Este é um evento online
Critérios para envio de textos completos
NOVO!
Prezados(as) autores(as),
Com alegria, convidamos vocês a publicarem as pesquisas, apresentadas no II Seminário em EPT, em formato de capítulo de e-book a ser publicado no primeiro semestre de 2021, pelo IFMG, contendo ISBN da obra.
Link para normas e templates:
https://drive.google.com/drive/folders/1p1HCmWfp_xrkLs3FT_q04r7XrFDmD2bP?usp=sharing
Os textos completos deverão ser encaminhados para o e-mail seminarioifmgprofept@gmail.com , até às 23h59min do dia 11/12/2020, em word, obrigatoriamente seguindo o template indicado.
Os
autores deverão encaminhar dois arquivos (resumo e artigo) nomeados da seguinte
forma:
·
RESUMO_TÍTULOCOMPLETO
·
ARTIGO_TÍTULOCOMPLETO
Nosso
evento teve 100 trabalhos aprovados como Comunicação Oral e Pôsteres, no
entanto, publicará apenas 30 capítulos, dada a demanda possível de execução
pela equipe do IFMG. Sendo assim, pedimos especial atenção aos critérios para
escolha dos 30 capítulos a serem publicados e ressaltamos que o conteúdo do
texto é de responsabilidade dos autores.
Todos
os textos passarão por processo de avaliação.
Critérios para a publicação de
capítulo de e-book do II Seminário em EPT:
1- Seu
texto precisa ter entre 12 (doze) a 15 (quinze) páginas, já incluindo
referências, anexos e apêndices;
2- O
template (anexo) é obrigatório e sua inutilização acarretará na
desclassificação do texto enviado;
3- O
capítulo deve ter, no máximo, 5 (cinco) autores;
4- O
texto precisa ter as seguintes seções (que podem receber outros nomes, porém
preservar o objetivo dela): Introdução, Fundamentação Teórica, Metodologia,
Resultados e Discussão, Considerações Finais, Referências;
5- O
título precisa ter, no máximo, 15 (quinze) palavras;
6- O
capítulo deve apresentar resultados parciais ou, preferencialmente, resultados
finais da
pesquisa. Investigações incipientes e sem resultados significativos
demonstrados na seção “resultados e discussão” serão desconsiderados;
7- O texto
precisa ser revisado, tanto em relação à escrita formal do português, quanto às
regras da ABNT, visando à eliminando de erros de digitação, ortografia (língua portuguesa) e normas técnicas.
Este critério será eliminatório, uma vez que a organização do livro não terá
equipe de revisores para a publicação do e-book;
8- Será dada prioridade
a textos em que a organização textual, coerência, coesão e diálogo entre
autores citados sejam evidenciados. Sugere-se que os parágrafos sejam compostos
por, no mínimo, três períodos (com introdução [tópico frasal],
desenvolvimento e conclusão), de forma a demonstrar desenvolvimento das ideias
nos parágrafos que compõem o capítulo. Recomenda-se o uso de conectivos inter
parágrafos (no início dos parágrafos, ligando um e outro) e intra parágrafos
(entre as frases no interior do parágrafo), com o intuito de compor a coesão
textual. É importante que as citações ocorram de forma equilibrada, evitando
número excedente de citações desconectadas da discussão do texto
(principalmente as diretas longas);
9-
Todos
os textos serão submetidos a softwares detectores de plágio.
10 O
texto precisa ser acompanhado do resumo, o qual também precisa seguir o
template. Ao final do resumo, o texto precisa indicar o
Eixo temático 1 - Trabalhos sobre propostas
metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais
de ensino na EPT - Este eixo abriga
trabalhos que discutam as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT,
com foco em discussões conceituais específicas, metodologias e recursos
apropriados para essas discussões e elaboração e experimentação de propostas de
ensino inovadoras em espaços diversos (sala de aula, laboratórios, campo,
museus, setores produtivos, internet, entre outros).
Eixo temático 2 - Trabalhos sobre inclusão e
diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT - Este
eixo abriga trabalhos que discutam as
principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, no que se refere a
questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena,
Educação e relações étnico-raciais, Educação quilombola, Educação do Campo,
Questões de Gênero e Educação para Pessoas com Deficiências (PcD), e sua
relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos
educacionais na EPT.
Eixo temático 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado - Este eixo abriga trabalhos que discutam a perspectiva do currículo integrado,
que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas e
avaliativas integradas, em direção à superação da dualidade estrutural nas
diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a
tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas
relações existentes no mundo do trabalho.
Eixo temático 4 - História e memórias no contexto da EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam as principais questões relacionadas à
história e memória da EPT local, regional e nacional, considerando o mundo do
trabalho a partir de estudos de disciplinas, eventos, instituições,
currículos, espaços de formação e recursos didáticos, entre outros.
Eixo temático 5 - Organização do currículo integrado na EPT - Este
eixo abriga trabalhos que discutam a
perspectiva da organização e planejamento do currículo integrado, que
venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da
EPT e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a
tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas
relações existentes no mundo do trabalho.
Eixo temático 6 - Organização
de espaços pedagógicos na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam questões
relacionadas à organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não
formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT. Os trabalhos
devem apresentar investigações que discutam as relações desses espaços com a
EPT e as suas interlocuções com o mundo do trabalho e os movimentos sociais.
Os resultados serão divulgados a partir de março de 2021.
Avisos diversos, normas de pôsteres, comunicação oral e ebook.
Sessão de pôsteres! Participem!
Link: https://padlet.com/seminarioifmgprofept/Bookmarks
Normas de exposição de pôster
O link para visitação à exposição de pôsteres (Padlet) ficará aberto até às 18h de 13/11. Os visitantes poderão inserir comentários e perguntas aos autores dos trabalhos. Neste sentido, é importante que os autores visitem a sessão, ao longo do dia, atentando-se à participação do público.
Haverá uma premiação com certificado de menção honrosa aos três melhores trabalhos. Esta premiação não garante publicação no ebook, uma vez que esta seguirá normas específicas da escrita acadêmica.
Normas de apresentação das comunicações orais
As comunicações orais serão apresentadas em salas virtuais do Google Meet (link disponível nas salas numeradas de 1 a 17). Será dado o tempo de 15 min para a apresentação de cada trabalho e 05 minutos para o posterior debate. Caso os autores e coordenadores de sala julguem conveniente, o tempo de debate poderá ser remanejado para o final da sessão.
Template para envio do pôster disponível!
Modelo de PPT para apresentação oral disponível!
Na aba PROGRAMAÇÃO, você encontrará os detalhes de cada sala virtual, como horário, eixo temático e trabalhos que serão apresentados.
Na aba INSCRIÇÃO, você poderá se inscrever em até 8 atividades, dentre as 19 oferecidas, considerando os horários de cada sala.
Assim, no dia 12/11, você poderá fazer suas inscrições, conforme detalhado abaixo, considerando os horários em que cada atividade ocorrerá, visto que teremos salas com apresentações virtuais simultâneas. Será possível fazer sua inscrição em apenas uma delas, em cada horário.
Exemplo:
Na parte da manhã, teremos a abertura das atividades, para a qual você deverá fazer sua inscrição, também.
- 1 inscrição para a Mesa-redonda (09:00 - 11:00);
Na parte da tarde, teremos dois horários com 3 salas virtuais em cada um deles. Escolha uma sala em cada horário para participar das apresentações:
Primeiro horário:
- 1 inscrição para a Sala 1 (14:00 - 15:40) OU 1 inscrição para sala 2 (14:00 - 15:30) OU 1 inscrição para sala 3 (14:00 - 15:30);
Segundo horário:
- 1 inscrição para a Sala 4 (16:00 - 17:30) OU 1 inscrição para sala 5 (16:00 - 17:30) OU 1 inscrição para sala 6 (16:00 - 17:30).
No dia 13/11, você terá as seguintes opções para realizar suas inscrições, considerando os horários em que ocorrerão.
Na parte da manhã, teremos dois horários com 2 e 3 salas virtuais, respectivamente. Escolha uma sala em cada horário para participar das apresentações.
Primeiro horário:
- 1 inscrição para a Sala 7 (08:00 - 09:40) OU 1 inscrição para sala 8 (08:00 - 09:30);
Segundo horário:
- 1 inscrição para a Sala 9 (10:00 - 11:30) OU 1 inscrição para sala 10 (10:00 - 11:30) OU 1 inscrição para Sala 11 (10:00 - 11:30);
Na parte da tarde, teremos dois horários com 3 salas virtuais. Escolha uma sala em cada horário para participar das apresentações:
Primeiro horário:
- 1 inscrição para a Sala 12 (14:00 - 15:30) OU 1 inscrição para sala 13 (14:00 - 15:30) OU 1 inscrição para Sala 14 (14:00 - 15:30);
Segundo horário:
- 1 inscrição para a Sala 15 (16:00 - 17:40) OU 1 inscrição para sala 16 (16:00 - 17:30) OU 1 inscrição para Sala 17 (16:00 - 17:10);
Terminadas as apresentações dos trabalhos nas 17 salas virtuais, teremos uma palestra de encerramento do seminário, para a qual você deverá fazer a inscrição, também.
- 1 inscrição para a palestra (18:00 - 19:00).
Desejamos a você sucesso no evento!!!!!
Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco.
Atenciosamente,
Comissões Organizadora e Científica.
Você precisa se inscrever no evento geral e nas atividades de seu interesse
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}
Informações gerais
Submissões: Vagas esgotadas!
Informamos que tivemos um volume de submissões muito acima do esperado nos últimos dias. Tivemos que limitar o teto de 90 trabalhos visto que não dispomos de financiamento para custeio da plataforma.
Lamentamos o ocorrido e rogamos que compreendam a situação!
Agradecemos pelas submissões.
Inscrições como ouvintes continuam abertas!
O Seminário em EPT é um evento anual, organizado pelo Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT do IFMG. O tema do evento em 2020 será "Práticas Educativas" e, nessa edição, o Seminário ocorrerá nos dias 12 e 13 de novembro, de 9h às 19h30min e totalmente à distância.
A submissão de trabalhos para a apresentação no evento poderá ser feita nas modalidades Comunicação Oral e Pôster. A modalidade Comunicação Oral é destinada exclusivamente a estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) e a pesquisadores com título de mestre e doutor, vinculados a qualquer Instituição de Ensino Superior. Já a modalidade Pôster é aberta aos estudantes de Cursos Técnicos Integrados, Cursos Técnicos, Ensino Médio, Bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC/Júnior), Graduação, Pós-Graduação lato sensu e demais pesquisadores interessados em apresentar seus trabalhos.
Os trabalhos apresentados no evento, tanto no formato de Pôster quanto no formato de Comunicação Oral, poderão fazer parte de um e-book. Para isso, será necessário o envio dos textos completos, entre 16/11/20 a 11/12/20, de acordo com os critérios exigidos, os quais serão ainda apresentados, assim como as demais informações para o envio do texto completo.
Cada autor inscrito poderá efetuar até duas submissões resultantes de pesquisas em andamento ou já concluídas, excetuando os casos de professores orientadores que podem constar autoria em até 5 (cinco) submissões. Serão permitidos, por trabalho, a inclusão de até 5 (cinco) autores e todos deverão efetuar sua inscrição, caso desejem receber o certificado.
Os textos deverão ser escritos em língua portuguesa e, no ato de inscrição, deverão ser encaminhados apenas os resumos, em dois formatos: um com identificação e outro sem identificação dos autores. Os resumos precisam seguir o Template indicado e registrar a qual Eixo Temático o trabalho está vinculado.
Eixo temático 1 - Trabalhos sobre propostas metodológicas e recursos didáticos em espaços formais e não formais de ensino na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, com foco em discussões conceituais específicas, metodologias e recursos apropriados para essas discussões e elaboração e experimentação de propostas de ensino inovadoras em espaços diversos (sala de aula, laboratórios, campo, museus, setores produtivos, internet, entre outros).
Eixo temático 2 - Trabalhos sobre inclusão e diversidade em espaços formais e não formais de ensino na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam as principais questões de ensino e aprendizagem na EPT, no que se refere a questões relacionadas à Educação de Jovens e Adultos, Educação Indígena, Educação e relações étnico-raciais, Educação quilombola, Educação do Campo, Questões de Gênero e Educação para Pessoas com Deficiências (PcD), e sua relação com as diversas práticas do mundo do trabalho e com os processos educacionais na EPT.
Eixo temático 3 - Práticas Educativas no Currículo Integrado - Este eixo abriga trabalhos que discutam a perspectiva do currículo integrado, que venham a contribuir para a qualificação das práticas pedagógicas e avaliativas integradas, em direção à superação da dualidade estrutural nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.
Eixo temático 4 - História e memórias no contexto da EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam as principais questões relacionadas à história e memória da EPT local, regional e nacional, considerando o mundo do trabalho a partir de estudos de disciplinas, eventos, instituições, currículos, espaços de formação e recursos didáticos, entre outros.
Eixo temático 5 - Organização do currículo integrado na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam a perspectiva da organização e planejamento do currículo integrado, que venham a contribuir para a compreensão da realidade concreta dos conceitos da EPT e nas diversas ações de ensino, tendo como pilares o trabalho, a ciência, a tecnologia e a cultura, com suporte da interdisciplinaridade e das diversas relações existentes no mundo do trabalho.
Eixo temático 6 - Organização de espaços pedagógicos na EPT - Este eixo abriga trabalhos que discutam questões relacionadas à organização e planejamento de espaços pedagógicos, formais e não formais, da pesquisa, do ensino, da extensão e da gestão da EPT. Os trabalhos devem apresentar investigações que discutam as relações desses espaços com a EPT e as suas interlocuções com o mundo do trabalho e os movimentos sociais.
CRONOGRAMA – II Seminário em EPT: Práticas
Educativas |
||||
Lançamento do evento |
Inscrições De 20 de setembro a 11 de novembro Submissão de resumos |
Divulgação dos trabalhos aprovados |
Realização do evento |
|
Setembro |
Vagas de submissões esgotadas |
Até 30 de outubro |
11 e 12 de novembro |
{{item.nome}}
{{item.nome}}
Gláucia do Carmo Xavier
Heidy Nunes de Ávila
Ivan Targino
José Antônio do Vale
José Fernandes da Silva
Lorena Vasconcelos David
Pablo Menezes e Oliveira
Rafael Vieira Ambar
Ronan Daré Tocafundo
Shirlene Bemfica de Oliveira
Thayane Nascimento dos Santos
Vania Dutra Amorim Cerbino
Realização:
Atente-se aos templates disponíveis
{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}
Anais do II Seminário em Educação Profissional e Tecnológica - Práticas Educativas
Anais do II Seminário em Educação Profissional e Tecnológica: Práticas Educativas
https://drive.google.com/file/d/11Ki4DFRrsKTGYYZKYGLs0d-h4pe-Rw_O/view?usp=sharing