O 3º Seminário
Internacional de Extensão, Pesquisa e Educação para Sustentabilidade (SIEPES),
a se realizar nos dias 12 a 14 de setembro de 2024 em São Francisco de Paula/
RS, é promovido pela Rede Gaúcha de Instituição para a Educação Sustentável
(REGIES). Terá como tema deste ano “Educação para a Sustentabilidade rumo a
2030: a urgência da atuação das IES para o alcance dos ODS”.
Propõe-se a
pensar coletivamente, ideias e ações que possam traçar estratégias de atuação e
políticas voltadas à efetivação da Agenda 2030 no território educativo,
cumprindo, assim, as metas dos ODS. Mas, sobretudo, designar a Ciência
Aberta como uma possibilidade para enfrentamento as questões ambientais.
Neste cenário de
calamidade pública, as IES, a partir do ensino, pesquisa, extensão, inovação e
sustentabilidade colocam a disposição da sociedade e governança, seu capital
intelectual para enfrentarmos juntos as adaptações
necessárias às mudanças climáticas, no entendimento de que “ninguém será deixado para trás”, citando um
imperativo ético da Agenda 2030.
Estas quatro áreas temáticas estão recebendo resultados de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão que abordem e demonstrem correlações com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nas seguintes dimensões:
DIMENSÃO AMBIENTAL
ODS 6, ODS 7,
ODS 12, ODS 13, ODS 14 e ODS 15
São os ODS voltados para a sustentabilidade ambiental e conservação dos recursos naturais. A submissão de trabalhos podem apresentar
soluções para garantir a disponibilidade e a gestão sustentável da água e
saneamento para todos; abordar a garantia
de acesso a fontes de energia acessíveis, confiáveis e sustentáveis; explorar práticas de consumo e
produção sustentáveis, promovendo o uso eficiente dos recursos naturais. Isso
pode incluir análises de economia circular, redução de resíduos,
sustentabilidade na cadeia de suprimentos e comportamentos de consumo
sustentável. Além disso, serão recepcionados estudos sobre mitigação e
adaptação climática, políticas de redução de emissões de carbono e projetos
comunitários de resiliência climática; que
contemplem a proteção da biodiversidade marinha, gestão de pesca sustentável,
combate à poluição marinha, restauração de ecossistemas aquáticos, proteção, restauração
e promoção do uso sustentável dos ecossistemas terrestres, manejo sustentável
das florestas, combate à desertificação e interrupção da perda de
biodiversidade.
DIMENSÃO ECONÔMICA
ODS 8, ODS 9 e ODS
11
A submissão de trabalhos podem explorar estratégias de promoção ao
crescimento econômico sustentável, estudos sobre inovação no mercado de
trabalho, práticas organizacionais sustentáveis, políticas para a inclusão no
mercado de trabalho e impactos econômicos de novas tecnologias. Também serão
recebidos trabalhos que investiguem formas de construir infraestruturas
resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a
inovação. E por fim, serão aceitos estudos que tornem as cidades e municípios,
inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. As áreas de interesse incluem
planejamento urbano sustentável, transporte público eficiente, gestão de
resíduos e iniciativas comunitárias para a resiliência urbana.
DIMENSÃO INSTITUCIONAL
ODS 16 e ODS 17
São os ODS voltados para a promoção
da paz, justiça, instituições eficazes e parcerias globais. A
submissão de trabalhos incluem estudos sobre governança, direitos humanos,
combate à corrupção, fortalecimento de instituições democráticas, e iniciativas
para a redução da violência. E por fim, serão aceitos estudos que discutam a
cooperação internacional, financiamento para o desenvolvimento, parcerias
público-privadas, transferência de tecnologias, capacitação e construção de
capacidades institucionais.
DIMENSÃO SOCIAL
ODS 1, ODS 2, ODS 3, ODS 4, ODS 5 e ODS 10
São os ODS voltados para
a promoção do bem-estar social e igualdade. A submissão de trabalhos podem apresentar estratégias eficazes para
erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões. Isto pode incluir
estudos sobre políticas de inclusão social, programas de transferência de
renda, acesso a serviços básicos e desenvolvimento comunitário. Também serão
recebidos trabalhos sobre a erradicação da fome, promoção da segurança
alimentar, melhoria da nutrição, promoção da agricultura sustentável, sistemas
alimentares, saúde pública, prevenção de doenças, acesso a serviços de saúde,
intervenções para melhorar o bem-estar mental e físico. Esta área temática
ainda receberá resumos que explorem formas de assegurar a educação inclusiva,
equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da
vida, além de trabalhos que promovam a igualdade de gênero e empoderem todas as
mulheres e meninas. E por fim, serão aceitos estudos que abordem a redução das
desigualdades por meio de análises de políticas de inclusão, práticas para
promover a equidade social e econômica, e estudos sobre migração e direitos dos
imigrantes.