A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) têm sido de grande relevância para a divulgação e popularização da ciência. As atividades propostas estreitam, por meio da extensão e pesquisa, as universidades às diferentes comunidades, com destaque particular para os estudantes da Educação Básica.
A UEMS e a UFGD tem buscado contribuir com ensino, pesquisa, inovação e extensão de qualidade para o desenvolvimento do país, mas com um foco de elevar o Mato Grosso do Sul e suas potencialidades. As instituições acumulam um histórico positivo de ações no âmbito da divulgação da ciência, arte e cultura em toda a região. Atualmente, as universidades possuem diversos projetos de pesquisa e extensão em andamento com foco no desenvolvimento de ações que se alinham aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. As instituições apresentam engajamento institucional com a formação de profissionais das diferentes áreas e os estudantes da educação básica quando participam de ações como as propostas para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia passam a ter contato com formação superior e que essa poderá abrir horizontes e transformar sua vida.
Em 2024, a UEMS e a UFGD elaboraram o evento Universidades Abertas para você: 2024, tendo em vista o reconhecimento institucional do potencial dessa ação para popularização da ciência no centro-oeste, uma região brasileira ainda carente desses estímulos. Para tanto, as universidades, buscam realizar o evento na Casa da Cultura - Espaço Guaraoby, Centro de Eventos de Dourados para a Educação e a Comunidade e também no Campus das instituições para levar ações que propiciem a integração entre os(as) discentes do ensino superior.
O evento, vinculado a “21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, tem como objetivo principal estimular a percepção da ciência à sociedade, assim como fomentar a discussão entre docentes, discentes da educação básica e a comunidade geral quanto a importância da educação superior pública para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural nos biomas brasileiros.
O evento buscará atender comunidades em maior vulnerabilidade social, ou mesmo invisibilizadas pela desigualdade social e falta de acesso à ciência e tecnologia, que estejam situadas na região de atuação da Coordenadoria Regional de Educação - CRE 05 Dourados.
No Anfiteatro da UEMS haverá atividades que propiciam a interação entre instituições de Mato Grosso do Sul com a participação nas atividades da UEMS, UFGD, SENAI, EMBRAPA, UFMS, ONGS e outras instituições e empresas da região.