SICITAL - Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos

SICITAL - Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos

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“Coprodutos: Inovação e Sustentabilidade”

Como uma das grandes preocupações da atualidade, nos questionamos sobre "o que vamos deixar para a posteridade?". Essa e demais questões são norteadas pelo objetivo de preservar o meio ambiente e nos direcionam a buscar mudanças para serem adotas agora  e que possa prolongar a existência dos recursos naturais.
Seguindo este pensamentos e direcionando para o setor de alimentos, a interferência nas exigências do consumidor, nos custos de produção e de matéria prima, são notórias, causando grande impacto nas linhas de produção, formas de comercialização, embalagens e o valor nutricional agregado ao produto final.
Pensando nas últimas mudanças que ocorreram na indústria e na pesquisa, pelos viés de "inovações e sustentabilidade", o programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) trouxe como discussão os "Coprodutos" em sua primeira edição do Simpósio de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SICITAL) abrangendo as seguintes áreas: 

  • Biotecnologia: Fermentações, produção e aplicação de enzimas em alimentos, produção microbiana ou enzimática de produtos de interesse alimentar, alimentos e micro-organismos geneticamente modificados tratamento e aproveitamento de subprodutos;

  • Engenharia de Processos: Desenvolvimento, modelagem, simulação, controle e automação de processos e operações;

  • Segurança alimentar, Ciência e Tecnologia de Alimentos: Microbiologia de alimentos, higiene em indústria de alimentos e toxicologia de alimentos, políticas públicas, análises físico-químicas e nutricionais;

  • Análises Sensoriais e Estudos de Mercado: Caracterização sensorial de alimentos, relação consumidor-alimentos, serviços de alimentação;

  • Embalagens: Rotulagem de alimentos, embalagens biodegradáveis.

A COBRANÇA DA TAXA DE SUBMISSÃO, NO VALOR DE R$9,99, ACONTECERÁ PELA PLATAFORMA, NO MOMENTO DA SUBMISSÃO!
AS 50 PRIMEIRAS SUBMISSÕES NÃO SERÃO COBRADAS!

Inscrições

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Atividades

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Palestrantes

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Submissões

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Normas para a submissão de trabalhos

Datas Importantes:

Início das submissões: 03/03/2022

Final das submissões: 10/06/2022

Áreas Temáticas

  •          Análises Sensoriais e Estudos de Mercado
  •          Biotecnologia
  •          Embalagens
  •          Engenharia de Processos
  •          Segurança alimentar, Ciência e Tecnologia de Alimentos

Instruções Gerais

·             Serão aceitas duas modalidades de trabalho:

  •          Pesquisa científica  
  •          Revisão
  •         Os trabalhos serão publicados na forma de capítulo de livro eletrônico (E-book) contendo ISBN;
  • Para a elaboração do trabalho deverá ser utilizado o modelo disponibilizado no campo “Modalidade”;
  • O envio do resumo deverá ser feito pelo campo “Quero submeter trabalho”;
  • Os trabalhos deverão ter no mínimo 5 páginas e no máximo 10 páginas;
  • Cada inscrição confere o direito de 01 trabalho;
  • Para que o trabalho seja avaliado, pelo menos um autor deverá ter a inscrição confirmada no evento;
  • Quanto às coautorias, não há restrição de quantidade;

Instruções para a submissão na plataforma Even3

Se atente aos seguintes detalhes:


  • A submissão será por meio de arquivos em formato.doc ou .docx;
  • Você deverá selecionar a modalidade do seu trabalho: pesquisa científica ou revisão;
  • Logo após escolha a área temática correspondente ao seu trabalho;
  • O título do seu trabalho deve ser preenchido no campo “titulo”;
  • Você deverá anexar dois arquivos: um trabalho identificado e um trabalho não identificado (que não contenha os nomes dos autores, instituição ou e-mail);
  • Para que a identificação dos trabalhos seja eficiente, recomenda-se que os trabalhos sejam nomeados como: SICITAL_KMD_I e SICITAL_KMD_NI onde a sigla KMD corresponde as iniciais dos autores e as siglas I ou NI correspondem a identificado e não identificado, respectivamente.
Instruções para a elaboração dos trabalhos


  • As instruções referentes à formatação, conteúdo e escrita estão disponíveis nos modelos disponibilizados no campo “Modalidade”.

Avaliação dos trabalhos e resultados

  • Após a avaliação da comissão científica os trabalhos receberão um dos seguintes pareceres: “Aprovado”, “Aprovado com Ressalvas” e “Reprovado”.
  • Os autores dos trabalhos “Aprovados com Ressalvas” serão informados sobre as correções necessárias para que o trabalho seja avaliado novamente, nesse caso, o autor terá a opção de submeter o trabalho corrigido pela plataforma Even3.
  • Após a correção e submissão, o trabalho será avaliado como “Aprovado” ou “Reprovado”.
  • O resultado final das avaliações está previsto para o dia 23/06/2022.

Apresentação dos trabalhos

Pôster

  • Todos os trabalhos aprovados deverão apresentados no formato de pôster;
  • O modelo de pôster para utilização dos autores será disponibilizado na página do evento; 
  • O pôster deverá ser dinâmico e conter as principais informações sobre o trabalho, recomenda-se o uso de infográficos para melhor exposição das informações.

        Melhores trabalhos

  • A comissão científica selecionará os melhores trabalhos de cada área temática;
    O melhor trabalho de cada área temática será apresentado para os demais participantes do SICITAL nos dias 05/07 e 06/07;
  • Para tanto, um dos autores deverá preparar uma apresentação dinâmica no formato .ppt contendo as informações principais do trabalho. Recomenda-se o uso de slides com fundos claros e letras de tamanho legível;
  • O tempo máximo de exposição será de 15 minutos;
  • Os autores dos melhores trabalhos serão comunicados com antecedência e deverão enviar o arquivo ou link do arquivo contendo a apresentação para o e-mail: sicital.ppgcta@ict.ufvjm.edu.br impreterivelmente até o dia 28/06/2022

Premiação

  • Somente um trabalho de cada área temática será premiado;
  • A premiação dos melhores trabalhos será na forma de certificados com Menção Honrosa, contendo o título do trabalho e o nome dos autores.

Orientações para a elaboração do pôster

Prezados autores, 

As orientações para a elaboração do pôster de apresentação, dos trabalhos submetidos ao evento estão disponíveis no documento abaixo, assim como, o modelo de pôster a ser utilizado. 

Orientações para a elaboração do pôster

Modelo pôster - SICITAL


Observação: Ao entrar no link "Modelo do pôster" você será direcionado ao Google Drive. Para efetuar o download do arquivo siga as seguintes instruções:

Arquivo > Download > Microsoft PowerPoint (ppt)

Prazo para envio do pôster: 28/06/2022

Fiquem atentos ao prazo para o envio do pôster pela plataforma Even3.
























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