Inscrições prorrogadas até 15/10/2023
REGRAS DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS
(RESUMOS EXPANDIDOS)
Pessoas interessadas em participar COM apresentação de trabalho devem submeter o RESUMO EXPANDIDO para uma das Áreas Temáticas abaixo descritas.
a) Área 1 – Formação Humana, Docência e Currículo. Ementa: Formação docente e suas práticas em espaços de ensino (Educação Básica e Ensino Superior), nas diversas áreas de conhecimento, bem como em outros espaços sociais que demandam práticas formativas; Docência, desenvolvimento profissional docente e processos de profissionalidade e profissionalização; A constituição do campo do currículo e suas diferentes perspectivas teóricas, políticas e práticas curriculares, avaliação educacional, conhecimento, cultura, tecnologias, cotidiano e sujeitos
b) Área 2 – Políticas e Gestão da Educação. Ementa: Estudos sobre as políticas educacionais no âmbito Federal, estaduais e municipais, bem como nos diferentes níveis e modalidades de ensino. A gestão das instituições e dos Sistemas de Ensino, as práticas profissionais, a construção dos movimentos locais que buscam aprimorar os canais da democracia participativa e da cidadania em nosso país.
c) Área
3 – Práticas Educativas,
Cultura, Diversidade e Inclusão. Ementa: Discute
o estatuto do outro, em seus processos de (auto) formação e práticas educativas
centradas na pluralidade e consciência da diversidade humana na pesquisa e na
formação de sujeitos em espaços educativos. A produção histórica da cultura, as
(auto) biografias, as identidades e memórias, a educação especial/inclusiva e o
lugar da diversidade como espaços educativos de produção de saberes e práticas
com ensejo à inclusão no espaço escolar/acadêmico/comunidades/social.
Podem se inscrever no evento: estudantes de graduação e de pós-graduação, professores e gestores escolares da educação básica, professores da educação superior e pesquisadores em geral que se dedicam ao estudo das diversas questões que têm configurado o processo educacional no país.
Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução ou reembolso de valores pagos sobre a taxa de inscrição no evento.
Cada inscrição dá direito, no máximo, a submissão e apresentação de 02 resumos expandidos. Cabe aos autores decidirem, antes do envio, a ordem dos nomes, pois não serão aceitos pedidos de modificação após a inscrição.
Cada resumo pode ter
até 04 autores; e todos devem fazer inscrição e pagamento
individual – orientador(a) é considerado(a) autor(a), caso seu nome conste na
obra).
Ao atingir o limite de 02 submissões, o(a) orientador(a) poderá ter seu nome indicado em nota de rodapé de resumos de seus(suas) orientandos(as), o que não lhe confere direito a certificado.
FORMATAÇÃO E SUBMISSÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS
a) Os autores são responsáveis pela revisão ortográfica e gramatical do texto submetido, bem como a sua adequação às normas do evento.
b)
Não será permitido fazer correções ou modificações no texto após a sua submissão
na plataforma do evento.
c)
As informações do resumo devem ser digitadas no Programa Word, para
depois serem copiadas e coladas no formulário de submissão, considerando:
§ Título: digitado em letras maiúsculas, com, no máximo, 16 palavras.
§ Resumo: estruturado em torno de 5.000 a 10.000 caracteres (com espaço).
§ Palavras-chave: 03 a 05, separadas por vírgula.
§ Nomes dos autores: só é possível adicionar autores (máximo 4) que estejam com a inscrição confirmada pelo sistema/plataforma do evento.
§ Caso necessário, é facultado acrescentar informações complementares sobre os autores no cabeçalho do próprio resumo, como: instituição, e-mail, grupo de pesquisa e agência financiadora do trabalho.
d) Estrutura do resumo expandido:
§ Introdução: apresentação da temática, definição do(s) objetivo(s) e justificativa sobre o estudo do problema.
§ Metodologia: indicação do tipo de estudo (pesquisa), local, população (em caso de pesquisa de campo), período da pesquisa, instrumentos de obtenção e de análise dos dados.
§ Resultados: apontamento dos principais indicadores (achados) da pesquisa.
§ As Considerações finais (ou conclusão) devem ser elaboradas com base nos objetivos e nos resultados obtidos na pesquisa.
§ As Referências devem contemplar apenas os estudos citados no texto, de acordo com as normas vigentes da ABNT.