VI Simpósio de Pós-Graduação  em  Educação e V Semana de Arte Educação

VI Simpósio de Pós-Graduação em Educação e V Semana de Arte Educação

presencial UERN - Campus Universitário Central / Faculdade de Educação - Mossoró - Rio Grande do Norte - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

VI SIMPOSEDUC e V SEMANARTE

      

Links  / Notícias


https://gramho.com/media/2183084574289231327

           

Alunos do Polo 9-MNPEF marcam presença no VI SIMPOSEDUC







                            

A Faculdade de Educação e o Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN realizam no período de 19 a 22 de novembro de 2019 de forma conjunta o VI Simpósio de Pós-graduação em Educação (SIMPOSEDUC) e a V Semana de Arte Educação (SEMANARTE). O evento tem por objetivo promover o encontro de estudantes, professores, artistas e sociedade em geral para refletir em torno da temática “Pesquisa em educação: processos criativos em tempo de reinvenção”

 

O Simpósio de Pós-graduação em Educação (SIMPOSEDUC) busca viabilizar discussões em torno de pesquisas em educação, de modo a contribuir para o fortalecimento da pesquisa na área, bem como para divulgar pesquisas, práticas e experiências (em andamento e/ou concluídas) estabelecendo intercâmbios entre professores e alunos da UERN e de outras Instituições de Ensino Superior da região e do país, com vistas à consolidação da pós-graduação.

 

A Semana de Arte Educação (SEMANARTE) tem o propósito de divulgar estudos, práticas e experiências na área de arte educação e mobilizar/despertar na comunidade acadêmica e sociedade processos criativos e de reinvenção, além do contato com as diversas formas de expressões artísticas e culturais.

 

Nesta edição, o SIMPOSEDUC e a SEMANARTE se aliam para fomentar e divulgar estudos e discussões em torno de duas proposições que se complementam buscando a criatividade e o trabalho coletivo.

 

O evento faz uso de uma programação diversificada que contempla conferência de abertura, mesas-redondas, instalações artísticas, oficinas e apresentação de pesquisas distribuídas entre vários Grupos temáticos. 



Sobre a Pedra do Sapato. (Foto: Hélio Jr.) 

Segundo o artista plástico curraisnovense João Antônio,  a pedra está localizada nas terras de seu Omar. Na verdade, 

são duas pedras que a certo ângulo formam um sapato. O local é chamado de Malhada da Areia, entre Currais Novos e Lagoa Nova no RN.

Programação

19/11/2019 Terça-feira

Manhã

08h00 às 12h00 - Credenciamento

Local: Faculdade de Educação -FE

Tarde

13h30 às 17h00 – Minicursos e Oficinas

Local: Salas de aula da FE e FACEM

 

14h00 às 17h00 -  Pantomima (Escola Municipal Professor Francisco Morais Filho/PIBID)

Local: Multimídia 2

Noite

19h00 às 21h30

Roda de conversaA IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO: PNE/PEE/PME para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Local: Auditório DART

 

Convidados:

Glauciane Pinheiro Andrade - Coordenadora da CODESE/AVALIADORA da Rede de Monitoramento dos Planos Planos Municipais de Educação.

 

Francisca de Fátima Araújo Oliveira- Presidente do Fórum Municipal de Educação/Comissão Coordenadora de Monitoramento e Avaliação do PME - Mossoró/RN

 

Maria Goretti da Silva - Coordenadora de Planejamento, Avaliação e Resultados da SME/Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação do PME - Mossoró/RN

 

Darlly Noronha de Oliveira Nascimento -Coordenadora da Educação Infantil da SME/Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação do PME- Mossoró/RN

 

Eliane Araújo Xavier da Costa - Coordenadora do setor psicopedagógica - SME/Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação do PME- Mossoró RN

 

20/11/2019 Quarta-feira



Manhã

 

07h30 – Dança (Escola Municipal Senador Duarte Mariz/PIBID)

Local: Auditório da FAFIC

 

08h00 às 11h00

Mesa-redonda:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA INFÂNCIA

Local: Auditório da FAFIC

Mediação: Silvia Helena de Sá Leitão Morais Freire (FE/UERN)

Convidados:

Juliana Silva dos Santos Martins (CA/UFSC)

Selma Bedaque (SEM)

Jubenaide Cruz (CEMEI-RN)


 

Tarde

 

13h30min - Dança Sítio do Pica Pau Amarelo (Unidade de Educação Infantil Adalgiza Fernandes Moreira /RESPED)

Local: Sala de Multimídia 2 - FE

 

14h00 às 16h00

Roda de Conversa: A SINGULARIDADE DE SER MÃE DE UMA CRIANÇA AUTISTA: ACOLHIDA E REFLEXÃO

Local: Sala de Multimídia 2 - FE

Mediação: Ana Paula da Silva Braga/ Luiza Maria de Holanda Dantas Mestrandas/POSEDUC/UERN) 

Convidados: 

Associação de mães autistas - AMA

Juliana Silva dos Santos Martins - CA/UFSC

Shirley Teixeira de Sousa - mãe de trigêmeos autistas

 

 

13h30 às 17h00 – II ENCONTRO DE EGRESSOS POSEDUC: “Avaliação das implicações formativas para a atuação do egresso do POSEDUC”

Local: Auditório da FAFIC

 

13h30 às 17h00 – MINICURSOS E OFICINAS

Local: Salas de aula da FE e FACEM

 

18h00 – Lançamento de Livros

Local: Pátio da FAFIC

 

Noite

 

18h50  –  Banda Sinfônica Municipal Artur Paraguai

Local: Em frente ao auditório da FAFIC

 

19h30

Conferência de Abertura: PESQUISA EM EDUCAÇÃO: PROCESSOS CRIATIVOS EM TEMPO DE REINVENÇÃO

Conferencista:  Prof. Phd Walter Omar Kohan (Proped/UERJ)

Mediadora: Dra. Maria Reilta Dantas Cirino (Profilo/UERN)

Local: Auditório da FAFIC

 


 

21/11/2019 Quinta-feira



Manhã

 

07h00 – Dança (Escola Municipal Raimundo Fernandes/RESPED)

Local: Auditório da FAFIC

 

08h00 às 10h30

Mesa-redonda: DEVIR CRIANÇA, PROCESSOS PEDAGÓGICOS E A MULTIRREFERENCIALIDADE.

Local: Auditório da FAFIC

 

Mediação: Profa. Dra. Hostina Maria Ferreira do Nascimento.

Convidados: 

Dra. Fernanda da Silva Araújo Melo (PPGArC/UFRN)

Dr. Joaquim Barbora (UFPE)

Dr. Sandro Soares (UERN)

 

09h40 -  (Rabeca e playback).

Local: Palco da Faculdade de Educação

 

Tarde

 

13h30 às 18h30 

GRUPOS TEMÁTICOS – GTs

Local: SALAS DE AULA  FE e FACEM

 

Noite

 

18h55 –  Grupo de crianças e Guido

19h10 -. Chorinho e Seresta

Local: Auditório da FAFIC

 

 

19h30 Mesa-redonda: O PROFESSOR-CRIADOR, A PESQUISA, O ENSINO E A EXTENSÃO

Local: Auditório da FAFIC

Mediação: Dra. Márcia Betânia de Oliveira (POSEDUC/FE/UERN)

Convidados:

Dra. Silvia Balestreri (UFRGS)

Dra. Karla Demoly (UFERSA)


20h40

Violão - Gabriel

Local: Palco da FE 


22/11/2019 Sexta-feira



Manhã

 

07h00 às 10h30   -

Setembro Verde (Escola Estadual Professor José Nogueira/RESPED)

Guido

Poesias

PERFORMANCE: o gesto das cores com Ceiça Costa

Local: Faculdade de Educação - FE



08h00 às 11h00

Minicurso:  A publicação em periódicos científicos na área de Educação: quais caminhos? (restrito aos alunos regulares do POSEDUC)

Ministrante: Emerson Augusto de Medeiros

Local: Auditório DART


08h00 às 10h00 : GTs ENSINO DE FÍSICA

Sala 4 e 6 Bl D Fafic


10h00 às 12h00

Mesa-redonda: GALPERIN E O ENSINO DA FÍSICA E DA QUÍMICA

Mediação: Profa. Dra. Erlania Oliveira (UFERSA)

 

Convidados:

Prof. Dr. Carlos Ruiz (UERN)

Prof. Dr. Petronildo Silva (UFPE)

Local: Auditório PRODEP/FANAT

 

 

Tarde

 

14h00 às 16h00

Mesa-redonda: PAULO FREIRE E O ENSINO DE CIÊNCIAS

Mediação: Prof. Me. Valdomiro Morais (UERN)

 

Convidados: Prof Dr. Alexandre Medeiros (UFERSA)

Profa. Doutoranda  Rosiane Valério  (UFPE/ Uni Minho Portugal )

Local: Auditório PRODEP/FANAT

 

 


16h00 às 18h00
Mesa-redonda: O MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: A EXPERIENCIA DA UFERSA

Mediação: Prof. Dr. Rafael Castelo (UFERSA)
Convidados:
Prof Dr. Giovani Barbosa (UFERSA)
Prof. Dr. Gustavo Rebouças (UFERSA)
Profa. Dra. Erlania Oliveira (UFERSA)
Local: Auditório PRODEP/FANAT

Noite

19h00 às 19h30 - ENCERRAMENTO

 

19h30 às 22h00 Palco aberto.


Local: Palco da Faculdade de Educação

Guido e Cia.

Poesias

Canções Bryan e Monalu
Daniele e Diogo


19h30

PERFORMANCE: o gesto das cores com Ceiça Costa

Local: CC


 

 

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

PALESTRANTES


Walter Omar Kohan é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Cientista de Nosso Estado (FAPERJ) e Procientista (UERJ). Foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC), vice-coordenador do GT de Filosofia da Educação de ANPED e Coordenador do GT "Filosofar e ensinar a filosofar" da ANPOF.


 


 

Silvia Balestreri é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Psicologia pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa da Subjetividade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua nos seguintes temas: teatro e filosofias da diferença, Carmelo Bene e teatro do oprimido.

 

 


 

Naira Ciotti é professor-performer; mestrado com o tema “o híbrido professor-performer: uma prática”, sob a orientação da Prof. Dr. Ana Cristina Pereira de Almeida. Desenvolveu pesquisa de doutorado sob orientação dos professores Renato Cohen e Christine Greiner sobre questões da performance arte, Arte Contemporânea na tecnocultura, a rede, a memória do corpo e os museus de arte, denominado: O museu como mídia: performance e espaço colaborativo.

 

 


Maria Reilta Cirino Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e com etapa de pesquisa doutoral no exterior, Sanduiche CAPES, na Universidad de La Plata, na Argentina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia - PROF-FILO.

 


 

Joaquim Barbosa é Doutor em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi líder do GEPEM (Grupo de Pesquisa em Educação e Multirreferencialidade; e vice-líder do GRIME (Grupo Interinstitucional de Multirreferencialidade e Educação). Atualmente é Professor Visitante do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

 


 

Karla Demoly é professora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado sanduíche em Antropologia da Escritura realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris França.  Atualmente realiza estudos sobre modos de cuidar e aprender com Cenopoetas e Pesquisadores em Saúde Mental, inspirada nos trabalhos de Vitor Pordeus, Nise da Silveira, Humberto Maturana, Ray Lima, Regina Lima e Vera Dantas.


Atividades

MINICURSOS E OFICINAS

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Lançamento de Livros


Grupos Temáticos

GT 01 POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Profa. Dra. Arilene Soares de Medeiros

Prof. Dr. Allan Solano Souza 

Profa. Dra. Maria Edgleuma de Andrade


Ementa: Políticas educacionais no âmbito Federal, estaduais e municipais, bem como nos diferentes níveis e modalidades de ensino. A gestão das instituições e dos Sistemas de Ensino, as práticas profissionais, a construção dos movimentos locais que buscam aprimorar os canais da democracia participativa e da cidadania em nosso país.  

GT 02 FORMAÇÃO, CURRÍCULO E PRÁTICA DOCENTE

Profa. Dra Márcia Betânia de Oliveira

Profa. Dra Meyre-Ester Barbosa de Oliveira

Prof. Dr. Francisco Canindé da Silva


Aborda perspectivas sobre políticas e práticas curriculares e de formação de professores para a educação básica e o ensino superior; discute pesquisas teórico-práticas concluídas e em andamento. 


GT 03 EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Profa. Dra. Ana Lúcia de Oleira Aguiar

Profa. Dra. Francisca Maria Cabral Soares


Ementa: Discute o estatuto do outro, em seus processos de (auto) formação e práticas educativas centradas na pluralidade e consciência da diversidade humana na pesquisa e formação de sujeitos em espaços, produção histórica da cultura, as (auto) biografias, as identidades e memórias, a educação especial/inclusiva e o lugar da diversidade como espaços de produção de saberes e práticas em espaços formais, e não formais, com ensejo à inclusão no espaço escolar/acadêmico/comunidades/social.Discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento, aprendizagem, políticas e práticas educativas com crianças de 0 a 5 anos. Aprofundar reflexões acerca da importância da linguagem; bem como os mecanismos de alfabetização e seus usos sociais para as crianças.

GT 04 EDUCAÇÃO INFANTIL, ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Profa. Dra. Giovana Carla Cardoso Amorim

Profa. Ma. Antonia Maira Emelly Cabral da Silva Vieira


Discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento, aprendizagem, políticas e práticas educativas com crianças de 0 a 5 anos. Aprofundar reflexões acerca da importância da linguagem; bem como os mecanismos de alfabetização e seus usos sociais para as crianças.


GT 05 PROCESSOS PEDAGÓGICOS EM TEMPOS DE REINVENÇÃO

Prof. Dr. Hélio Junior Rocha de Lima


Ementa: A sociedade brasileira com suas políticas públicas e afrontamentos do estado democrático de direito, ao que parece, atravessa uma tempestade que reverbera em crises de modelos educacionais. Neste contexto, redirecionamentos de processos pedagógicos e garantias de uma educação que possibilite o exercício da diversidade se apresentam como temas significativos na pesquisa em educação. Com o objetivo de apresentar e discutir pesquisas científicas, assim como, relatos de experiências e narrativas cujas abordagens engendrem os aspectos de experimentos e problemáticas no âmbito escolar e não escolar, e teçam as imagens da infância, da prática docente atravessada pelo devir-criança, pelas inventividades pedagógicas, apresentamos esse grupo temático como espaço de diálogos das múltiplas ações criativas , de afetos, de resistência e rupturas de modelos , de territórios e fronteiras traçados ao longo de décadas e preestabelecidos por meio da Base Nacional Comum Curricular.  

GT 06 EDUCAÇÃO E PRÁTICAS FORMATIVAS NA CIBERCULTURA

Profa. Dra.  Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro 

Profa. Dra.  Regina Santos Young

Prof. Me. Alex Carlos Gadelha


Formação Docente na Cibercultura. Educação a Distancia e Ensino Híbrido. Práticas e Ambiências Formativas na Cibercultura. Autoria e Cidadania na Educação Online. Trabalho Docente com Uso das Tecnologias Digitais na Educação Básica. Letramento Digital. 


GT 07 EDUCAÇÃO POPULAR E FORMAÇÃO HUMANA

Profa. Dra. Hostina Maria Ferreira do Nascimento

Profa. Ms. Maria Cleoneide Soares


Educação popular e formação humana: Discussões sobre a relação entre pesquisa-ensino-extensão nas áreas de educação popular; educação escolar; educação de jovens e adultos e educação do campo. Contribuições de Paulo Freire para a ação-reflexão-ação que envolve a formação humana.  

GT 08 EDUCAÇÃO E SUBJETIVIDADE

Profa. Dra. Silvia Maria Costa Barbosa


Estudos sobre fundamentos da Psicologia Sócio-Histórica com ênfase nas contribuições de Vigotski, Luria e Leontiev, e outros pesquisadores, bem como resultados de pesquisas no campo da Educação. Focaliza aspecto como: a dialética homem-mundo, a relação subjetividade/objetividade, o papel do pesquisador como construtor do conhecimento, as categorias mediação, historicidade, atividade, afetividade, subjetividade, sentido e significado e ZDP.  

GT 09 AVALIAÇÃO DAS IMPLICAÇÕES FORMATIVAS PARA A ATUAÇÃO DO EGRESSO DO POSEDUC  

Profa.Ms. Maria cleonice Soares


Ementa: Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) a partir do olhar dos egressos, centrada na reflexão sobre os resultados obtidos nas pesquisas (dissertações) produzidas, observando a produção criativa e sua contribuição para a reinvenção das trajetórias de atuação dos egressos e sobre seus processos formativos em contextos locais.

GT 10 ESTÁGIO DOCENTE SUPERVISIONADO: DIÁLOGOS DE UMA FORMAÇÃO SEMPRE A SE FAZER

Profa. Me. Míria Helen Ferreira de Souza 

Prof. Me. Alexsandro Donato de Carvalho 

Profa. Me. Eugenia Morais de Albuquerque

 

O objetivo do GT é discutir o Estágio Supervisionado no âmbito dos Cursos de Licenciatura da UERN e outras IES, destacando a importância do mesmo para a pesquisa na formação docente, nos desafios da profissão e nos campos de atuação profissional. 

 

GT 11 PROGRAMAS FORMATIVOS NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Profa. Dra. Antônia Batista Marques

Prof. Dr. Marcelo Bezerra de Morais 


Propõe-se a discutir sobre programas formativos como PIBID, RESPED, PET, PARFOR, entre outros. Recebe relatos de experiências, estudos teóricos e pesquisas, concluídas ou em andamento, que abordem a temática na formação (inicial e continuada) de professores em todos os níveis de ensino (educação básica e superior) 

GT 12 ARTE, INFÂNCIA E LITERATURA

Prof.ª Ma. Emanuela Carla Medeiros de Queiros 

Prof.ª Ma. Celiane Oliveira dos Santos


O grupo de discussão pretende reunir propostas de trabalhos que focalizem aspectos teóricos, metodológicos e formativos que envolvam a arte, a infância e a literatura. Considera experiências vivenciadas no espaço da universidade ao longo das disciplinas, em projetos de pesquisa, extensão e relatos de experiência que tenham como enfoque a linguagem literária na infância.  

GT 13 ARTE E FILOSOFIA

Prof. Dr. Erick Vinicius Santos Gomes

Este grupo de trabalho destina-se a discutir o diálogo entre Filosofia e Arte, visando no âmbito das práxis discursivas refletir sobre as teorias filosóficas da arte que constituem a matéria básica do que hoje denominamos Estética a fim de promover o diálogo entre essas duas esferas do conhecimento.  

GT 14 ARTE, EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Prof. Me. Manoel Fábio Rodrigues

Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos

Profa. Ma. Kelania Freire Martins Mesquita 


Este GT tem por objetivo discutir como a Arte, em suas mais diferentes expressões, tais como Literatura, Artes Plásticas, Teatro, Cinema, Graphic Novels, entre outras, pode estar inserida nos âmbitos da educação e da diversidade. Trabalhos que transitem entre a pluri, inter e transdisciplinaridade, envolvendo como ponto norteador as linguagens artísticas.  

GT 15 ARTE, CULTURA E MOVIMENTOS SOCIAIS

Prof. Dr. Alessandro Nóbrega


Ementa: Pesquisas e relatos de experiências em arte e diversidade cultural incluindo os que se realizam ou são patrocinados pelos sindicatos, movimentos sem terra ou sem teto e demais movimentos sociais.  

GT 16 A IMAGEM COMO RECURSO DIDÁTICO

Profa. Dra. Antônia Batista Marques 

Mestranda Márcia Francione Sena do Nascimento 

Mestranda Marta Maria Oliveira Costa de Araújo


O grupo tem o objetivo de discutir sobre a imagem como recurso didático. Recebe relatos de experiências, resultados de pesquisas, concluídas ou em andamento, que abordem a temática em espaços escolares e/ou não escolares, bem como em todos os níveis de ensino (educação básica e superior)  

GT 17 "Queer Art, Queer Pedagogy"

Prof. Dr. Sandro Soares


Os Estudos Queer apontam para uma desnaturalização da sexualidade humana e a desconstrução do conceito de gênero. A pesquisa intervenção apresentada aqui, com abordagem sociopoética, voltou-se para alunxs de graduação do curso de Pedagogia, têm criado alguns dispositivos para produção de novas percepções sobre gênero. Tratam-se de oficinas lúdicas de desconstrução dos conceitos binários de gênero. Na intervenção sociopoética, propõem-se inúmeros dispositivos pedagógicos pouco habituais à didática convencional, e que são inspirados nas diversas linguagens artísticas – a Arte enquanto campo de expressão e de produção de sensações e de novos saberes. Estas aulas-experimentações acontecem sob as formas de Vivências, Performances, Intervenções, Instalações e Oficinas. Cujo propósito maior é a produção de novos conceitos sobre gênero e pós-identidade, numa perspectiva Queer. As oficinas de que tratam este artigo estão vinculadas às experimentações que buscam colaborar na emergência de uma Pedagogia  Queer; não somente enquanto temática no campo da educação, mas principalmente enquanto abordagem metodológica. O Queer como potência epistemológica inspiradora de uma abordagem de Pesquisa e de uma Pedagogia. Por que a temática Queer na Educação? Porque é necessário tensionar o espaço acadêmico e elegê-lo como território de intervenções políticas e de estudos sobre a sexualidade; porque é necessário construir um campo de forças que possa aglutinar estudos e práticas dissidentes quanto às identidades de gênero; porque o campo da educação é carente de construir referenciais metodológicos e abordagens ousadas e transgressoras sobre as performatividades de gênero e as expressões da sexualidade. As oficinas-intervenção são compostas seis instalações de arte, sob a forma de estações circulantes por onde as pessoas interagem com as obras e produzem, elxs mesmxs, suas impressões/expressões e expõem o produto bruto de suas interações livres e de seus afetos ativados. São essas: Transnarratividade, Corpos Incoerentes, Montagem Drag Queen e Drag King, Manifesto Pornô, Jogo do Gênero, e Moça, Você é Machista. Os resultados apresentados em cada estação são a produção de confetos (conceitos polissêmicos) que remetem para às multiplicidades de gênero e sexualidade na educação. Assim, essa pesquisa aponta para a possibilidade de emergência de uma Pedagogia Queer - que possa ser sentida como uma poética em construção; uma potência maquínica capaz de engendar pulsões do desejo e liberar corpos e mentes para as formas múltiplas de expressão das sexualidades humanas; uma pedagogia não normatizadora, ativando dispositivos biopolíticos de resistência contra as formas redutoras e os modelos pré-estabelecidos que pretendam fixar em identidades rígidas; uma pedagogia que se lança, deliberadamente, como não disciplinadora.  

GT 18 As sete artes liberais: recuos e atualidade

Profa. doutoranda Brígida Lima Batista Félix


Ementa: (Re) leitura das sete artes liberais da idade média, considerando os repertórios encontrados no Trivium e no Quadrivium, na perspectiva de resgate do sentido de arte naquele contexto, evidenciando atualidades e aspectos obsoletos. 

 

GT 19 ENSINO DE FÍSICA

Prof. Dr. Carlos Antonio Lopez Ruiz

Prof. Dr. Alexandre José Gonçalves de Medeiros


Este GT tem como objetivo apresentar e discutir resultados educacionais obtidos em trabalhos de pesquisa e de intervenção pedagógica desenvolvidos sobre o Ensino da Física, assim como os produtos deles decorrentes, assim como propiciar uma análise das experiências pedagógicas e das metodologias com os mesmos associadas.

Local do Evento

Perguntas Frequentes

{{item.resposta}}

Sugestões de hospedagem em Mossoró-RN

Lista de hotéis e pousadas (apenas sugestões)

Sugerimos contatar sites de reservas para ver preços e mais opções de hospedagem


Hotel Thermas
Av. Lauro Monte 2001 Santo Antônio - Mossoró-RN | CEP 59619-000
Fone (84) 3422-1200 | Fax (84) 3422-1201
contato@hotelthermas.com.br |www.hotelthermas.com.br

Hotel Garbos
Av. Lauro Monte, 1301, Abolição I - Mossoró-RN | CEP 59619 - 000
Fone/Fax (84) 3064 -1000
reservas@hotelgarbos.com.br | www.hotelgarbos.com.br

 

Hotel Villa Oeste
Av. Presidente Dutra, 870 Ilha de Santa Luzia - Mossoró-RN
Fone(84) 3317-5533
reservas@villaoeste.com.br
www.villaoeste.com.br

Rede de Hotéis Sabino Palace
Av. Presidente Dutra, 174 Alto de São Manoel- Mossoró-RN
Fone/Fax (84) 3323-0800
reservas@hoteissabinopalace.com.br | http://hoteisredesabino.com.br/

Hotel Imperial
Rua Santos Dumont, 237 Centro- Mossoró-RN
Fone/Fax (84) 3316-2210
reserva@hotelimperialrn.com.br | www.hotelimperialrn.com.br

Hotel Valley
Avenida Presidente Dutra, 360 Ilha de Santa Luzia- Mossoró-RN
Fone (84) 3315-1950
hotelvalley@hotmail.com
www.hotelvalley.com.br

 

São Luiz Plaza Hotel
Rua Des. Dioníso Filgueira, 125 Centro- Mossoró-RN
Fone/Fax (84) 3422-9060
hotel@saoluizplaza.com.br | www.saoluizplaza.com.br

 

Pousada Asa Branca
Rua Ricardo Guilherme de Lima, 292 Bairro Aeroporto I- Mossoró-RN
Fone (84) 3316-6012 - Fax (84) 3314-2828
contato@pousadaasabranca.com.br | www.pousadaasabranca.com.br

 

Hotel e Restaurante Terra do Sal
Rua D. Isaura Rosado, s/n Abolição II - Mossoró-RN
Fone (84) 3318-4486
hotelterradosal@hotmail.com

Ouro Negro Palace Hotel
Rod.br 304, km 39 Nova Betânia- Mossoró-RN
Fone (84) 3317-2070
mossorohotelouronegro@yahoo.com.br

 

Zenilândia Hotel
Rua Souza Machado, 89 Centro – Mossoró-RN
Fone (84) 3321-2949

 

Chalé Executivo Apart Hotel
Rua Bernardino Martins Veras, 28 Costa e Silva – Mossoró-RN
Fone (84) 3312-1839
chaleexecutivo@oi.com.br |www.chaleexecutivo.com.br

Pousada Santa Luzia
Avenida Augusto Severo, 115 Centro - Mossoró-RN
Fone (84) 9419-4203

 

Hotel ibis Mossoró

R. Manoel Hemetério, 10 - Ilha de Santa Luzia, Mossoró - RN, 59631-020

Telefone: (84) 3422-6422

 

Pousada Mossoró

Av. Pres. Dutra, 1396 - Ilha de Santa Luzia, Mossoró – RN

(84) 3317-5591

 

Conheça Mossoró-RN

A Cidade de Mossoró está localizada no Oeste Potiguar a 281 quilômetros da capital do Rio Grande do Norte, Natal. Segundo historiadores, a cidade foi se constituindo em meio a lutas e resistências. Um dos primeiros marcos que se registra sobre a resistência no município foi a abolição da escravatura em 30 de setembro de 1883, cinco anos antes da assinatura da Lei Áurea. Posteriormente, a história apresenta a representação feminina na luta contra o alistamento obrigatório dos homens, maridos e filhos, que iriam atuar na Guerra do Paraguai. Este movimento ocorreu em 30 de agosto de 1875 e ficou conhecido como o Motim das Mulheres. O ano de 1928 foi marcado pelo primeiro voto feminino do Brasil, por Celina Guimarães Viana, quando a Constituição Brasileira, datada de 1891, dava o direito ao voto apenas aos homens ricos, desfavorecendo as mulheres, escravos, pobres e analfabetos. Outro fato libertário importante foi a resistência ao bando de Virgulino Ferreira, mais conhecido como Lampião, em 1927. Segundo a história, a cidade estava vivendo um bom expansionismo comercial e industrial, o que despertou a cobiça do grupo de cangaceiros. A cidade em pouco tempo sofreu um êxodo organizado pelo Prefeito Rodolfo Fernandes, que montou trincheiras à espera do ataque do bando, derrotado nesta única tentativa. Todos estes acontecimentos são relembrados no espetáculo Auto da Liberdade ocorrido anualmente em setembro, exceto a resistência ao bando de Lampião que é retratado com maiores detalhes durante uma das maiores festas de São João do Nordeste, o Mossoró Cidade Junina, com o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró.
Atualmente, a cidade conta com o Corredor Cultural que proporciona lazer e cultura aos moradores e visitantes. Nele encontramos a Estação das Artes Eliseu Ventania, antiga estação ferroviária, que hoje proporciona grandes eventos artísticos musicais; oTeatro Municipal Dix-Huit Rosado; o Memorial da Resistência; a Praça da Convivência; a Praça da Criança; a Praça dos Esportes; dentre outros espaços que atraem a atenção da população e turistas. Como um dos maiores centros de comércio de Mossoró, o Partage Shopping Mossoró contém cerca de 90 lojas, praça de alimentação, cinco salas de cinema da rede Multicine, dentre outros atrativos.
            Para os que preferem locais mais calmos para momentos de descansar a cidade conta com o Thermas Hotel e Resort que proporciona para seus clientes 200 mil metros de quadrados entre espaços de lazer e descanso. O espaço oferece uma bela flora e espaços aquáticos para relaxar com os banhos de águas termais, além de restaurante, quadras poliesportivas, lago artificial com caiaque e pedalinhos, passeio de charrete, entre outros atrativos.  
Fontes: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mossor%C3%B3 
http://www.prefeiturademossoro.com.br/mossoro/turismo/



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}