3° SIEPES - Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade

3° SIEPES - Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para a Sustentabilidade

presencial Pousada São Chico - São Francisco de Paula - Rio Grande do Sul - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Sobre o evento

O 3º Seminário Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para Sustentabilidade (SIEPES), a se realizar nos dias 12 a 14 de setembro de 2024 em São Francisco de Paula/ RS, é promovido pela Rede Gaúcha de Instituição para a Educação Sustentável (REGIES). Terá como tema deste ano “Educação para a Sustentabilidade rumo a 2030: a urgência da atuação das IES para o alcance dos ODS”.

Propõe-se a pensar coletivamente, ideias e ações que possam traçar estratégias de atuação e políticas voltadas à efetivação da Agenda 2030 no território educativo, cumprindo, assim, as metas dos ODS. Mas, sobretudo, designar a Ciência Aberta como uma possibilidade para enfrentamento as questões ambientais.

Neste cenário de calamidade pública, as IES, a partir do ensino, pesquisa, extensão, inovação e sustentabilidade colocam a disposição da sociedade e governança, seu capital intelectual para enfrentarmos juntos as adaptações necessárias às mudanças climáticas, no entendimento de que “ninguém será deixado para trás”, citando um imperativo ético da Agenda 2030.

Convidados

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Áreas Temáticas


Estas quatro  áreas temáticas estão recebendo resultados de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão  que abordem e demonstrem correlações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nas seguintes dimensões: 


DIMENSÃO AMBIENTAL

ODS 6, ODS 7, ODS 12, ODS 13, ODS 14 e ODS 15 

São os ODS voltados para a sustentabilidade ambiental e conservação dos recursos naturais. A submissão de trabalhos podem apresentar soluções para garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos;  abordar a garantia de acesso a fontes de energia acessíveis, confiáveis e sustentáveis; explorar práticas de consumo e produção sustentáveis, promovendo o uso eficiente dos recursos naturais. Isso pode incluir análises de economia circular, redução de resíduos, sustentabilidade na cadeia de suprimentos e comportamentos de consumo sustentável. Além disso, serão recepcionados estudos sobre mitigação e adaptação climática, políticas de redução de emissões de carbono e projetos comunitários de resiliência climática; que contemplem a proteção da biodiversidade marinha, gestão de pesca sustentável, combate à poluição marinha, restauração de ecossistemas aquáticos, proteção, restauração e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, manejo sustentável das florestas, combate à desertificação e interrupção da perda de biodiversidade.

  

DIMENSÃO ECONÔMICA

ODS 8, ODS 9 e ODS 11

A submissão de trabalhos podem explorar estratégias de promoção ao crescimento econômico sustentável, estudos sobre inovação no mercado de trabalho, práticas organizacionais sustentáveis, políticas para a inclusão no mercado de trabalho e impactos econômicos de novas tecnologias. Também serão recebidos trabalhos que investiguem formas de construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. E por fim, serão aceitos estudos que tornem as cidades e municípios, inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. As áreas de interesse incluem planejamento urbano sustentável, transporte público eficiente, gestão de resíduos e iniciativas comunitárias para a resiliência urbana.

 

DIMENSÃO INSTITUCIONAL

ODS 16 e ODS 17

São os ODS voltados para a promoção da paz, justiça, instituições eficazes e parcerias globais. A submissão de trabalhos incluem estudos sobre governança, direitos humanos, combate à corrupção, fortalecimento de instituições democráticas, e iniciativas para a redução da violência. E por fim, serão aceitos estudos que discutam a cooperação internacional, financiamento para o desenvolvimento, parcerias público-privadas, transferência de tecnologias, capacitação e construção de capacidades institucionais.

 

DIMENSÃO SOCIAL

ODS 1, ODS 2, ODS 3, ODS 4, ODS 5 e ODS 10

São os ODS voltados para a promoção do bem-estar social e igualdade. A submissão de trabalhos podem apresentar estratégias eficazes para erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões. Isto pode incluir estudos sobre políticas de inclusão social, programas de transferência de renda, acesso a serviços básicos e desenvolvimento comunitário. Também serão recebidos trabalhos sobre a erradicação da fome, promoção da segurança alimentar, melhoria da nutrição, promoção da agricultura sustentável, sistemas alimentares, saúde pública, prevenção de doenças, acesso a serviços de saúde, intervenções para melhorar o bem-estar mental e físico. Esta área temática ainda receberá resumos que explorem formas de assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, além de trabalhos que promovam a igualdade de gênero e empoderem todas as mulheres e meninas. E por fim, serão aceitos estudos que abordem a redução das desigualdades por meio de análises de políticas de inclusão, práticas para promover a equidade social e econômica, e estudos sobre migração e direitos dos imigrantes.

Local do Evento

(a confirmar)

Instituições


{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}