O IV SEMINÁRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA tem como principal objetivo constituir-se como um espaço para reflexão sobre os estágios supervisionados do curso de Letras Português, encerrando um ciclo de quatro disciplinas relacionadas à observação e à regência em sala de aula.
JUSTIFICATIVA
A reflexão sobre a prática do ensino
é fundamental ao público-alvo deste evento, pois o curso de Letras Português da
Universidade Federal de Rondônia se caracteriza pela formação voltada à
licenciatura. O evento justifica-se, também, pela necessidade de aproximar os
graduandos do contexto efetivo de sala de aula, articulando o conhecimento
teórico estudado durante o curso às ações pedagógicas.
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar ao discente conhecer e relacionar os conhecimentos de área específica do curso de Letras a uma visão educacional mais integrada à realidade das escolas de Ensino Básico.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Discutir
as práticas da observação e regência a partir das experiências dos
estagiários;
- Refletir sobre as ações pedagógicas e propor novas metodologias de trabalho;
- Articular o estágio às competências, metodologias e propostas apresentadas pelos PCN e pelos PCNEM.
PALESTRANTES:
Eunice Gomes Pereira da Silva (Professora da rede básica de Ensino – SEDUC/RO)
Luiz Eduardo Correia de Souza (Professor da rede básica de Ensino – SEDUC/RO)
COMUNICAÇÕES:
- DANIELE PREDES. "PORTOVELHÊS" – A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRINCIPIANDO DA CULTURA LOCAL.
- ANIE. A PRESENÇA DO SOCIAL NOS CONTOS DE FADAS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).
- VERANILCE. TRABALHANDO OS GÊNEROS ARGUMENTATIVOS – DIVERSIFICANDO A PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTOS.
- ANGÉLICA. LEITURA E ANÁLISE DE CONTO INFANTO-JUVENIL: UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO.
- SIMONE. LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E REVISÃO GRAMATICAL.
- THIDELI. FANFICTION: UMA FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO TEXTUAL.
- BEATRIZ. TRANSVERSALIDADE E SUBJETIVIDADE: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA.
- PATRÍCIA. “A GRAMÁTICA DO COTIDIANO”: UMA ABORDAGEM PLURICULTURAL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS ATRAVÉS DO MOVIMENTO POÉTICO-MARGINAL POETRY SLAM.
- CAROLINE. A EXPRESSÃO ARTÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.
- ODEDE. RELATÓRIO COMO FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO TEXTUAL.
- ISADORA. LEITURA, LINGUAGEM E LETRAMENTO: A CRÔNICA NO ENSINO MÉDIO.
- FERNANDA. A CONSCIENTIZAÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO.
- JACKELINE. O CONTO FANTÁSTICO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O PRIMEIRO ANO EJA.
- CLAUDETE. ANÁLISE DA OBRA DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS – PERÍODO E ORAÇÃO.
- ANA CLÉA. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA PARA POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL.
- ESCOTT. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: LITERATURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA.
- JOSUÉ. GÊNEROS TEXTUAIS: A CRÔNICA, O CONTO E O POEMA COMO FORMA DE APRIMORAR A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR.
- TIAGO. CRÔNICA: LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, ANÁLISE LINGUÍSTICA
E EXERCÍCIOS GRAMATICAIS.
- JOICE. GÊNEROS TEXTUAIS: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL COMO FORMA DE APRIMORAR A ESCRITA PARA O ENEM.
- DANIELE. “VENHA VER O PÔR DO SOL”: O ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL CONTO.
- RENATA. FIGURAS DE LINGUAGEM: BRINCANDO COM AS PALAVRAS.
- RENATO. ROMANTISMO E REALISMO NO BRASIL: APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS CLÁSSICOS.
- ANDRESSA. O USO DA LINGUÍSTICA APLICADA NAS PRODUÇÕES
LITERÁRIAS: OS GÊNEROS TEXTUAIS NO AUXÍLIO DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
SUPERVISIONADO DE REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO.
- LUIZ. OS TENTÁCULOS POÉTICOS EM SUBSÍDIO A FORMAÇÃO DE
ESCRITORES E LEITORES, ATRAVÉS DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.