VII Simpósio de Pós-Graduação em Educação VI Semana de Arte da Faculdade de Educação - SEMANARTE / I Rede Conversações de Educação de Jovens e Adultos - RECONEJA

VII Simpósio de Pós-Graduação em Educação VI Semana de Arte da Faculdade de Educação - SEMANARTE / I Rede Conversações de Educação de Jovens e Adultos - RECONEJA

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ANAIS

https://www.even3.com.br/anais/simposeduc2021/

Prezados participantes é com muita satisfação que disponibilizamos o link de acesso aos anais do nosso evento. Naveguem à vontade e compartilhem com seus círculos acadêmicos.

Link: https://www.even3.com.br/anais/simposeduc2021/ 

CERTIFICADOS

Comunicamos a todos os inscritos que os certificados foram encaminhados nos e-mails dos participantes obedecendo a carga horária conforme a participação nas atividades.

Agradecemos a imensamente a participação de todos.

PESQUISADORES CONVIDADOS

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VII SIMPOSEDUC - III SEMANARTE – I RECONEJA

APRESENTAÇÃO


A Faculdade de Educação e o Programa de Pós-graduação em Educação (POSEDUC) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizam no período de 07 a 10 de dezembro de 2021 de forma conjunta o VII Simpósio de Pós-graduação em Educação (SIMPOSEDUC), a VI Semana de Arte Educação (SEMANARTE) e Rede Conversações de Educação de Jovens e Adultos (I RECONEJA). O evento tem por objetivo promover o encontro de estudantes, professores, artistas e sociedade em geral para refletir em torno da temática “Educação Libertadora e Autonomia no Ensino Remoto”.

 

Por conta da Pandemia, todas as atividades do evento serão realizadas em formato virtual. Inscrição e informações detalhadas estão disponibilizadas no site https://www.even3.com.br/simposeduc2021 

 

O evento faz uso de uma programação diversificada, distribuída em atividades de conferência, mesa-redonda, sessões de grupos de trabalho, encontro de egressos do POSEDUC, lançamento de livros e palestra.


Resumos expandidos podem ser submetidos, de acordo com as normas vigentes neste edital, para apresentação na seção dos grupos de trabalho.

 

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO


a)    COM apresentação de trabalho (comunicações orais)

b)    SEM apresentação de trabalho (apenas participante do evento)



APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

 

a)    Os trabalhos serão apresentados em salas virtuais da plataforma Google Meet;

b)    Por questão técnica, recomendamos que o acesso à sala virtual seja realizado pelo navegador Google Chrome;

c)    Os dias e horários das apresentações serão divulgados no site do evento;

d)    Cada participante terá até 10 minutos para apresentar seu trabalho;

e)    O debate dos trabalhos será realizado ao final de todas as apresentações;

f)      Os participantes devem entrar na sala virtual com, no mínimo, 20 minutos de antecedência do início das apresentações.

g)    Cada sala virtual contará com um coordenador que se encarregará dos encaminhamentos necessários a apresentação dos trabalhos.

INSCRIÇÕES

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ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÕES

TERMOS, CONDIÇÕES E CRONOGRAMA

a)             Podem se inscrever no evento: estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, profissionais da educação básica, profissionais da educação superior, pesquisadores em educação e em áreas afins;

b)             Todo o processo de inscrição e submissão de trabalhos só pode ser realizado no site do evento: https://www.even3.com.br/simposeduc2021 

c)    O cadastramento na plataforma do evento não se configura como inscrição;

d)  A inscrição será validada pelo sistema somente após a confirmação do pagamento. Até a validação do pagamento, constará no sistema que houve apenas cadastramento no evento;

e)    O pagamento da inscrição pode ser realizado por meio de cartão de crédito ou boleto bancário;

f)   Após o pagamento, a inscrição será validada em até três dias úteis e a confirmação será enviada para o e-mail cadastrado no sistema;

g) Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução de valores pagos no que concerne à taxa de inscrição no evento;

h)  Os trabalhos inscritos no evento devem ser resultantes de estudos e pesquisas ou relatos de experiências realizados no âmbito de espaços escolares e/ou não escolares, redes e sistemas de ensino da educação básica; resultados de estudos e pesquisas realizados no âmbito das instituições de educação superior e demais instituições formativas;

i) Cada inscrição dá direito, no máximo, a submissão de 02 (dois) trabalhos no evento. Cabe aos autores decidirem, antes do envio, a ordem dos nomes dos autores. Não serão aceitos pedidos de modificação após a inscrição no site. Independentemente da ordem dos nomes dos autores, todos são considerados AUTORES;

j)       Cada trabalho poderá ter até 04 autores, e todos devem fazer sua inscrição e pagamento individual (estamos considerando orientador como autor);

k)              O conteúdo dos trabalhos apresentados e publicados é de responsabilidade exclusiva de seus autores.

 

 

VALORES DAS INSCRIÇÕES

Categorias

Valores

Estudantes de graduação

20,00

Estudantes de pós-graduação

20,00

Profissionais da educação básica

30,00

Profissionais, pesquisadores e comunidades em geral

30,00

Profissionais da educação superior

40,00


CRONOGRAMA

DATAS

AÇÕES

02/10 a 27/10/2021 (PRORROGADO ATÉ 20/11/2021)

Inscrição COM submissão de trabalho

27/09 a 30/11/2021

Inscrição SEM submissão de trabalho

27/09 a 27/10/2021 (PRORROGADO ATÉ 20/11/2021)

Submissão de trabalho (resumo expandido)

27/09 a 08/11/2021

Resultado das avaliações dos trabalhos

12/11/2021

Divulgação do mapa das apresentações

07 a 10/12/2021

Realização do evento


GRUPOS DE TRABALHOS

GT 01 Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente

EMENTA: Estudos da constituição subjetiva dos atores sociais, suas práticas, suas memórias. A formação docente e suas práticas em espaços de ensino (Educação Básica e Ensino Superior), nas diversas áreas de conhecimento, bem como em outros espaços sociais que demandam práticas formativas. O desenvolvimento profissional docente e seus processos de profissionalidade e profissionalização.

Coordenadores

Profa. Dra. Antonia Batista Marques

Prof. Dr. Júlio Ribeiro Soares

Profa. Dra. Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro 

Profa. Dra. Francisco Canindé da Silva

Profa. Dra. Hostina Maria Ferreira do Nascimento 

Profa. Dra. Meyre-Ester Barbosa de Oliveira

Profa. Dra. Sara Raphaela Machado Amorim

Profa. Dra. Sílvia Maria Costa Barbosa

Prof. Dr. Zacarias Marinho


GT 02 Políticas e Gestão da Educação

EMENTA: Estudos das políticas educacionais no âmbito Federal, estaduais e municipais, bem como nos diferentes níveis e modalidades de ensino.  A gestão das instituições e dos Sistemas de Ensino, as práticas profissionais, a construção dos movimentos locais que buscam aprimorar os canais da democracia participativa e da cidadania em nosso país.


Coordenadores: 

Prof. Dr. Allan Solano Souza

Profa. Dra. Arilene Maria Soares de Medeiros

Profa. Dra. Ciclene Alves da Silva

Profa. Dra. Márcia Betânia de Oliveira

Profa. Dra. Maria Edgleuma de Andrade.


GT 03 Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão

EMENTA: Discute sobre o estatuto do outro, em seus processos de (auto) formação e práticas educativas centradas na pluralidade e consciência da diversidade humana na pesquisa e na formação de sujeitos em espaços educativos. As pesquisas vinculadas nesta linha elegem, como objeto de análise, a produção histórica da cultura, as (auto) biografias, as identidades e memórias, a educação especial/inclusiva e o lugar da diversidade como espaços de produção de saberes e práticas em espaços formais, e não formais, com ensejo à inclusão no espaço escolar/acadêmico/comunidades/social.

Coordenadores: 

Profa. Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar

Profa. Dra. Francisca Maria Gomes Cabral Soares

Profa. Dra. Giovana Carla Cardoso Amorim

Prof. Dr. Hélio Júnior Rocha de Lima

Profa. Dra. Normândia de Farias Mesquita Medeiros

Prof. Dr. Samuel Penteado Urban

PROGRAMAÇÃO

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Calendar

SUBMISSÕES

Resumo Expandido

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REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS E NARRATIVAS E EMISSÃO DOS CERTIFICADOS

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMOS EXPANDIDOS


a)    O sistema permite a submissão de trabalho (RESUMO EXPANDIDO) somente após a identificação do pagamento de todos os seus autores.

 

b)    O trabalho deve ser enviado em arquivo único, com identificação: nome e sobrenome do autor principal, seguido por ponto e GT ao qual se vincula. Ex.:  mariasilva.gt3.

 

c)    A plataforma desidentifica o nome do arquivo, atribuindo-lhe outra denominação, para evitar a identificação.

 

d)    O resultado da avaliação do trabalho será enviado aos autores pelo e-mail cadastrado na plataforma do evento.

 

e)    Estamos considerando orientador como autor: nessa condição, poderá submeter até 02 (dois) trabalhos, cabendo-lhe a responsabilidade por definir os trabalhos em que assinará autoria junto com seus orientandos.

 

f)      Ao atingir o limite de 02 (duas) submissões, o orientador poderá indicar seu nome em nota de rodapé de trabalhos de seus orientandos, o que não lhe confere direito a certificado.

 

 

FORMATAÇÃO DOS RESUMOS EXPANDIDOS

a)É de inteira responsabilidade dos autores a revisão ortográfica e gramatical do texto submetido, bem como a sua adequação às normas do evento.

 

b)Não será permitido fazer correções ou modificações no texto após a sua submissão na plataforma do evento. Trabalhos que fujam às normas técnicas e da língua padrão não serão publicados nos anais.

 

c) Critérios de avaliação dos resumos expandidos: além do atendimento às normas de formatação/submissão, os autores devem atentar para a qualidade da redação do texto (estruturação, coerência e coesão textual, correção ortográfica e gramatical) e a forma de apresentação do tema (consistência nas análises e reflexões, coerência entre os objetivos propostos, desenvolvimento do texto, Considerações finais e referenciais utilizados).

 

d)    O resumo expandido deve ter de 7.000 (sete mil) a 10.000 (dez mil) caracteres, considerando espaço, texto, tabelas, figuras e referências. E ser organizado com a seguinte estrutura:

§  Título

§  Autores

§  Instituição

§  E-mail

§  Grupo de trabalho

§  Introdução

§  Metodologia

§  Resultados e discussão

§  Considerações finais

§  Referências.

 

e)    título do trabalho deve ser digitado em letras maiúsculas, utilizando fonte Time New Roman tamanho 14, em negrito, alinhamento centralizado e, no máximo, 20 palavras.

 

f)      Os nomes dos autores devem ser incluídos abaixo do título do trabalho (com espaço), devendo estar centralizados e acompanhados pelo nome da instituição de onde são provenientes os autores, e-mail dos autores/autoras e identificação do grupo de trabalho em que o trabalho foi submetido;

 

g)    Caso seja necessário, é permitido incluir os nomes dos grupos de pesquisas dos autores e da agência ou fonte de financiamento do trabalho.

 

h)    O resumo expandido deverá conter as seguintes seções:

§  A seção Introdução deverá conter a apresentação da temática/objeto, os objetivos e a justificativa do problema estudado de forma clara, utilizando-se de revisão de literatura. Tal seção não admitirá subdivisões.

§  A seção Metodologia deve ser concisa e suficientemente clara, de modo que o leitor entenda os procedimentos utilizados, incluindo ainda as referências da metodologia de estudo e/ou análises empregadas.

§  A seção Resultados e discussão deve conter os dados obtidos até o momento, podendo ser apresentados também em forma de Tabelas e/ou Figuras. A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. As citações no texto devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

o   As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos), quando houver, devem ser apresentadas com qualidade, de modo que possibilite uma reprodução legível, inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas, o título deve ficar acima (sem negrito) e nas Figuras, o título deve ficar abaixo (sem negrito). É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

§  A seção Considerações finais deve ser elaborada com base nos objetivos e resultados do estudo.

§  Na seção Referências, constar apenas os trabalhos mencionados no texto de acordo com as normas vigentes da ABNT.

 

i)       Todas os resumos expandidos devem ser enviados em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, com as seguintes diretrizes:

§  Papel A4 (29,7cm x 21 cm)

§  Margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm

§  Fonte: Times New Roman – tamanho: 12

§  Espaço entrelinhas: 1,15 cm

§  Espaço entre parágrafos: 6 cm

§  Alinhamento justificado

§  Primeira linha do parágrafo com recuo de 1,25 cm

§  As páginas não devem ser numeradas

§  Citações acima de três linhas: recuo de 4 cm com alinhamento justificado e espaço simples.



REGRAS PARA SUBMISSÃO DAS NARRATIVAS


  • Os participantes devem estar inscritos no evento e ter realizado o pagamento. A inscrição deve ser feita exclusivamente no link: https://www.even3.com.br/simposeduc2021
  • A narrativa deve ser enviada para o e-mail do evento: simposeduc@uern.br .
  • O prazo para envio da narrativa é até o dia 27/10/2021.
  • O template para submissão está disponível para download no site: https://www.even3.com.br/simposeduc2021 ou no instagram @simposeduc.
  • Identifique o arquivo com a modalidade de submissão, seu nome e o ano de submissão, conforme o exemplo: Narrativa_Autor_2021
  • O assunto do e-mail deve constar a modalidade de submissão e o nome do autor seguindo o exemplo: SUBMISSÃO DE NARRATIVA – AUTOR
  • Somente deve constar um autor na narrativa.


FORMATO PARA SUBMISSÃO


  • O artigo da narrativa deve ser um escrito inédito de no máximo 10 páginas.
  • A narrativa deve ser enviada em formato de editor de textos Word 1997 ou posterior, obedecendo os seguintes critérios:

o   Papel A4 (29,7cm x 21 cm)

o   Margens de 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda)

o   Fonte Times New Roman tamanho 12

o   Espaço entrelinhas de 1,5

o   Alinhamento justificado

  •    O título deve estar em letra maiúscula, tamanho 14, em negrito, alinhamento centralizado e, conter no máximo, 20 palavras.
  •   O nome do autor/autora deverá ser inserido abaixo do título do trabalho, centralizado, seguido do nome da instituição a qual está vinculado e do respectivo e-mail.
  •     Poderão ser inseridas imagens que, de fato, tenham ligação com os relatos de sua experiência, as quais deverão ser esteticamente colocadas no corpo do texto;
  •    A narrativa deve conter: introdução do tema, desenvolvimento e conclusões. No entanto essas partes NÃO DEVEM ser subdivididas como em um trabalho estruturado em seções”.
  •      As Referências Bibliográficas e a formatação do texto deverão considerar as normas atuais da ABNT

 

COMO CONSTRUIR A NARRATIVA?

 

a)  O desvelar de si: quem é o narrador? de onde ele vem? a que contexto sociocultural pertence? Qual seu percurso profissional? O que o motivou aproximar do POSEDUC/UERN?

b) Aprendizagens preliminares: Qual a expectativa sobre seu percurso no POSEDUC/UERN? Como essa aproximação poderia contribuir com o seu ser/fazer docente/educador/pesquisador?

c)  Aprendizagens potencializadas: O que o encontro com o POSEDUC/UERN desencadeou em você? Quais experiências formadoras integram o seu percurso no POSEDUC/UERN?


ALGUMAS CONSIDERAÇÕES


  • O resultado da avaliação das narrativas será enviado por meio do e-mail simposeduc@uern.br
  • As narrativas serão avaliadas pelo Comitê Científico do evento.
  • Para mais informações, entre em contato com a coordenação geral do evento, por meio do e-mail: simposeduc@uern.br, e acompanhe a divulgação a divulgação no perfil do instagram: @simposeduc

 

TEMPLATE DE SLIDE PARA APRESENTAÇÃO


CERTIFICADOS


a)    Terão direito ao certificado de participação todos que se inscreverem, efetuarem o pagamento da taxa de inscrição e tiverem presença em, pelo menos, 75% do evento.

b)    Autores de trabalhos aprovados e apresentados terão direito a certificados de apresentação, que ficarão disponíveis na página de cada participante.

c)    Os trabalhos aprovados, mas que não forem apresentados, serão publicados nos Anais do evento. Seus autores, contudo, não receberão certificados de apresentação.

d)    Os certificados de participação ficarão disponíveis na página de cada participante na plataforma do evento e neles constarão 40h de atividades.


ORGANIZAÇÃO E COMISSÕES

ORGANIZAÇÃO

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Faculdade de Educação - FE

Programa de Pós-Graduação em Educação POSEDUC

LEFREIRE


Comissão Organizadora Geral

Prof. Dr. Allan Solano Souza - FE/POSEDUC/UERN

Prof. Dr. Francisco Canindé da Silva - FE/POSEDUC/UERN

Prof. Dr. Hélio Júnior Rocha de Lima - FE/POSEDUC/UERN

Prof. Dr. Júlio Ribeiro Soares - FE/POSEDUC/UERN

TNS Ma. Adiza Cristina


Comissão de Apoio Organizacional

Profa. Dra. Antonia Batista Marques - FE/POSEDUC/UERN

Profa. Dra. Arilene Maria Soares de Medeiros - FE/POSEDUC/UERN

Profa. Dra. Meyre-Ester Barbosa de Oliveira - FE/POSEDUC/UERN

Profa. Dra. Silvia Maria Costa Barbosa - FE/POSEDUC/UERN

TNS. Ma. Sara Couto - FE/UERN

Esp. Maria Beatriz Fernandes (Mestranda Poseduc/UERN)

Me. Bruno Layson Ferreira Leão (Egresso do Poseduc/UERN)

REALIZAÇÃO

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