Sexta.Com.Ciência - Edição 29 de Julho de 2022

Sexta.Com.Ciência - Edição 29 de Julho de 2022

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Edição 29 de Julho de 2022 do Sexta.Com.Ciência

A edição 29 de julho de 2022 do Sexta.Com.Ciência marcada para as 14 horas (horário de Manaus) faz parte da continuidade de um circuito de encontros mensais com debates a pesquisas resultantes de teses e dissertações orientadas pelo saudoso Profº. Dr. José Aldemir de Oliveira. Para essa Edição discutiremos a pesquisa intitulada "O transporte coletivo urbano de Manaus: bondes, ônibus de madeira e metálicos" fruto da dissertação de mestrado em Sociedade e Cultura da Amazônia da Dra. Soraia Pereira Magalhães (Pesquisadora Independente).  A pesquisa apresenta uma reflexão acerca das transformações ocorridas no seguimento do transporte coletivo urbano de Manaus acompanhado ao crescimento e dinâmicas da cidade, assim como, as necessidades da população em torno dos deslocamentos.  Dividido em quatro fases, traça a partir de ampla pesquisa documental, aspectos condizentes com as mudanças ocorridas nos contextos socioeconômicos da cidade, que influenciando a expansão urbana e o crescimento populacional, hora de forma gradativa, ou de maneira desenfreada, estabeleceu maior dependência dos habitantes com os serviços de locomoção. Nos recortes temporais escolhidos, constam em primeiro momento, a implantação dos serviços de transportes coletivos ocorridos em 1896, durante o período áureo da borracha e segue até 1946, quando inicia o processo de declínio dos bondes elétricos sob a administração da concessionária inglesa Manáos Tramways. A segunda etapa inicia em 1947, marcando a superação do ônibus de madeira sob o bonde elétrico, seguindo até a introdução do ônibus de carroceria metálica em 1957. A terceira fase analisa a interferência do poder público nesse campo de serviços com a criação da Transportamazon em 1957, até sua extinção ocorrida em 1969. A última fase insere o período de grandes mudanças para a dinâmica da cidade, fase de criação da Zona Franca de Manaus em 1967, quando se deu a formação das primeiras empresas de transportes coletivos, gerando maior interferência do poder público para a garantia dos serviços e posterior estabelecimento de uma estrutura gerencial, fato ocorrido com a criação de Empresa Municipal de Transportes Urbanos – EMTU EM 1980.


Contamos com a sua participação! Confira a data e horário e se programe para nosso evento.

Data: 29.07.2022

Horário: 14 horas (Manaus/AM)

Link de Transmissão pelo Google Meet: http://meet.google.com/jek-txak-zkq


 * Os certificados de participação no evento serão disponibilizados mediante o preenchimento da Avaliação do Evento localizada na área do participante, na plataforma Even3. Ao final do evento, enviaremos um tutorial para auxiliá-lo(a) no preenchimento e download do certificado.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Sobre o evento

O Sexta.Com.Ciência é um evento mensal realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (NEPECAB) vinculado ao Departamento de Geografia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O objetivo é abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares que possam contribuir para a ampliação do conhecimento científico tanto dos acadêmicos quanto para a comunidade, tratando de temas atuais que algumas vezes são pouco explorados em salas de aula.

Em agosto de 2018, o evento foi aprovado como um Projeto de Extensão integrante do Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC). E em 2021, passa a ser projeto no Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (PROEXT/UFAM).

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}