Devido a pandemia de COVID-19, o primeiro semestre de 2020 foi marcado por mudanças nos processos de trabalho dentro dos ambientes de ensino assim como em outros setores da sociedade. Houve ainda muitas incertezas, principalmente financeiras para importante parcela da população, incluindo para membros da comunidade escolar do campus Porto Velho Zona Norte.
No cenário social propiciado pela pandemia, agravado pelo aumento da taxa de desemprego, em especial entre aqueles que apresentam maior vulnerabilidade socioeconômica, ficou clara a importância de programas sociais para garantir ao menos condições mínimas para sobrevivência.
Nesse sentido, destaca-se o papel do Cadastro Único como porta de entrada para que famílias em situação de vulnerabilidade social acessem diversas políticas públicas. O Cadastro Único está regulamentado pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, e outras normas (BRASIL, 2020).
O que foi aprendido com essa pandemia? Como o IFRO pode atuar na formação de cidadãos mais preparados para transpor desafios evidenciados com essa crise?
OBJETIVO GERAL
A oitava edição da Semana de Educação para a Vida do campus Porto Velho Zona Norte visa envolver a comunidade escolar em discussões que gerem reflexões e atitudes frente aos desafios emergentes em períodos de pandemia.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Dialogar sobre possibilidades e sugestões de como estudar a distância e ter motivação em tempos de Covid-19;
Proporcionar melhor compreensão sobre as políticas públicas sociais do governo federal e como foram importantes durante o período de pandemia;
Propiciar entendimento sobre a importância do Cadastro Único para programas sociais do governo federal;
Conhecer principais técnicas para um bom planejamento financeiro em meio a crise causada pelo COVID-19;
Trabalhar com práticas de inclusão e diversidade no ambiente escolar.(falta palestrante e definir tema)
Promover a socialização sobre histórias de vida de alunos e professores como proposta de trabalho subjetivo-coletivo, possibilitador de narrativas coletivas e ficcionais, compartilhadas e testemunhadas pelo grupo.