X SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - SIMFOP

X SIMPÓSIO NACIONAL E I SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - SIMFOP

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Os certificados já estão disponíveis! Acesse a sua conta na plataforma Even3 e, no painel à esquerda, a aba "Certificados".

Anais do X Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional sobre formação de professores: acesse AQUI.

As atividades do evento estão disponíveis em nosso canal do YouTube. Acesse AQUI.

A exibição dos pôsteres está disponível em nossa página no Instagram. Acesse AQUI.


O X Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional sobre Formação de Professores  (SIMFOP/UNISUL), tem por finalidade a divulgação científica e a socialização de experiências pedagógicas por meio de diferentes grupos de pesquisa, assim como promover a articulação entre a universidade e as escolas de educação básica. O tema escolhido para a edição de 2022 é “Educação e Democracia: desafios e possibilidades em contextos locais e globais”.


EIXOS TEMÁTICOS

1. Escola, Leitura e Democracia

Ementa: Em publicação que versa sobre a leitura e o ensino da literatura, Zilberman defende que a leitura tem “vocação democrática, entendida esta como alargamento da oferta de bens culturais e abertura de horizontes intelectuais e cognitivos” (2012, p. 65). Considerando a vocação apresentada pela citada autora, o Simpósio Escola, Leitura e Democracia busca reunir discussões de pesquisas e/ou experiências de ensino e de aprendizagem que abordem a prática de leitura como condição para uma educação transformadora. Para tanto, é preciso compreender a leitura em práticas que problematizem a realidade, e não como simples processo de decodificação e de comunicação que compreende as linguagens de forma acrítica e dissociada dos problemas sociais.  Se a escola ainda é lugar de reprodução das condições sociais de existência, pode, em muito, ser também lugar de transformação social – o que julgamos ser possível a partir de deslocamentos sobre os modos de ler o mundo. Nesse sentido, queremos oferecer um espaço de debate que pense o trabalho de leitura em seu comprometimento com uma educação democrática e inclusiva. O simpósio pretende acolher pesquisas que tematizam e problematizam a formação e atuação de leitores (alunos e professores) na Educação Básica, a leitura em espaço formais, não formais e informais, o acesso ao livro e à leitura no Brasil pós 2016.

Coordenação: Profa. Andréia da Silva Daltoé (PPGCL/UNISUL) / Profa. Chirley Domingues (PPGE/PPGCL UNISUL)

2. Direito à Educação, Políticas Públicas Educacionais e Práticas Educativas

Ementa: O Simpósio Direito à Educação, Políticas Públicas Educacionais e Práticas Educativas propõe desenvolver discussões a partir da temática macro do evento Educação e Democracia, questões relacionadas ao direito à Educação, ao acesso e à permanência, à universalização e à qualidade social referenciada. Entende-se que tais garantias são materializadas por meio de Políticas Públicas educacionais e de diferentes dimensões da ação pedagógica, o que envolve as práticas educativas. Considerando a complexidade do tema, objetiva-se neste simpósio reunir questões que problematizem e agreguem reflexões acerca do tema, envolvendo, entre outras modalidades, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Alfabetização, Educação Infantil, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Também são bem-vindos trabalhos que tematizam aspectos relacionados aos processos de ensino, aprendizagem, avaliação e organização do cotidiano nas diferentes dimensões da prática educativa.

Coordenação: Profa. Maria Sirlene Pereira Schlickmann (PPGE/UNISUL) / Prof. Matheus Bernardo Silva (PPGE/UNISUL)

3. Educação para a Democracia: abordagens epistemológicas e práticas pedagógicas

Ementa: O primeiro quarto do século 21 tem sido marcado pelas evidências de uma crise generalizada – política, econômica, social e ambiental – com impactos e consequências globais (FRASER, 2019). Essa combinação de fatores, ao mesmo tempo que explicita os limites da democracia liberal, desperta a necessidade de que entendamos a democracia como uma conquista diária, que visa a construção de um novo modelo de sociedade, que combata as desigualdades de gênero, raça e classe e que seja pautada por princípios de justiça social e responsabilidade ambiental. O Simpósio “Educação para a Democracia: abordagens epistemológicas e práticas pedagógicas” tem como objetivo debater possibilidades epistemológicas que superem os limites da modernidade e práticas pedagógicas que possibilitam a reflexão e a ação sobre “educar para a democracia”. São bem-vindos trabalhos que: oportunizem discussões ampliadas sobre democracia, articulando a participação cidadã na vida pública aos debates de gênero, raça e classe; reflitam sobre o contexto brasileiro/mundial no tempo presente e os desafios lançados ao campo da Educação; debatam práticas pedagógicas de educação para a democracia.

Coordenação: Profa. Alciléa Medeiros Cardoso (Escola do Legislativo da ALESC) / Prof. Luciano Daudt da Rocha (PPGE/UNISUL)

4. Memória, Imaginários e Tecnologias na Educação

Ementa: O simpósio Memória, Imaginários e Tecnologias na Educação objetiva discutir as relações teóricas e metodológicas acerca do uso das tecnologias educacionais na relação ensino e/ou aprendizagem, bem como oportunizar reflexões sobre educação e suas (inter)relações com a memória e com o imaginário. Serão aceitos trabalhos que propiciem o debate da prática pedagógica, a partir das suas inferências diante da instrumentalização, técnica, inovação, afetividade, memória e imaginários. Na memória, compreende-se os estudos que dialogam sobre suas funções e interferências na educação; No campo do imaginário, debates acerca do simbólico, de imagens e seus sentidos compartilhados. No âmbito das tecnologias, argumentos que possibilitem formas e modos de aplicação e resultados pedagógicos.

Coordenação: Profa. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (PPGCL/UNISUL) / Prof. Mário Abel Bressan Júnior (PPGCL/UNISUL)


DATAS IMPORTANTES

Inscrições para apresentação de trabalhos - ENCERRADAS

Divulgação dos trabalhos aceitos - ENCERRADA

Divulgação da programação completa e caderno de resumos - ENCERRADA

Inscrições para ouvintes - ENCERRADAS

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}