II Seminário em Educação Profissional e Tecnológica: Práticas Educativas

II Seminário em Educação Profissional e Tecnológica: Práticas Educativas

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Normas e-book

Critérios para envio de textos completos

NOVO!

Prezados(as) autores(as),

Com alegria, convidamos vocês a publicarem as pesquisas, apresentadas no II Seminário em EPT, em formato de capítulo de e-book a ser publicado no primeiro semestre de 2021, pelo IFMG, contendo ISBN da obra. 

Link para normas e templates

https://drive.google.com/drive/folders/1p1HCmWfp_xrkLs3FT_q04r7XrFDmD2bP?usp=sharing

Os textos completos deverão ser encaminhados para o e-mail seminarioifmgprofept@gmail.com , até às 23h59min do dia 11/12/2020, em word, obrigatoriamente seguindo o template indicado.

Os autores deverão encaminhar dois arquivos (resumo e artigo) nomeados da seguinte forma:

·         RESUMO_TÍTULOCOMPLETO

·         ARTIGO_TÍTULOCOMPLETO

 Nosso evento teve 100 trabalhos aprovados como Comunicação Oral e Pôsteres, no entanto, publicará apenas 30 capítulos, dada a demanda possível de execução pela equipe do IFMG. Sendo assim, pedimos especial atenção aos critérios para escolha dos 30 capítulos a serem publicados e ressaltamos que o conteúdo do texto é de responsabilidade dos autores.

                Todos os textos passarão por processo de avaliação.

Critérios para a publicação de capítulo de e-book do II Seminário em EPT:

1-   Seu texto precisa ter entre 12 (doze) a 15 (quinze) páginas, já incluindo referências, anexos e apêndices;

2-    O template (anexo) é obrigatório e sua inutilização acarretará na desclassificação do texto enviado;

3-      O capítulo deve ter, no máximo, 5 (cinco) autores;

4-   O texto precisa ter as seguintes seções (que podem receber outros nomes, porém preservar o objetivo dela): Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finais, Referências;

5-      O título precisa ter, no máximo, 15 (quinze) palavras;

6-     O capítulo deve apresentar resultados parciais ou, preferencialmente, resultados finais da pesquisa. Investigações incipientes e sem resultados significativos demonstrados na seção “resultados e discussão” serão desconsiderados;

7-     O texto precisa ser revisado, tanto em relação à escrita formal do português, quanto às regras da ABNT, visando à eliminando de erros de digitação, ortografia (língua portuguesa) e normas técnicas. Este critério será eliminatório, uma vez que a organização do livro não terá equipe de revisores para a publicação do e-book;

8-   Será dada prioridade a textos em que a organização textual, coerência, coesão e diálogo entre autores citados sejam evidenciados. Sugere-se que os parágrafos sejam compostos por, no mínimo, três períodos (com introdução [tópico frasal], desenvolvimento e conclusão), de forma a demonstrar desenvolvimento das ideias nos parágrafos que compõem o capítulo. Recomenda-se o uso de conectivos inter parágrafos (no início dos parágrafos, ligando um e outro) e intra parágrafos (entre as frases no interior do parágrafo), com o intuito de compor a coesão textual. É importante que as citações ocorram de forma equilibrada, evitando número excedente de citações desconectadas da discussão do texto (principalmente as diretas longas);

9-      Todos os textos serão submetidos a softwares detectores de plágio.

10 O texto precisa ser acompanhado do resumo, o qual também precisa seguir o template. Ao final do resumo, o texto precisa indicar o nome do eixo temático ao qual ele foi inscrito no Seminário:

Eixo temático 1 - Trabalhos sobre propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, com foco em discussões conceituais específicas, metodologias e recursos apropriados para essas discussões e elaboração e experimentação de propostas de ensino inovadoras em espaços diversos (sala de aula, laboratórios, campo, museus, setores produtivos, internet, entre outros).

Eixo temático 2 - Trabalhos sobre inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, no que se refere a questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação e relações étnico-raciais, Educação quilombola, Educação do Campo, Questões de Gênero e Educação para Pessoas com Deficiências (PcD), e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos educacionais na EPT.

Eixo temático 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado - Este eixo abriga trabalhos que discutam a perspectiva do currículo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas e avaliativas integradas, em direção à superação da dualidade estrutural nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.

Eixo temático 4 - História e memórias no contexto da EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam as principais questões relacionadas à história e memória da EPT local, regional e nacional, considerando o mundo do trabalho a partir de estudos de disciplinas, eventos, instituições,  currículos, espaços de formação e recursos didáticos, entre outros.

Eixo temático 5 - Organização do currículo integrado na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam a perspectiva da organização e planejamento do currículo integrado, que venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da EPT e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.

Eixo temático 6 Organização de espaços pedagógicos na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam questões relacionadas à organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT. Os trabalhos devem apresentar investigações que discutam as relações desses espaços com a EPT e as suas interlocuções com o mundo do trabalho e os movimentos sociais.


Os resultados serão divulgados a partir de março de 2021.


Avisos

Avisos diversos, normas de pôsteres, comunicação oral e ebook.

Sessão de pôsteres! Participem! 

Link: https://padlet.com/seminarioifmgprofept/Bookmarks


Normas de exposição de pôster

O link para visitação à exposição de pôsteres (Padlet) ficará aberto até às 18h de 13/11. Os visitantes poderão inserir comentários e perguntas aos autores dos trabalhos. Neste sentido, é importante que os autores visitem a sessão, ao longo do dia, atentando-se à participação do público.

 Haverá uma premiação com certificado de menção honrosa aos três melhores trabalhos. Esta premiação não garante  publicação no ebook, uma vez que esta seguirá normas específicas da escrita acadêmica. 


Normas de apresentação das comunicações orais

As comunicações orais serão apresentadas em salas virtuais do Google Meet (link disponível nas salas numeradas de 1 a 17). Será dado o tempo de 15 min para a apresentação de cada trabalho e 05 minutos para o posterior debate. Caso os autores e coordenadores de sala julguem conveniente, o tempo de debate poderá ser remanejado para o final da sessão. 

Template para envio do pôster disponível!

DOWNLOAD TEMPLATE PÔSTER


 Modelo de PPT para apresentação oral disponível!

DOWNLOAD MODELO PPT

Sugerimos que sua apresentação contemple
-Introdução: Objetivo, justificativa E questão norteadora
-Metodologia
-Resultados e discussões
-Considerações finais/conclusão
- Referências (principais)
Agradecimentos (se necessário)


Inscrições nas atividades:

Na aba PROGRAMAÇÃO, você encontrará os detalhes de cada sala virtual, como horário, eixo temático e trabalhos que serão apresentados.

Na aba INSCRIÇÃO, você poderá se inscrever em até 8 atividades, dentre as 19 oferecidas, considerando os horários de cada sala.

 

Assim, no dia 12/11, você poderá fazer suas inscrições, conforme detalhado abaixo, considerando os horários em que cada atividade ocorrerá, visto que teremos salas com apresentações virtuais simultâneas. Será possível fazer sua inscrição em apenas uma delas, em cada horário.

Exemplo:

Na parte da manhã, teremos a abertura das atividades, para a qual você deverá fazer sua inscrição, também.

- 1 inscrição para a Mesa-redonda (09:00 - 11:00);

 

Na parte da tarde, teremos dois horários com 3 salas virtuais em cada um deles. Escolha uma sala em cada horário para participar das apresentações:


Primeiro horário:

- 1 inscrição para a Sala 1 (14:00 - 15:40) OU 1 inscrição para sala 2 (14:00 - 15:30) OU 1 inscrição para sala 3 (14:00 - 15:30);

 

Segundo horário:

- 1 inscrição para a Sala 4 (16:00 - 17:30) OU 1 inscrição para sala 5 (16:00 - 17:30) OU 1 inscrição para sala 6 (16:00 - 17:30).

 

No dia 13/11, você terá as seguintes opções para realizar suas inscrições, considerando os horários em que ocorrerão.

Na parte da manhã, teremos dois horários com 2 e 3 salas virtuais, respectivamente. Escolha uma sala em cada horário para participar das apresentações.


Primeiro horário:

- 1 inscrição para a Sala 7 (08:00 - 09:40) OU 1 inscrição para sala 8 (08:00 - 09:30);

 

Segundo horário:

- 1 inscrição para a Sala 9 (10:00 - 11:30) OU 1 inscrição para sala 10 (10:00 - 11:30) OU 1 inscrição para Sala 11 (10:00 - 11:30);

 

 

Na parte da tarde, teremos dois horários com 3 salas virtuais. Escolha uma sala em cada horário para participar das apresentações:


Primeiro horário:

- 1 inscrição para a Sala 12 (14:00 - 15:30) OU 1 inscrição para sala 13 (14:00 - 15:30) OU 1 inscrição para Sala 14 (14:00 - 15:30);

 

Segundo horário:

- 1 inscrição para a Sala 15 (16:00 - 17:40) OU 1 inscrição para sala 16 (16:00 - 17:30) OU 1 inscrição para Sala 17 (16:00 - 17:10);

 

 

Terminadas as apresentações dos trabalhos nas 17 salas virtuais, teremos uma palestra de encerramento do seminário, para a qual você deverá fazer a inscrição, também.

- 1 inscrição para a palestra (18:00 - 19:00).

 

Desejamos a você sucesso no evento!!!!!

 

Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco.

 

Atenciosamente,

Comissões Organizadora e Científica.




Inscrições

Você precisa se inscrever no evento geral e nas atividades de seu interesse

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

II Seminário em EPT: Práticas Educativas


Informações gerais

 Submissões: Vagas esgotadas!

Informamos que tivemos um volume de submissões muito acima do esperado nos últimos dias. Tivemos que limitar o  teto de 90 trabalhos visto que não dispomos de financiamento para custeio da plataforma.

Lamentamos o ocorrido e rogamos que compreendam a situação!

Agradecemos pelas submissões.

Inscrições como ouvintes continuam abertas!

     O Seminário em EPT é um evento anual, organizado pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do IFMG. O tema do evento em 2020 será "Práticas Educativas" e, nessa edição, o Seminário ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro,  de 9h às 19h30min e  totalmente à distância.

    A submissão de trabalhos para a apresentação no evento poderá ser feita nas modalidades Comunicação Oral e Pôster. A modalidade Comunicação Oral  é destinada exclusivamente a estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e a pesquisadores com título de mestre e doutor, vinculados a qualquer Instituição de Ensino Superior. Já a modalidade Pôster é aberta aos estudantes de Cursos Técnicos Integrados, Cursos Técnicos, Ensino Médio, Bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC/Júnior), Graduação, Pós-Graduação lato sensu e demais pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos.

     Os trabalhos apresentados no evento, tanto no formato de Pôster quanto no formato de Comunicação Oral, poderão fazer parte de um e-book. Para isso, será necessário o envio dos textos completos, entre 16/11/20 a 11/12/20,  de acordo com os critérios exigidos, os quais serão ainda apresentados, assim como as demais informações para o envio do texto completo.

      Cada autor inscrito poderá efetuar até duas submissões resultantes de pesquisas em andamento ou já concluídas, excetuando os casos de professores orientadores que podem constar autoria em até 5 (cinco) submissões. Serão permitidos, por trabalho, a inclusão de até 5 (cinco) autores e todos deverão efetuar sua inscrição, caso desejem receber o certificado. 

   Os textos deverão ser escritos em língua portuguesa e, no ato de inscrição, deverão ser encaminhados apenas os resumos, em dois formatos: um com identificação e outro sem identificação dos autores. Os resumos precisam seguir o Template indicado e registrar a qual Eixo Temático o trabalho está vinculado.


Eixo temático 1 - Trabalhos sobre propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, com foco em discussões conceituais específicas, metodologias e recursos apropriados para essas discussões e elaboração e experimentação de propostas de ensino inovadoras em espaços diversos (sala de aula, laboratórios, campo, museus, setores produtivos, internet, entre outros).


Eixo temático 2 - Trabalhos sobre inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, no que se refere a questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação e relações étnico-raciais, Educação quilombola, Educação do Campo, Questões de Gênero e Educação para Pessoas com Deficiências (PcD), e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos educacionais na EPT.


Eixo temático 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado - Este eixo abriga trabalhos que discutam a perspectiva do currículo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas e avaliativas integradas, em direção à superação da dualidade estrutural nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.


Eixo temático 4 - História e memórias no contexto da EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam as principais questões relacionadas à história e memória da EPT local, regional e nacional, considerando o mundo do trabalho a partir de estudos de disciplinas, eventos, instituições,  currículos, espaços de formação e recursos didáticos, entre outros.


Eixo temático 5 - Organização do currículo integrado na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam a perspectiva da organização e planejamento do currículo integrado, que venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da EPT e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.


Eixo temático 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT - Este eixo abriga  trabalhos que discutam questões relacionadas à organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT. Os trabalhos devem apresentar investigações que discutam  as relações desses espaços com a EPT e as suas interlocuções com o mundo do trabalho e os movimentos sociais.

Publicações

O II Seminário em EPT: Práticas Educativas organizará um e-book com trabalhos apresentados nas sessões de Comunicação Oral e salas com Pôster. Após o evento, será aberta chamada para publicação dos trabalhos completos. As regras para publicação serão divulgadas na página do evento, em aba própria, no período de 16/11/2020 a 11/12/2020.

Não serão aceitos trabalhos fora das normas especificadas.


CRONOGRAMA – II Seminário em EPT: Práticas Educativas

Lançamento do evento

Inscrições

De 20  de setembro a   11 de novembro


Submissão de resumos

Divulgação dos trabalhos aprovados

Realização do evento

Setembro

Vagas de submissões esgotadas

Até 30 de outubro

11 e 12 de novembro



Programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Comissão Organizadora




Gláucia do Carmo Xavier

Heidy Nunes de Ávila

Ivan Targino

José Antônio do Vale

José Fernandes da Silva

Lorena Vasconcelos David

Pablo Menezes e Oliveira

Rafael Vieira Ambar

Ronan Daré Tocafundo

Shirlene Bemfica de Oliveira

Thayane Nascimento dos Santos

Vania Dutra Amorim Cerbino


Realização:


                             


Submissões (Vagas esgotadas)

Atente-se aos templates disponíveis

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Anais

Anais do II Seminário em Educação Profissional e Tecnológica - Práticas Educativas

Anais do II Seminário em Educação Profissional e Tecnológica: Práticas Educativas


https://drive.google.com/file/d/11Ki4DFRrsKTGYYZKYGLs0d-h4pe-Rw_O/view?usp=sharing

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}