Sexta.Com.Ciência - Edição 1 de Julho de 2022

Sexta.Com.Ciência - Edição 1 de Julho de 2022

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Edição 1 de Julho de 2022 - Sexta.Com.Ciência

A edição 1 de julho de 2022 do Sexta.Com.Ciência marcada para as 14 horas (horário de Manaus) faz parte da continuidade de um circuito de encontros mensais com debates a pesquisas resultantes de teses e dissertações orientadas pelo saudoso Profº. Dr. José Aldemir de Oliveira. Para essa Edição discutiremos a pesquisa "A Floresta como Muro:  Mercantilização da Natureza, Loteamentos Fechados e Apropriação da Terra Urbana na Cidade de Manaus" fruto da dissertação de mestrado em Sociedade e Cultura da Amazônia do Profº. Dr. Estevan Bartoli.  A pesquisa apresenta a profusão dos loteamentos fechados como nova forma de moradia das classes médias/altas, vem ocorrendo de maneira intensa na zona oeste da cidade de Manaus no bairro Tarumã. Objetivamos constatar que a natureza apropriada/produzida emerge como diferencial simbólico contemplando o processo de auto-segregação socioespacial e valorização dos empreendimentos. Partimos da análise de uma das condições essenciais para intensificação desse tipo de moradia, a posse de glebas, por restrito número de proprietários em polêmico histórico de irregularidades, propiciando a concentração desses empreendimentos na área de estudo. Prossegue-se com análise das amenidades físicas (o rio, vegetação e igarapés), da área de estudo delimitada que, apropriadas e produzidas, transformam-se em mercadoria, através de sua incorporação na formação do diferencial almejado. Analisando as propagandas dos empreendimentos, que exaltam a natureza como qualidade de vida, comparadas à produção dos loteamentos fechados vistas em trabalhos de campo, constatamos contradições existentes, pela devastação que vem ocorrendo na área. Buscando compreender a incorporação da natureza na produção de moradias, entrevistamos arquitetos do Alphaville I e II, concluindo que a natureza cumpre função apenas estética na construção simbólica que sustenta a diferenciação social representada no espaço. Além da área contígua dos loteamentos, que acentuam a segregação socioespacial, impede-se o acesso ao rio Tarumã por parte da população, que já foi balneário aberto ao uso e ao lazer dos cidadãos, impactando no usufruto das potencialidades da área na formação de espaços públicos capazes de amalgamar a identidade ao lazer da população manauara, além de não corresponder ao uso social da terra urbana previsto pelo Estatuto da cidade. A natureza apropriada desigualmente e produzida simbolicamente, se apresenta como reserva de valor aos loteamentos.


Contamos com sua participação! Confira a data e horário e se programe para nosso evento.

Data: 01.07.2022

Horário: 14 horas (Manaus/AM)

Link de Transmissão pelo Google Meet: http://meet.google.com/qhv-kfwf-gnn


 * Os certificados de participação no evento serão disponibilizados mediante o preenchimento da Avaliação do Evento localizada na área do participante, na plataforma Even3. Ao final do evento, enviaremos um tutorial para auxiliá-lo(a) no preenchimento e download do certificado.

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Sobre o evento

O Sexta.Com.Ciência é um evento mensal realizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia (NEPECAB) vinculado ao Departamento de Geografia do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O objetivo é abrir espaço para discussões inter e transdisciplinares que possam contribuir para a ampliação do conhecimento científico tanto dos acadêmicos quanto para a comunidade, tratando de temas atuais que algumas vezes são pouco explorados em salas de aula.

Em agosto de 2018, o evento foi aprovado como um Projeto de Extensão integrante do Programa de Apoio à Realização de Cursos e Eventos (PAREC). E em 2021, passa a ser projeto no Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Amazonas (PROEXT/UFAM).

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}