IV Seminário Nacional de Pesquisa em Extensão Popular

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Atividades

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Trabalhos a serem apresentados no IV SENAPOP

Prezados Participantes, 

Clicando no link aqui é possível você conferir os detalhes das apresentações que ocorrerão nos Grupos de Trabalho do IV SENAPOP. 

Já escolha a sala que você participará!


Sobre o evento

A Extensão Popular gradativamente vem se consolidando como importante campo de pesquisa, aproximando a universidade de sua função social, reconhecendo e valorizando o saber popular num contínuo processo de alimentação do fazer universitário.

O IV SENAPOP tem como objetivo discutir as contribuições, desafios e possibilidades da extensão popular e construção compartilhada do conhecimento.

Os objetivos específicos do nosso evento são:

- Contribuir para o aprofundamento do debate teórico no cotidiano da extensão popular e sua interface com os movimentos sociais populares;

- Identificar metodologias em desenvolvimento nas experiências de Extensão Popular;

- Conhecer as diversas experiências e vivências em extensão popular.


O evento está organizado em três grupos de trabalho: 

GT 1: Teorias em Extensão Popular

O GT busca ser um espaço para a partilha e o aprofundamento de diálogos e reflexões em que se possa debater tanto os constituintes quanto os fundamentos teórico-práticos da Extensão Popular, de modo a auxiliar na evidenciação, na problematização e no aprimoramento dessa concepção – em seus aspectos teórico-metodológicos, epistemológicos e ontológicos. Objetiva-se, assim, explicitar conhecimentos e reflexões que contribuam para o diálogo entre diferentes perspectivas teóricas da Extensão Popular enquanto campo de conhecimento e concepção epistemológica orientadora de múltiplas iniciativas extensionistas, nas diferentes áreas de conhecimento, primando pelo protagonismo da comunidade e pela transformação da realidade. O intuito do GT proposto é, nesse sentido, estimular e contribuir para desenvolver a reflexão sobre a Extensão Popular e os seus caminhos teóricos, diante das necessidades que se apresentam no contexto histórico.

GT 2 - Metodologias em Extensão Popular

Este GT tem como objetivo refletir acerca das metodologias utilizadas na promoção da extensão popular. Objetiva-se favorecer o debate acerca dos diversos caminhos possíveis para abordagens participativas que buscam promover o diálogo, o compartilhamento de conhecimentos, a integração e construção de possibilidades diversas entre as instituições e a sociedade, envolvendo sobretudo, pessoas em situação de vulnerabilidade social, em prol da luta pela garantia dos direitos humanos. Para o desenvolvimento dos trabalhos neste GT se utilizará da apresentação de resumos, relatos de experiência e artigos. O foco é o desenvolvimento de um ambiente de partilha de conhecimentos.

GT 3 - Experiências e Vivências em Extensão Popular

O objetivo deste GT é a criação de um espaço que integra teoria e metodologia por meio de experiências e vivências, em que discentes, docentes, técnicos e comunidade, possam estabelecer um canal de diálogo entre os diferentes saberes produzidos nos diversos espaços que proporcionem a investigação, reflexão e ação na construção de conhecimentos emancipatórios que oportunizem a compreensão da realidade e proposição de intervenções para a construção de um projeto de igualdade para a humanidade. Para o desenvolvimento dos trabalhos neste GT se utilizará da apresentação de resumos, relatos de experiência e artigos. O foco é o desenvolvimento de um ambiente de partilha de experiências e vivências. 



Convidados

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Resultado da seleção de oficinas e minicurso

A comissão organizadora do IV SENAPOP torna público o resultado da seleção de de propostas de oficinas e minicursos para serem desenvolvidos durante o evento.

Confira o resultado acessando aqui




Submissão de Trabalhos -

INSCRIÇÕES PRORROGADAS até dia 31.03.2022

A Comissão Organizadora do IV SENAPOP comunica a todos e a todas que estão abertas as inscrições para submissão de trabalhos que serão apresentados durante o evento e posteriormente comporão os anais do evento. Os trabalhos propostos devem ser submetidos pelo link  https://forms.gle/3dRNUewofvYxPbuX8 no período de 13/12/21 a 31/03/2021, em um dos três Grupos de Trabalho do evento:

 

GT 1: Teorias em Extensão Popular

GT 2: Metodologias em Extensão Popular

GT 3: Experiências e Vivências em Extensão

 

Para a submissão e apresentação dos trabalhos, exige-se o pagamento de inscrição de no mínimo da autor/autora principal.  Os trabalhos deverão ser enviados (formato de documento: .doc ou .docx).

Podem submeter trabalhos na condição de autor(a) a comunidade em geral. Cada trabalho pode ser de autoria de até 4 (quatro) pessoas. Cada proponente poderá submeter até 02 trabalhos.

Para esta chamada serão aceitos trabalhos nos seguintes formatos:

 

1. RESUMO: Deverão conter no máximo 500 palavras. Deverá ser redigido em paragrafo único e conter: Introdução; Objetivos; Referencial teórico; Procedimentos metodológicos; Resultados parciais ou finais; Considerações finais ou Conclusões. Os trabalhos no formato de resumo serão apresentados de forma síncrona, na forma de comunicação oral em sessão específica.

Baixe template do resumo em: https://docs.google.com/document/d/1LUY8v0GnkRPW2leTqHkf79vOFxu9F7ZQ/edit?usp=sharing&ouid=112744349323048849476&rtpof=true&sd=true


2. ARTIGO COMPLETO:  O artigo deverá ter no mínimo 10 e no máximo 15 laudas, incluindo a primeira lauda com resumo e, ao fim, as referências bibliográficas. Os artigos devem conter:

- Primeira folha: Título (centralizado, Negrito); nome do GT a que será submetido (centralizado, Negrito); nomes dos autores alinhados à direita; resumo com no máximo 250 palavras, em espaço simples, assegurando informações quanto à motivação do estudo, objetivos, metodologia, resultados parciais e/ou finais. Inserir de 3 a 5 palavras-chave, com iniciais maiúsculas e separadas por ponto. Em seguida, após 3 espaços, iniciar o texto do artigo.

- Na introdução o autor deve apresentar o assunto, abordando os aspectos gerais e buscando introduzir ao leitor na temática delineada. Também, fazer uma descrição sucinta dos objetivos. Ressaltar a importância da mesma dentro do contexto científico e/ou social, relatando as possíveis contribuições dos resultados alcançados.

- No desenvolvimento do trabalho o autor deverá abordar os aspectos teóricos diretamente relacionados com o trabalho desenvolvido, detalhando os assuntos principais do estudo em questão e baseando-se nas diferentes abordagens pesquisadas na literatura (livros, teses, dissertações, artigos, trabalhos de congresso, etc.), a metodologia utilizada no trabalho, os resultados e discussão.

- Considerações finais: Relacionar as conclusões ou considerações finais obtidas de acordo com os resultados observados durante o estudo, podendo incluir sugestões para trabalhos futuros.

- Os tópicos do artigo serão subdivididos e nomeados a critério do autor.

- Inserir as referências bibliográficas ao final do trabalho.

Os trabalhos no formato de artigo científico serão apresentados de forma síncrona, na forma de comunicação oral em sessão específica.

 

Baixe o template do artigo em: https://docs.google.com/document/d/1ncoau2iHZqG74kuqbq_1QTZ7upT_Up7l/edit?usp=sharing&ouid=112744349323048849476&rtpof=true&sd=true

 

3. RELATO DE EXPERIÊNCIA: Para apresentação de Relato de Experiência, serão aceitos trabalhos que contenham experiências de extensão popular e apresentem reflexões que possam contribuir para a construção de novos conhecimentos. Os trabalhos no formato de relato de experiência deverão conter entre 5 (cinco) e 7 (sete) laudas. Os trabalhos no formato de relato de experiência serão apresentados de forma síncrona, na forma de comunicação oral em sessão específica.

A estrutura geral do trabalho deve compreender os elementos pré-textuais (título, resumo, palavras-chaves), textuais (introdução, desenvolvimento e considerações finais/conclusões) e pós-textuais (referências). Os tópicos serão subdivididos e nomeados a critério do autor.

 

Baixe o template do relato de experiência em: https://docs.google.com/document/d/17ENkktkUhJSiMw2k6iMRN3ks-GV46092/edit?usp=sharing&ouid=112744349323048849476&rtpof=true&sd=true

 

TODOS OS TRABALHOS DEVEM RESPEITAR AS SEGUINTES REGRAS DE FORMATAÇÃO:


- Os trabalhos devem obedecer às normas ortográficas da Língua Portuguesa;

- Atender às normas da ABNT;

- Margens (superior e esquerda 3 cm, direita e inferior 2 cm);

- Espaçamento 1,5 cm entre linhas (apenas os resumos deverão ter espaçamento simples); 

- Tipo da fonte: Times New Roman;

- Tamanho da fonte: 12;

- Tamanho menor, exemplo fonte 10, para notas de rodapé, citações diretas fora do corpo do texto e indicação de fonte e observações em figuras, quadros e tabelas;

- Figuras, tabelas e quadros deverão ser inseridos no corpo do texto (indicando título e fonte) e deverão ser inseridas no trabalho como “imagens”.

Gráficos, tabelas e figuras As figuras e tabelas devem ter legendas, segundo normas da ABNT

- Título principal – primeira folha (centralizado e negrito);

- Após o título, inserir o nome do GT escolhido (centralizado, Negrito);

- Inserir nomes dos autores (alinhamento à direita);

- Nas referências bibliográficas deverão constar apenas referências citadas no texto, em ordem alfabética, alinhadas à esquerda, com espaçamento simples nas referências e duplo entre as referências.

 

Citações: As citações textuais longas (com mais de 3 linhas) devem constituir um parágrafo independente, com recuo de 4 cm, sem as aspas, em fonte Times New Roman, tamanho de letra 10, espaçamento simples, finalizadas com a referência como por exemplo (FOUCAULT, 2004, p. 50) ou, para várias páginas, (FOUCAULT, 2004, p. 50-51). As citações com até 3 linhas devem aparecer no corpo do texto com as aspas, com a referência no seguinte modelo: Foucault (2004, p. 50) ou Foucault (2004). Aos diferentes títulos de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, adiciona-se uma letra depois da data. Ex.: (FOUCAULT, 2000a; FOUCAULT, 2000b). Ver a norma da ABNT NBR 10520.

 

Notas de rodapé: Se o artigo possuir notas explicativas, fazer uso do recurso "Inserir nota de rodapé". As notas devem aparecer ao pé da página em que ocorre a inserção, em fonte Times New Roman, tamanho de letra 10, alinhamento justificado, espaço entre linhas simples, precedidas pelo numeral arábico (1, 2, 3...) que as identifiquem.

 

AVALIAÇÃO


Os trabalhos deverão ser enviados dentro do prazo estabelecido pelo cronograma do evento, respeitando as normas de submissão. Todo trabalho inscrito será avaliado por parecerista indicado pela Comissão Científica do evento.

Após submetido e avaliado pela comissão científica, o trabalho poderá ser: 1. aceito e 2. Rejeitado. O resultado será divulgado conforme o cronograma do evento. Serão automaticamente rejeitados os trabalhos que não estiverem de acordo com a formatação proposta (templates disponíveis) ou não corresponderem a nenhum eixo temático.

 

O resultado das propostas selecionadas será divulgado no site https://www.even3.com.br/senapop2022  na data provável de 19/05/2022. 

Submissão de propostas de Oficinas e Minicurso - INSCRIÇÕES PRORROGADAS

A comissão organizadora do IV SENAPOP comunica a todos que estão abertas as inscrições para apresentação de propostas de oficinas e minicursos para serem desenvolvidos durante o evento.

Serão selecionados até 12 propostas de oficinas e minicursos, sendo 6 minicursos para o período matutino e 6 oficinas para o período vespertino. Cada atividade deve ter duração de no máximo 2 horas e serão desenvolvidas no primeiro dia do evento de forma totalmente online.

Para esta chamada entende-se por:

Minicurso - Atividade de curta duração que apresenta, introduz ou aprofunda uma determinada temática. Neste o(s) ministrante(s) pode(m) utilizar várias metodologias, a exemplo da aula expositiva ou dialogada, entre outras.

Oficinas: um conjunto de atividades de caráter prático, que visa desenvolver determinadas habilidades e conhecimentos em uma área específica.

As oficinas e os minicursos podem ser propostos por uma equipe constituída por no máximo três pessoas, sendo que uma delas ficará responsável por sua coordenação.

Cada candidato poderá inscrever e participar de apenas uma atividade, considerando a simultaneidade da realização das mesmas.

As propostas de oficinas e minicursos devem submetidas pelo link  https://forms.gle/Nkru1VQ7ZX7Haicb8 , no período de 16/11/2021 a 18/03/2022. Para submissão o candidato deverá preencher o formulário online e anexar no formato PDF a proposta conforme o template disponível em https://docs.google.com/document/d/1cOAyE-Yk_ur2X5gFIgv2yBCnhYYUIsHY/edit?usp=sharing&ouid=112744349323048849476&rtpof=true&sd=true 

As propostas de minicursos ou oficinas devem estar relacionadas a temática do evento, “Extensão Popular e construção compartilhada do conhecimento: contribuições, desafios e possibilidades”, apresentar clareza e consistência na apresentação, conteúdos, justificativa, objetivos e metodologia da proposta, serem relevantes socialmente e terem viabilidade técnica de execução no tempo disponível no evento. Cada proposta será analisada por 2 avaliadores que serão indicados pela Comissão Científica, como nota de 0 a 10.

O resultado das propostas selecionadas será divulgado no site https://www.even3.com.br/senapop2022  na data provável de 15/02/2022. 

Comissão Organizadora

Aline Zorzi Schultheis de Freitas

Celâny Teixeira de Mélo

Felipe Marques da Silva

Heloísa Marinho Cunha

Ione Gomes da Silva

Isabella Hellen Estevão da Silva

José Ledy Carvalho Santos

Lucicléa Teixeira Lins

Pedro José Santos Carneiro Cruz

Comissão Científica

Andréa Alice da Cunha Faria

Danilo Fernandes Costa

Fernando Antonio Abath Luna Cardoso Cananéa

Islany Costa Alencar

José Carlos da Silva

Maria Rocineide Ferreira da Silva

Nelsânia Batista da Silva

Renan Soares de Araújo

Tiago Zanquêta de Souza

Volmir José Brutscher

Wellington Lins de Souza

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