica quanto o ensino superior. Analisa o combate ao racismo estrutural, políticas e práticas de igualdade racial e a formação de professores para uma perspectiva anti-racista, reconhecendo a importância da valorização das identidades étnico-raciais em ambos os níveis de ensino.
Marxismo, Trabalho e Educação: Este eixo tem como proposta reunir pesquisas sobre marxismo, trabalho e educação na perspectiva do materialismo histórico-dialético. O estudo do marxismo como teoria e práxis revolucionária; O estudo do trabalho em seu princípio criador do homem, modos de produzir a existência, lutas de classes, relações de poder e o trabalho como princípio educativo; O estudo da educação em suas manifestações históricas, compreendidas em sua natureza de classe e fenômeno da cultura material engendrada no ato da produção histórica da existência humana.
Políticas de Inclusão Social: Este eixo tem como proposta reunir pesquisas e relatos de experiência que tratem sobre a inclusão social no âmbito da educação básica e superior, bem como de políticas públicas (legislações, programas, planos e/ou projetos governamentais) de forma a garantir os direitos de educação dos diferentes grupos sociais pertencentes ao campo (negros/as, pardos/pardas, indígenas, quilombolas), de modo a ampliar e reforçar as discussões na educação no campo.
Comissões
Coordenação Geral do Evento
Profª. Me. Elane Rodrigues de Oliveira (UFSCar)
Prof. Dr. Luiz Bezerra Neto (UFSCar)
Profª. Drª. Maria Cristina dos Santos (UFSCar)
Prof. Me. Patric Oberdan (UFSCar)
Prof. Renato Baliero (UFSCar)
Comitê científico
Dilsilene Maria Ayres de Santana (UFT)
Fábio Fernandes Villela (UNESP)
Helena Quirino Porto Aires (UFT)
Lucineia Chiarelli (UNESPAR)
Manoel Gonçalves dos Santos (SME Jequié)
Marcos Cassin (USP)
Vanderlei Amboni (UNESPAR)
Waldileia Cardoso (SEMED)
Wansley Ferreira de Freitas (SME)