As
vagas são limitadas e
podem esgotar antes do término do período previsto para inscrições.
A
participação é gratuita.
As(os)
interessadas(os)
em participar do 2º
Encontro de Serviço Social &
Psicologia (na condição de ouvinte ou de autor(a)/coautor(a) de trabalho) devem preencher
a
Ficha de Inscrição no
período de 15
de
março a 25
de maio
de 2018.
As
inscrições serão confirmadas por e-mail a partir do dia 18 de maio de 2018.
Visando
possibilitar o intercâmbio entre profissionais, estudantes e
pesquisadores, as 450 vagas disponíveis para o Encontro serão
distribuídas por categoria da seguinte forma:
a)
Ouvintes:
- Estudantes
dos cursos de graduação em Serviço Social e Psicologia da
FAMETRO: 170
vagas.
- Estudantes
de outras instituições de ensino: 70
vagas
- Profissionais:
30
vagas
b)
Participantes com trabalhos aprovados:
Os
trabalhos a serem submetidos para apresentação de
pôster e comunicação
oral deverão ser formatados
de acordo com as
orientações descritas abaixo e
encaminhados à
Comissão Científica
do Encontro,
acompanhados
da
Folha de Rosto,
até
o dia 11 de maio
de 2018,
por meio do
e-mail:
com9dn.nas@marinha.mil.br.
Devem
ser observadas
as seguintes limitações:
- Na
modalidade “apresentação
de pôster”,
será aceito um único
trabalho por autor ou coautor e cada trabalho poderá ter, no
máximo, três autores.
- Na
modalidade “comunicação
oral”, será
aceito um único trabalho por autor ou
coautor e cada
trabalho poderá ter, no máximo, três autores.
- Não
serão aceitos trabalhos de um mesmo autor ou coautor em mais de uma
modalidade.
No
caso de pesquisas envolvendo seres humanos, é obrigatória a
descrição dos procedimentos éticos pertinentes.
Serão
selecionados 24
pôsteres (quatro
por eixo temático) e
36
comunicações orais (seis
por eixo temático).
Os trabalhos aprovados serão informados a
partir do
dia 18
de maio
de
2018.
Eixos temáticos:
- GT1
- Pobreza e desigualdades sociais
- GT2
- Direitos humanos e sistema sociojurídico
- GT3
- Questões agrária e ambiental
- GT4
- Questões de gênero, etnia e diversidade sexual
- GT5
- Serviço social: fundamentos, formação e trabalho profissional
- GT6
- Educação e Política Social
O
material das apresentações orais (slides) deverá ser levado para
sala no dia das mesmas e entregue ao(à)
mediador(a)
para providências de exibição. O(A) autor(a)
deverá chegar ao local com antecedência de 20 minutos do início da
sessão para evitar transtornos/atrasos.
O
tempo para apresentação das comunicações orais será de quinze
minutos.
Orientações
para o envio dos trabalhos:
a)
a folha de rosto deverá ser preenchida conforme formulário específico.
Para a garantia de anonimato no processo de avaliação, todos os
dados de identificação (título do trabalho, nome(s) do(s)
autor(es), profissão, vínculo institucional e título acadêmico,
endereço, telefone e e-mail) devem constar apenas na ficha de
inscrição.
b)
Os trabalhos, de no mínimo oito páginas e no máximo doze páginas
– inclusas as referências bibliográficas –, devem ser
encaminhados em formato do Word, em fonte Arial, corpo 11, com
espaçamento normal entre os caracteres, justificado, margens
superior e esquerda em 3 cm, e inferior e direita em 2 cm, espaço um
e meio entre as linhas do texto.
c)
a primeira página do texto deverá incluir, de forma centralizada, o
título do trabalho em versal (maiúscula) e negrito, acompanhado do
subtítulo, se houver, em redondo (minúscula), sem negrito, o RESUMO
de até 100 palavras em português, com a indicação de três a
cinco palavras-chave, a 5 centímetros da margem esquerda, sem
parágrafos.
d)
o texto do trabalho deve começar com a INTRODUÇÃO, seguida das
demais seções que constituem o DESENVOLVIMENTO do trabalho, e da
CONCLUSÃO, cada uma delas antecedida por um indicativo (algarismo)
ajustado à margem esquerda.
e)
os títulos das seções primárias deverão ser digitados em versal
(maiúsculas) e em negrito; os das seções secundárias, apenas com
a inicial em maiúscula e as demais letras em Redondo (minúsculas)
exceto quando se tratar de nomes próprios que devem ser em letras
maiúsculas; os títulos das demais seções deverão ser digitados
em redondo (minúsculas) e sem negrito.
f)
um espaço duplo deverá ser utilizado entre os títulos das seções
e o texto subsequente, da mesma forma que entre o texto e um novo
título de seção.
g)
as tabelas e/ou ilustrações (quadros, desenhos, gráficos,
fotografias, plantas, mapas etc.) que possam compor os trabalhos
deverão ser restritas ao mínimo indispensável; e numeradas
consecutivamente com algarismos arábicos.
h)
cada tabela deverá ser encimada pela indicação do seu número e
título respectivo, apenas com a inicial em maiúscula: Tabela 1
Título da tabela. Tabela 2 Título da tabela.
i)
com relação às ilustrações (quadros, desenhos, gráficos,
fotografias, plantas, mapas etc.), abaixo das mesmas, deverá haver
indicação do tipo de ilustração, se for o caso de especificar,
algarismo arábico correspondente seguido do título da ilustração.
As fotografias deverão ser em preto e branco.
j)
as citações deverão ser indicadas no texto através do sistema de
chamada autor-data, utilizando-se o rodapé com números, apenas para
notas explicativas. A forma de apresentação das citações, do
tamanho e corpo da fonte, espaçamento, indicação da fonte
consultada, bem como as REFERÊNCIAS ao final do trabalho deverão
obedecer às normas da ABNT em vigor.
Normas
para confecção do pôster:
a)
Dimensão:
-
0,90m
de largura por 1,20 m de altura.
b)
Título:
-
Deverá ser o mesmo do trabalho enviado;
-
Em letras maiúsculas; e
-
Abaixo do título devem aparecer nessa ordem: nome dos/as
autores/autoras, nome do apresentador/a (grifado), nome do
departamento e instituição; cidade e Estado.
c)
Conteúdo
do pôster:
-
Fonte que permita leitura a 2 metros de distância.
d)
Materiais adicionais recomendados:
-
Preparar um resumo um pouco mais detalhado do que o apresentado ou
mesmo cópias reduzidas do pôster para distribuir aos(às)
interessados(as); e
-
Disponibilizar cópias de nomes e endereços dos(as) autores(as).