O Simpósio de Estudos Metropolitanos é uma iniciativa do projeto de pesquisa e extensão Região Metropolitana do Recife: Perspectivas e Memórias, desenvolvido no âmbito do grupo de pesquisa NEXUS: Sociedade e Natureza do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O evento será realizado dos dias 10 a 13 de março de 2026 e tem como objetivo central promover o debate sobre a água, território e governança ambiental nas áreas metropolitanas, deverá se dar atenção especial às diferentes formas de gestão da água no Brasil e em experiências internacionais, articulando conhecimento acadêmico, práticas de gestão e participação social.
O Simpósio marca 50 anos da criação das primeiras Regiões Metropolitanas no Brasil, instituídas em 1973, e propõe revisitar essa trajetória histórica para compreender os avanços, limites e desafios do planejamento regional e da governança metropolitana. A experiência acumulada ao longo de meio século permite refletir sobre a evolução das políticas públicas, a integração entre municípios e estados e as novas demandas socioambientais que moldam os territórios metropolitanos contemporâneos.
Nesta edição, é abordada a água e suas múltiplas dimensões, incluindo gestão dos recursos hídricos, gestão do abastecimento de água e do esgotamento sanitário, e a gestão das águas pluviais, incluindo o aspecto das enchentes e inundações, bem como os impactos ambientais, de saúde pública e sociais, e as desigualdades no acesso e no uso dos recursos. A água é compreendida como elemento transversal, que integra e conecta políticas públicas, práticas sociais e dinâmicas territoriais, permitindo analisar de forma interdisciplinar as interações entre sociedade, natureza e território.