IV SESLIL – Seminário do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura

IV SESLIL – Seminário do Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa e Literatura

presencial Biblioteca Central da UNIR - Porto Velho - Rondônia - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

ACE Summit 2024

Sexta-Feira, 26 de Julho

São Paulo, SP

V Congresso Internacional de Ciência, Saúde e Espiritualidade

Quinta-Feira, 11 de Abril

Juiz de Fora, MG

20º Congresso Brasileiro de Bioinformática: X-Meeting 2024

Terça-Feira, 11 de Junho

Salvador, BA

Evento online

III Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Quarta-Feira, 8 de Maio

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

IV SEMINÁRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA tem como principal objetivo constituir-se como um espaço para reflexão sobre os estágios supervisionados do curso de Letras Português, encerrando um ciclo de quatro disciplinas relacionadas à observação e à regência em sala de aula. 


JUSTIFICATIVA 

A reflexão sobre a prática do ensino é fundamental ao público-alvo deste evento, pois o curso de Letras Português da Universidade Federal de Rondônia se caracteriza pela formação voltada à licenciatura. O evento justifica-se, também, pela necessidade de aproximar os graduandos do contexto efetivo de sala de aula, articulando o conhecimento teórico estudado durante o curso às ações pedagógicas.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

Oportunizar ao discente conhecer e relacionar os conhecimentos de área específica do curso de Letras a uma visão educacional mais integrada à realidade das escolas de Ensino Básico.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Discutir as práticas da observação e regência a partir das experiências dos estagiários;
  • Refletir sobre as ações pedagógicas e propor novas metodologias de trabalho;
  • Articular o estágio às competências, metodologias e propostas apresentadas pelos PCN e pelos PCNEM.


PALESTRANTES:

Eunice Gomes Pereira da Silva (Professora da rede básica de Ensino – SEDUC/RO)

Luiz Eduardo Correia de Souza (Professor da rede básica de Ensino – SEDUC/RO)


COMUNICAÇÕES:

  1. DANIELE PREDES. "PORTOVELHÊS" – A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA PRINCIPIANDO DA CULTURA LOCAL. 
  2. ANIE. A PRESENÇA DO SOCIAL NOS CONTOS DE FADAS: LEITURA E INTERPRETAÇÃO COM ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA).
  3. VERANILCE. TRABALHANDO OS GÊNEROS ARGUMENTATIVOS – DIVERSIFICANDO A PRODUÇÃO E RECEPÇÃO DE TEXTOS.
  4. ANGÉLICA. LEITURA E ANÁLISE DE CONTO INFANTO-JUVENIL: UMA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO.
  5. SIMONE. LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL E REVISÃO GRAMATICAL.
  6. THIDELI. FANFICTION: UMA FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO TEXTUAL. 
  7. BEATRIZ. TRANSVERSALIDADE E SUBJETIVIDADE: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA.
  8. PATRÍCIA. “A GRAMÁTICA DO COTIDIANO”: UMA ABORDAGEM PLURICULTURAL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS ATRAVÉS DO MOVIMENTO POÉTICO-MARGINAL POETRY SLAM.
  9. CAROLINE. A EXPRESSÃO ARTÍSTICA NO ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO.
  10. ODEDE. RELATÓRIO COMO FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO TEXTUAL.
  11. ISADORA. LEITURA, LINGUAGEM E LETRAMENTO: A CRÔNICA NO ENSINO MÉDIO.
  12. FERNANDA. A CONSCIENTIZAÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO.
  13. JACKELINE. O CONTO FANTÁSTICO NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO LITERÁRIO PARA O PRIMEIRO ANO EJA.
  14. CLAUDETE. ANÁLISE DA OBRA DOM CASMURRO DE MACHADO DE ASSIS – PERÍODO E ORAÇÃO.
  15. ANA CLÉA. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA SALA DE AULA PARA POSSIBILITAR A COMPREENSÃO DA LINGUAGEM VERBAL E NÃO VERBAL.
  16. ESCOTT. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: LITERATURA E ANÁLISE LINGUÍSTICA. 
  17. JOSUÉ. GÊNEROS TEXTUAIS: A CRÔNICA, O CONTO E O POEMA COMO FORMA DE APRIMORAR A AQUISIÇÃO DO CONHECIMENTO INTERDISCIPLINAR. 
  18. TIAGO. CRÔNICA: LEITURA, PRODUÇÃO TEXTUAL, ANÁLISE LINGUÍSTICA E EXERCÍCIOS GRAMATICAIS. 
  19. JOICE. GÊNEROS TEXTUAIS: LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL COMO FORMA DE APRIMORAR A ESCRITA PARA O ENEM. 
  20. DANIELE. “VENHA VER O PÔR DO SOL”: O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL CONTO.
  21. RENATA. FIGURAS DE LINGUAGEM: BRINCANDO COM AS PALAVRAS. 
  22. RENATO. ROMANTISMO E REALISMO NO BRASIL: APRENDIZAGEM ATRAVÉS DOS CLÁSSICOS.
  23. ANDRESSA. O USO DA LINGUÍSTICA APLICADA NAS PRODUÇÕES LITERÁRIAS: OS GÊNEROS TEXTUAIS NO AUXÍLIO DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO.
  24. LUIZ. OS TENTÁCULOS POÉTICOS EM SUBSÍDIO A FORMAÇÃO DE ESCRITORES E LEITORES, ATRAVÉS DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA.

Traçando caminhos pluriculturais no ensino de Língua Portuguesa e Literaturas

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Local do Evento

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}