O Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo e Formação do Ser em Aprendizagens - FORMARSER (UEFS/CNPq) - e o Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação - FORMACCE (Em aberto) (FACED/UFBA) - encontram-se, de 22 a 24 de outubro, para o Sertão Professoras(es): políticas de currículo, qualificação da formação e do trabalho docente, uma experiência acadêmica, científica e formacional singular. Trata-se de um evento triplo - o I Simpósio FORMARSER, o VII Colóquio (IN)FORMACCE e a I Conferência da Rede CURRERE Nordeste - que apresentará pautas, diálogos e debates com os quais serão aprofundados temas referentes às políticas de currículo, à qualificação da formação e do trabalho docente. Celebramos, então, os dez anos de existência do Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação do Ser em Aprendizagens, FORMARSER/UEFS/CNPq, completados em março de 2024, o que nos alegra e fortalece.
Transversalizado por temáticas implicadas às realidades socioeducacionais dos Sertões, o encontro proporcionará a realização de dispositivos (in)formacionais vinculados a pesquisas, estudos, experiências e intervenções nos campos da formação de professoras(es) e do currículo. As intenções desses três eventos, pensados por Grupos de Pesquisa já consolidados em cenários nacionais e internacionais, afirmam a importância pluriuniversitária de ações em que o foco são as pautas, as questões e as proposições nos âmbitos das políticas de currículo e da formação docente, tendo - como inspiração - contextos sertanejos. Esperamos oportunizar experiências abertas e dialógicas entretecendo ações e produções junto de Professoras(es) da Educação Básica e de Universidades, Estudantes de Licenciaturas e da Pós-Graduação, Pesquisadoras(es), Artistas e Artesãs(ãos), a partir de uma perspectiva democrática de duas importantes Universidades Públicas socialmente referenciadas.
Até breve!