8ª Semana
Técnica-Científica do IFPA Campus Belém
“Ensino,
Pesquisa e Extensão: integração, academia, sociedade e inovação ”
IFPA
Campus Belém dias 30/ 11 e 01/ 12/ 2022
BAIXE AQUI O REGULAMENTO DA 8ª SETECI
Objetivos
O objetivo geral do evento é o incentivo ao
fortalecimento da produção acadêmica no IFPA Campus Belém, e, especificamente,
objetiva:
a) Difundir
os resultados dos projetos acadêmicos do Eixo Ensino;
b) Difundir
os resultados das pesquisas acadêmicas do Eixo Pesquisa;
c) Difundir
os resultados dos projetos acadêmicos do Eixo Extensão,
d) Contribuir
para a continuidade dos estudos e pesquisas da comunidade acadêmica do IFPA Campus
Belém.
Subtemas:
Pesquisa: “Pesquisa
em um mundo digital”
Extensão: “Vivências Sociais, Culturais e Tecnológicas”
Ensino: “Ressignificar
o Ensino em um Mundo Digital”
Participação
A
comunidade acadêmica do IFPA Campus Belém poderá participar, de forma gratuita,
em uma das seguintes categorias envolvidas existentes do evento:
a)
Autores: Servidores ou
Discentes regulamente matriculados nos cursos mantidos pelo IFPA Campus Belém;
b)
Participantes: Servidores ou
Discente regulamente matriculados nos cursos mantidos pelo IFPA Campus Belém;
c)
Público externo.
*Parágrafo
único: será permitida a participação da categoria Público externo a participar
em coautoria de resumos, desde que esses resumos sejam submetidos por
participantes das categorias a ou b.
Estrutura dos Trabalhos (os trabalhos aprovados farão parte dos Anais do evento)
Os
trabalhos deverão ser escritos dentro de um dos três Eixos Ensino, Pesquisa ou Extensão, no formato do template disponibilizado na página do
evento, podendo conter resultados acadêmicos parciais ou finais, desde que
atendidos os seguintes quesitos:
a)
Cada trabalho deverá ser
submetido pelos autores de acordo com o template
relativo à área temática:
TEMPLATE
PARA ENSINO
TEMPLATE
PARA PESQUISA
TEMPLATE PARA EXTENSÃO
b)
O(s) trabalho(s) deverá(ão)
seguir a estrutura do template
fornecido.
Submissão dos Trabalhos
A
submissão do(s) Trabalho(s) deverá(ão) ser feita por apenas um dos autores, de acordo com o especificado no item 4, no
período de 14/10 a 14/11/2022, conforme constante no Cronograma do evento,
devendo percorrer o seguinte fluxo:
Para
os projetos de Extensão: acessar o link:
https://sigeventos.ifpa.edu.br/evento/ME2022/pagina/inscricao
Para os projetos de Pesquisa e
Ensino:
a)
Acessar o endereço eletrônico da 8ª SETECI disponível em https://even3.com.br/seteci2022;
b)
Clicar na aba LOGIN;
*Lembrando que cadastros feitos em outros
eventos pela plataforma EVEN, continuam valendo;
Na tela seguinte, entre com seu LOGIN e
SENHA (caso já tenha feito seu cadastro na plataforma). Caso não tenha realizado
seu cadastro, basta clicar em CADASTRE-SE e seguir os passos.
Após o acesso você entrará como PARTICIPANTE,
no Menu lateral você terá acesso aos Módulos disponibilizados para sua
gerência;
e)
Após realizar o login na sua conta, você
verá que existe o menu SUBMISSÕES, onde você encontrará as regras de
submissão estipuladas pela organização do evento, e se o seu trabalho cumprir
essas regras, você já pode submeter!
f)
Será necessário definir a modalidade (RESUMO)
e área temática do seu trabalho (ENSINO, PESQUISA ou EXTENSÃO). Após
preenchê-los, adicione o título do trabalho que você irá submeter.
Você deverá anexar dois arquivos: trabalho
identificado e trabalho não identificado.
_Trabalho
identificado: Arquivo do trabalho, constando seu nome, nome de outros autores,
orientadores e afins. Se o seu trabalho for aprovado, esse arquivo será
utilizado na publicação dos Anais do evento.
_Trabalho
não identificado: Não deverá conter o seu nome, ou de outros autores, ou de
orientadores e afins. Esse arquivo será enviado para os avaliadores e a não
identificação é para que haja imparcialidade no processo de avaliação.
h)
LEMBRANDO: autor deverá seguir a estrutura
do template em formato .DOC (BAIXE AQUI O TEMPLATE);
i)
Caso haja outros autores do seu trabalho,
você deverá adicioná-los clicando em Adicionar Autor, informando nome e e-mail.
Os orientadores deverão ser adicionados como autores também.
j)
Para finalizar basta informar que você leu
e concorda com as regras de submissão de trabalhos, e depois disso, você poderá
finalizar a submissão clicando no botão para submeter.
k)
Em caso de dúvidas poderá acessar o
passo-a-passo em: Como realizar minha submissão;
l)
O/A autor/a deverá fazer a submissão do(s)
seu(s) trabalho(s) no período de 14/10/2022 a 31/10/2022, conforme o Cronograma
do evento.
Avaliação
A
avaliação dos trabalhos submetidos a 8ª
Semana Técnico-Científica será realizada por servidores que compões as
comissões avaliadoras, dos eixos do Ensino, da Pesquisa e da Extensão do IFPA Campus
Belém, conforme o Cronograma do evento.
Inscrições de Participantes
Os
interessados em participar do evento, na categoria Participante externo,
deverão realizar suas inscrições no período de 14/10/2022 a 25/11/2022.
Os
interessados em participar do evento, na categoria Participante interno, deverão
realizar suas inscrições no período de 14/10/2022 a 30/11/2022.
De
acordo com o Cronograma, seguindo o fluxo:
a)
Acessar o Sistema de Eventos;
a.
Se já tiver feito cadastro por ocasião de
eventos anteriores, basta acessar com login/senha cadastrados;
b.
Se não lembrar os dados de acesso, basta
recuperá-los no próprio ambiente e se inscrever como Participante;
b)
Para novos cadastros, clicar no Menu Cadastro,
escolher o evento (8ª Semana Técnica-Científica), preencher corretamente os
campos, principalmente os obrigatórios assinalados com “*”, salvar, e clicar
no botão “Criar”;
c)
Fazer inscrição na categoria Participante;
Certificação
A
certificação dos participantes será realizada de acordo com as funções e
atividades desempenhadas, atendidos os seguintes quesitos:
a)
Autores: Servidores e
discentes regulamente matriculados nos cursos mantidos pelo IFPA Campus Belém, serão
certificados a razão de 20 horas para cada trabalho submetido e aprovado, até o
máximo de três submissões.
b)
Organização: Servidores
do IFPA Campus Belém designados pela Direção Geral e responsáveis pela
organização e execução do evento, receberão certificação pelo desempenho das
atividades, até o limite de 30 horas.
c)
Avaliação:
Servidores do IFPA Campus Belém que fazem parte dos Comitês de Ensino, de
Pesquisa e de Extensão, responsáveis pela avaliação dos trabalhos submetidos ao
evento, receberão certificação pelo desempenho da atividade de avaliação, até o
limite de 20 horas.
Disposições Finais
a)
Poderão participar do evento todos os
servidores Docentes, Técnicos Administrativos e Alunos regularmente
matriculados nos cursos do IFPA Campus Belém.
b)
O Avaliador que submeter trabalhos ao
evento não poderá avaliá-los, sendo distribuídos a outro Avaliador;
c)
Os recursos contra o Resultado Preliminar
da avaliação dos trabalhos submetidos deverão ser encaminhados à Comissão
Organizadora da 8ª SETECI, através do formulário eletrônico indicado no
Cronograma Oficial.
d)
Após a conclusão do evento, todos os
trabalhos de cada Eixo serão compilados e comporão os Anais da VIII SETECI, com
registro e respectivo ISBN.
Template para Resumos da PESQUISA e ENSINO (BAIXE AQUI O TEMPLATE DO RESUMO EM DOC)
Template para Extensão: acesse o link aqui
VARIAÇÕES
QUÍMICO-MINERAIS EM CAMADAS INERTIZADAS DE LAMA VERMELHA DA HYDRO ALUNORTE
( Autores)
Autor 01. Curso de Engenharia de Materiais, Instituto Federal
do Pará – IFPA, autor 01@gmail.com.
Autor 02. Curso Técnico em Metalurgia, Instituto Federal do
Pará – IFPA, autor 02@hotmail.com.
Autor 03. Curso de Engenharia de Materiais
e Técnico em Metalurgia, Instituto Federal do Pará – IFPA, autor
03@ifpa.edu.br.
RESUMO (Máximo 500 palavras)
Estudos relacionados com a composição, proporção química,
mineralogia e propriedades físicas em profundidades de bacias de rejeito de
lama vermelha são raros. Neste trabalho foram realizados estudos mais
significativos em perfis desses rejeitos sólidos com o objetivo de identificar
possíveis variações químico-mineralógicas. As amostras foram caracterizadas por
difração e fluorescência de raios-X, verificando que a lama vermelha é composta
predominantemente de oxi-hidróxidos de ferro, óxido de titânio, aluminossilicatos
de sódio, carbonato de cálcio e zircão. Entretanto, pode ser observada
semelhança de fases ao longo dos perfis analisados, sendo gibbsita, hematita,
goethita, sodalita e anatásio, as principais fases. As análises químicas
confirmam mudanças no teor de alguns elementos em diferentes profundidades do
perfil amostrado, indicando acréscimo de óxido de ferro na medida em que se
aumenta a profundidade, enquanto que a alumina residual e a sílica diminuem
quanto maior a profundidade. O óxido de titânio apresenta a mesma proporção em
todo o perfil da pilha de rejeitos, não havendo variações em seu teor
percentual nas diferentes profundidades e tempo de deposição. O óxido de sódio
apresenta menores teores e heterogeneidade ao longo do perfil e do tempo de
deposição, ocasionado durante a lixiviação no processo Bayer e por ser um
cátion solúvel. Essas leves variações mineralógicas e nítidas variações
químicas na lama vermelha ao longo do tempo de deposição e profundidade sugerem
que seja considerado seu uso em futuras aplicações. É necessário enfatizar o
potencial mineralógico desse rejeito, acumulado em milhares de m3,
os quais podem ser aproveitados industrialmente.
Palavras-chave: Lama Vermelha; Bauxita; Raios–X (máximo 3).
Projeto: ( ) Ensino
( ) Pesquisa
Curso:
Tipo
de Projeto, se for Ensino: ( ) Ensino
( ) Monitoria ( )
Integrador
Título cadastrado na DPI ou DEN: ( ) Cadastrado
( ) Não cadastrado
“Comportamento químico-mineral em camadas inertizadas de lama
vermelha da Hydro Alunorte”.
Se
for Projeto de Pesquisa preencher abaixo:
Classificação do
Trabalho na Tabela de Áreas do Conhecimento do CNPq Grande Área: Engenharia; Área: Engenharia
de Materiais e Metalúrgica Subárea: Metalurgia
Extrativa Especialidade: Hidrometalurgia.
Belém/PA, 14 de outubro de 2022.
Neila do Socorro W. Cabral
Diretora de Ensino
IFPA Campus Belém
Portaria nº 1780/
2021 - GAB
|
Reginaldo da Silva
Diretor de
Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica
Portaria nº
818/2019–GAB
|
Maria Helena Cunha
Diretora de Extensão
Portaria nº
|