A expansão e consolidação dos Programas de Pós-Graduação e pesquisas na área de Geografia no estado de São Paulo são decorrentes do crescimento do número de programas de Pós-Graduação em Geografia. O evento contará com a participação de docentes permanentes e colaboradores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação vinculados aos Programas de Pós-Graduação em Geografia do Estado de São Paulo.
O evento terá uma diversidade de atividades. Entre elas, uma conferência de abertura que abordará a temática central do evento, quatro (04) mesas redondas temáticas e uma mesa de encerramento. O evento irá receber trabalhos que serão apresentados nos Grupos de Trabalho no formato de resumo expandido. Serão aceitos trabalhos com resultados de projetos de pesquisa, extensão e ensino. Os trabalhos serão associados aos eixos temáticos do evento e terão sua apresentação em dois formatos: oral e painel. Estes espaços são fundamentais para a difusão de novas metodologias, troca de experiências e debates sobre o avanço da área no cenário nacional e internacional.
As atividades propostas valorizam as pesquisas na área da Geografia pela oportunidade de trazer à tona a produção científica de graduandos, pós-graduandos e docentes das instituições participantes, tanto do país quanto do exterior.
O evento contribuirá na formação de profissionais, uma vez que uma parcela do público é composta por estudantes de Pós-Graduação de cursos de Geografia. Este público apresentará os resultados dos seus primeiros passos na pesquisa. Os alunos de pós-graduação terão a oportunidade de apresentar e discutir seus trabalhos de pesquisa, além de manter contato com outros discentes e profissionais com diferentes linhas de pesquisa.
Outra contribuição é a maior interação com as metodologias e técnicas de pesquisa empregadas nos diversos programas de Pós-Graduação em Geografia do estado de São Paulo, além de estabelecer trocas e discussões de ideias com os participantes do evento. O evento reunirá Programas de Pós-graduação com diferentes áreas de concentração e linhas de pesquisa. O objetivo é construir convênios entre os programas de forma que os alunos possam fazer disciplinas e intercâmbios entre grupos de pesquisa e laboratórios.