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O X Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional sobre Formação de Professores (SIMFOP/UNISUL), tem por finalidade a divulgação científica e a socialização de experiências pedagógicas por meio de diferentes grupos de pesquisa, assim como promover a articulação entre a universidade e as escolas de educação básica. O tema escolhido para a edição de 2022 é “Educação e Democracia: desafios e possibilidades em contextos locais e globais”.
EIXOS TEMÁTICOS
1. Escola, Leitura e Democracia
Ementa: Em publicação que versa sobre a leitura e o ensino da literatura, Zilberman defende que a leitura tem “vocação democrática, entendida esta como alargamento da oferta de bens culturais e abertura de horizontes intelectuais e cognitivos” (2012, p. 65). Considerando a vocação apresentada pela citada autora, o Simpósio Escola, Leitura e Democracia busca reunir discussões de pesquisas e/ou experiências de ensino e de aprendizagem que abordem a prática de leitura como condição para uma educação transformadora. Para tanto, é preciso compreender a leitura em práticas que problematizem a realidade, e não como simples processo de decodificação e de comunicação que compreende as linguagens de forma acrítica e dissociada dos problemas sociais. Se a escola ainda é lugar de reprodução das condições sociais de existência, pode, em muito, ser também lugar de transformação social – o que julgamos ser possível a partir de deslocamentos sobre os modos de ler o mundo. Nesse sentido, queremos oferecer um espaço de debate que pense o trabalho de leitura em seu comprometimento com uma educação democrática e inclusiva. O simpósio pretende acolher pesquisas que tematizam e problematizam a formação e atuação de leitores (alunos e professores) na Educação Básica, a leitura em espaço formais, não formais e informais, o acesso ao livro e à leitura no Brasil pós 2016.
Coordenação: Profa. Andréia da Silva Daltoé (PPGCL/UNISUL) / Profa. Chirley Domingues (PPGE/PPGCL UNISUL)
2. Direito à Educação, Políticas Públicas Educacionais e Práticas Educativas
Ementa: O Simpósio Direito à Educação, Políticas Públicas Educacionais e Práticas Educativas propõe desenvolver discussões a partir da temática macro do evento Educação e Democracia, questões relacionadas ao direito à Educação, ao acesso e à permanência, à universalização e à qualidade social referenciada. Entende-se que tais garantias são materializadas por meio de Políticas Públicas educacionais e de diferentes dimensões da ação pedagógica, o que envolve as práticas educativas. Considerando a complexidade do tema, objetiva-se neste simpósio reunir questões que problematizem e agreguem reflexões acerca do tema, envolvendo, entre outras modalidades, Ensino Médio, Ensino Fundamental, Alfabetização, Educação Infantil, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos. Também são bem-vindos trabalhos que tematizam aspectos relacionados aos processos de ensino, aprendizagem, avaliação e organização do cotidiano nas diferentes dimensões da prática educativa.
Coordenação: Profa. Maria Sirlene Pereira Schlickmann (PPGE/UNISUL) / Prof. Matheus Bernardo Silva (PPGE/UNISUL)
3. Educação para a Democracia: abordagens epistemológicas e práticas pedagógicas
Ementa: O primeiro quarto do século 21 tem sido marcado pelas evidências de uma crise generalizada – política, econômica, social e ambiental – com impactos e consequências globais (FRASER, 2019). Essa combinação de fatores, ao mesmo tempo que explicita os limites da democracia liberal, desperta a necessidade de que entendamos a democracia como uma conquista diária, que visa a construção de um novo modelo de sociedade, que combata as desigualdades de gênero, raça e classe e que seja pautada por princípios de justiça social e responsabilidade ambiental. O Simpósio “Educação para a Democracia: abordagens epistemológicas e práticas pedagógicas” tem como objetivo debater possibilidades epistemológicas que superem os limites da modernidade e práticas pedagógicas que possibilitam a reflexão e a ação sobre “educar para a democracia”. São bem-vindos trabalhos que: oportunizem discussões ampliadas sobre democracia, articulando a participação cidadã na vida pública aos debates de gênero, raça e classe; reflitam sobre o contexto brasileiro/mundial no tempo presente e os desafios lançados ao campo da Educação; debatam práticas pedagógicas de educação para a democracia.
Coordenação: Profa. Alciléa Medeiros Cardoso (Escola do Legislativo da ALESC) / Prof. Luciano Daudt da Rocha (PPGE/UNISUL)
4. Memória, Imaginários e Tecnologias na Educação
Ementa: O simpósio Memória, Imaginários e Tecnologias na Educação objetiva discutir as relações teóricas e metodológicas acerca do uso das tecnologias educacionais na relação ensino e/ou aprendizagem, bem como oportunizar reflexões sobre educação e suas (inter)relações com a memória e com o imaginário. Serão aceitos trabalhos que propiciem o debate da prática pedagógica, a partir das suas inferências diante da instrumentalização, técnica, inovação, afetividade, memória e imaginários. Na memória, compreende-se os estudos que dialogam sobre suas funções e interferências na educação; No campo do imaginário, debates acerca do simbólico, de imagens e seus sentidos compartilhados. No âmbito das tecnologias, argumentos que possibilitem formas e modos de aplicação e resultados pedagógicos.
Coordenação: Profa. Heloisa Juncklaus Preis Moraes (PPGCL/UNISUL) / Prof. Mário Abel Bressan Júnior (PPGCL/UNISUL)
DATAS IMPORTANTES
Inscrições para apresentação de trabalhos - ENCERRADAS
Divulgação dos trabalhos aceitos - ENCERRADA
Divulgação da programação completa e caderno de resumos - ENCERRADA
Inscrições para ouvintes - ENCERRADAS