Um dos principais desafios no desenvolvimento de uma série está na criação de motores que sejam capazes de sustentar múltiplas temporadas. Em tempos de incertezas sobre temporadas futuras, a construção de conflitos centrais e repletos de dilemas são a chave para histórias duradouras.
Nesta masterclass, a partir da análise de séries canônicas internacionais, como The Sopranos e Breaking Bad, em diálogo com exemplos de sucessos brasileiros, a roteirista Julia Priolli falará sobre processos criativos, composição de protagonistas ambivalentes e como seus dilemas criam tramas para a temporada.
Como redefinir o personagem para a temporada seguinte? Qual é a diferença entre piloto, premissa e piloto conceito? Quais são as diferenças entre séries de universo e séries de personagem? A partir dessas perguntas, Julia discorrerá sobre as dinâmicas de trabalho que levam as obras da ideia ao texto e, finalmente, às telas, além de compartilhar sua experiência profissional.
O encontro faz parte da programação de masterclasses promovidas pela pós-graduação Roteiro para Cinema e TV do curso Formação de Escritores, do Instituto Vera Cruz. Essa pós-graduação tem duração de dois anos e está com as inscrições abertas: https://site.veracruz.edu.br/instituto-vera-cruz/roteiro-formacao-de-escritores/
Julia Priolli é head de ficção na Amazon MGM Studios. Com formação em Roteiro pela Universidade de Columbia e Stonybrook, foi executiva do grupo Fox/Disney, no qual desenvolveu as séries O rei da TV, Insânia, Me chama de Bruna, 1 contra todos e Impuros, estas últimas indicadas ao Emmy Internacional. Atualmente, lidera as séries Cangaço novo, Tremembé e DOM.
Evento presencial e gratuito. Participe!