Análise psicanalítica do filme O Silêncio (1963), de Ingmar Bergman, e da pintura O grito (1893), de Edvard Munch

Análise psicanalítica do filme O Silêncio (1963), de Ingmar Bergman, e da pintura O grito (1893), de Edvard Munch

presencial Miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba - Paraná - Brasil

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Sobre o evento

Quando: 26 de abril de 2018 – 19h às 21h30

Local: Miniauditório da UTFPR – Av. Sete de Setembro, 3165

ENTRADA FRANCA

 

Exibição do filme e debate com psicanalista Elenice Milani.

 

Com exibição e debate, amostra do filme o estrondoso Silêncio de Bergman, que manifesta a sua genialidade nos anos 60 produzindo a tríade, batizada por um critico sueco Trilogia do Silêncio, composta por Através de um Espelho (1961), Luz de Inverno (1962) e O Silencio (1963).

É em O Silencio que o cineasta esbanja tudo o que havia proposto em sua carreira até então e é nesse filme que o frenesi erótico, a histeria, a sensibilidade, a inocência e a vida como espetáculo mostra-se pela primeira vez de forma completa, tecnicamente madura e artisticamente. O filme nasceu das explosões e do sufoco para Orquestra de Bela Bartók.

 

Pela fragilidade da saúde de Esther (a irmã mais velha), os três são obrigados a interromperem a viagem e descansar em uma cidade não identificada no filme – O anonimato social é o plano de fundo de toda a trama, o que, de inicio, já nos alerta para não darmos importância demais aos tanques de guerra que tem o papel do evento de coação, assim como as epidemias e o estardalhaço da violência que vivia em 1960.

 

O Silencio é um angustiante grito de socorro.

“É o grito o que sustenta e não o silencio ao grito”, O grito faz de alguma forma O Silencio se enovelar, no próprio empasse de onde brota, para que o silencio dai escape. Mas já esta feito quando vemos a imagem de EDVARD MUNCH norueguês de 1893 na sua famosa obra O GRITOO Grito é atravessado pelo espaço do silêncio, sem que ele o habite; Eles não estão ligados nem por estarem juntos, nem por se sucederem; o grito faz o abismo onde o silencio se aloja. Segundo Jaques Lacan em seu seminário XII que esta trabalhando esse grito que faz esse silêncio, trazendo a imagem do Grito (Munch), que isso é um reflexo de muitas vidas, de muitos sistemas sociais, de muitas famílias, remete também ao silencio da Guerra fria, onde nada podia ser falado de tudo aquilo que estava acontecendo e ainda acontece.

Todo esse discurso que é provocado por esse filme que poderemos trabalhar, discutir e debater nessa apresentação.


Elenice Milani - psicanalista, foi membro durante 17 anos da BFC (Biblioteca Freudiana de Curitiba), atualmente desenvolve trabalhos em grupos de estudos e pesquisas nessa mesma instituição. Desenvolve trabalho de pesquisa entre psicanalise e cinema, realiza apresentações mensais com o tema de psicanalise e cinema na forma de palestra e debates no museu Guido Viaro de Curitiba.

Participou nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2018 de um intenso curso de Cinema, Psicanalise, Arte e Filosofia na cidade de Bergamo na Itália, Curso A Linguagem do Cinema na Accademia Nazionale del Cinema.


SERÁ FORNECIDA DECLARAÇÃO DE PARTICIPAÇÃO AOS PRESENTES QUE SE INSCREVEREM NESTE SITE.


Coordenação: Prof. Ismael Scheffler

Realização: Curso de Especialização em Artes Híbridas - Departamento Acadêmico de Desenho Industrial - UTFPR



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