XX Semana de Licenciatura e XI Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática

XX Semana de Licenciatura e XI Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática

online IFG - Câmpus Jataí - Unidades Riachuelo e Flamboyant - Jataí - Goiás - Brasil
presencial Com transmissão online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O IFG – Câmpus Jataí realiza, de 06 a 09 de novembro de 2024, a XX Semana de Licenciatura (Semlic) e XI Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática. O evento deste ano tem como tema “Escola para quê? Repensando o papel da Educação na atualidade”.

A Semana de Licenciatura (Semlic), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí, inicia sua história no ano de 2004, pouco tempo após o início das atividades do curso de Licenciatura em Física, que começa em 2001.

Com o objetivo de debater temáticas educacionais relevantes e atuais que impactam a educação básica e o ensino superior, sobretudo no que tange a formação de professores da área, a Semlic se tornou, ao longo dos anos, locus de importantes discussões, encontros e difusão do conhecimento. Historicamente, acompanham os mais importantes debates do cenário educacional brasileiro.

Em 2012 o Câmpus Jataí do IFG inicia as atividades do curso de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática e, logo depois, em 2013, realiza, concomitantemente a SEMLIC, o I Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática.

Desde então os dois eventos caminham juntos, agregando pessoas, difundindo conhecimentos e promovendo importantes debates no âmbito da educação e do ensino de ciências e matemática em todos os níveis de ensino.

O evento conta com mesas redondas, palestras, comunicações orais, pôsteres, oficinas e minicursos.



Anais da Semana de Licenciatura

Anais 2024 publicados

Acesse o site dos Anais da Semana de Licenciatura - Clique para acessar

Palestrantes Convidadas

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Programação Completa

Quarta-Feira - 06/11/24

19h00 às 19h30
Câmpus
Riachuelo

Momento Cultural
Grupo Vocal Ékfrase                                                                                                                                                   
19h30 às 22h15
Câmpus
Riachuelo 

Palestra de Abertura - https://www.youtube.com/watch?v=5gstsq4wrvI
Escola para que? Escola para quem? Repensando nossos papéis.
Profa. Dra. Monica Abrantes Galindo
Unesp - São José do Rio Preto

Quinta-Feira - 07/11/24

13h30 às 17h30
Online

Comunicações Orais
Sala Online 01 - meet.google.com/yje-ouuj-dkj (Novo link!!!)
1 - O programa reconhecer da rede estadual de educação de goiás e o estado gestor
2 - Fazendo arte no berçário: a interdisciplinaridade artística no desenvolvimento de bebês
3 - Cducação na contemporaneidade: reflexões sobre natureza e qualidade
4 - Formação continuada de professora/es e educação das relações étnico-raciais: epistemologias negras e indígenas em movimento
5 - Musicalização e literatura com bebês: Trajetórias de um projeto de estágio
6 - O programa Alfamais Goiás atende as necessidades de formação continuada de professores(as) dos anos iniciais?
7 - O trabalho docente: uma perspectiva marxista
8 - Tá pronto seu lobo? O domínio consciente das ações corporais com crianças do maternal I

Sala Online 02 - meet.google.com/aqw-hwfd-ege
1 - O direito à cidade é um direito de todos? reflexões acerca da marginalização urbana presente na graphic novel encruzilhada, de Marcelo D’Salete
2 - Sexualidade na prática educativa: Fatores positivos que favorecem sua abordagem
3 - Relações étnico-raciais, literatura e ensino de biologia: Um estudo em revistas da área de ciências
4 - A ciência que você faz serve para quê e para quem? Reflexões sobre formação acadêmica na sociedade do capital
5 - Desvendando o declínio no interesse pela formação de professores: Dificuldades e perspectivas
6 - Educação e tecnologia na zona rural: Uma análise do uso das tdics na escola municipal ponte de pedra
7 - Aproximações entre a teoria histórico-cultural de Vigotski e o materialismo histórico-dialético: Uma leitura marxista

19h00 às 22h15
Câmpus Flamboyant
Minicurso 1:  Introdução do uso do software de computação algébrica Maxima (20:45 às 22h15)
Minicurso 2: Princípios e aplicações do Ensino por Investigação no ensino de ciências: Uma proposta de abordagem metodológica
Minicurso 3: A pesquisa em análise do discurso: Aspectos históricos, conceituais e metodológicos
Oficina 1: Inteligência artificial como ferramenta pedagógica no ensino de Física (19:00 às 20h30)
Minicurso 4: Robótica educacional: Integrando conceitos de Física no Ensino Médio (20:45 às 22h15)

Sexta-Feira - 08/11/24

13h30 às 17h30
Online
Comunicações Orais
Sala Online 03 - meet.google.com/fbk-bmec-hkc
1 - Aditivos alimentares: Flavorizantes e corantes como proposta de ensino de funções orgânicas
2 - Diálogos circulares no ensino de química: Um olhar além da pesquisa
3 - O ensino de toxicologia no ensino médio: Uma avaliação diagnóstica
4 - Uma abordagem experimental investigativa para produção de biodiesel
5 - Inserção da educação ambiental na formação do licenciado em física: Em foco um projeto pedagógico de curso
6 - Saúde bucal no ensino de ciências e biologia: Relato de experiência de uma proposta de intervenção escolar
7 - Sequência didática investigativa para o ensino do sistema ABO sanguíneo e fator RH em uma escola pública de Jataí-GO

Sala Online 04 - meet.google.com/xix-yhgg-dfx
1 - A contribuição da teoria da aprendizagem significativa de Ausubel na promoção do processo de ensino e de aprendizagem de equação do 1º grau
2 - A emancipação de jovens e adultos na concepção de educação ao longo da vida: Uma reflexão sobre a etnomatemática
3 - Abordagens experimentais para o ensino de conceitos de física térmica por meio do jogo Minecraft
4 - O RPG na perspectiva investigativa: Aproximações possíveis
5 - Modelo de corpúsculos: Uma abordagem intuitiva no ensino de física
6 - Inércia e espaço absoluto em três teorias mecânicas
17h30 às 18h30
Câmpus Riachuelo 
Apresentação de Pôsteres
1 - Reflexões sobre a formação continuada pelas narrativas dos docentes experientes da educação básica pública do sudoeste goiano
2 - Pessoas com deficiência intelectual na escola e no trabalho: para além de uma narrativa literária
3 - Ensinando estatística através do teatro: uma experiência lúdica e interativa
4 - Convergência entre geografia e ciências: uma prática interdisciplinar na perspectiva ambiental 
5 - A tecelagem artesanal e o ensino de ciências e matemática
6 - Material didático em genética para alunos cegos e com baixa visão
7 - O que é número uma sequência didática para construção de habilidades matemáticas quanto ao sistema de numeração decimal
8 - O desingn thinking na formação incial de professores de química: o fazer crítico no desenvolvimento de protótipos
9 - A linguagem matemática e o senso numérico
10 - Livro didático de português – O trabalho com a produção de texto argumentativo escrito e suas contribuições para o Enem
11 - A leitura social e seu desenvolvimento em livro didático de português
12 - Revisa Goiás – Material paradidático em destaque no ensino médio da rede pública estadual goiana 
13 - Seymour Papert e tecnologias na educação: Reflexões teórico-práticas na educação básica
19h00 às 19h30
Câmpus Riachuelo
Momento Cultural
Apresentação com Art'Cum Pequi
19h30 às 22h15
Câmpus Riachuelo
Mesa Redonda - https://www.youtube.com/watch?v=MYwgeGXsids
Escola para quê? Repensando o papel da Educação na atualidade.
Profa. Dra. Nília Oliveira Santos Lacerda
UEG - Câmpus Anápolis
Profa. Dra. Sabrina do Couto de Miranda
UEG - Câmpus Palmeiras de Goiás

Sábado - 09/11/24

07h30 às 10h45
Câmpus
Flamboyant              
Minicurso 5: Guia mediador digital – Meu corpo, minhas regras!
Minicurso 6: Sequências de Ensino Investigativas: Por que e como fazer?
Minicurso 7: Chat GPT e trabalho pedagógico nos anos iniciais da Educação Básica (7h30 às 9h00)
Oficina 2: Inclusão na prática: Adaptação curricular e acessibilidade no ensino de Matemática aos estudantes com deficiência intelectual
Oficina 3: O uso do jogo Minecraft para estudo dos conceitos físicos de movimento e energia mecânica. 

Inscrição no Evento

Evento Encerrado

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Inscrição nas Atividades

Evento Encerrado

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Datas e prazos importantes

Submissão de propostas (artigos completos, resumos expandidos e minicursos/oficinas): 31/08 a 15/09 (Prorrogado até 29/09)

Avaliação das propostas (minicursos e oficinas): Até 24/09 (Até 06/10)

Divulgação do resultado final (minicursos e oficinas): Até 28/09 (Até 10/10)

Avaliação dos trabalhos (artigos e resumos):  Até 06/10 (Até 10/10)

Divulgação do resultado preliminar (artigos e resumos): Até 10/10 (Até 14/10)

Revisão dos autores após pareceres (artigos e resumos): Até 17/10 (Até 21/10)

Divulgação do resultado final (artigos e resumos): Até 30/10

Envio das apresentações (slides): Até 04/11

Inscrições no evento: Até 06/11

Evento: 06/11 a 09/11

Normas e Orientações

Submissões Encerradas

LEIA as normas para envio de trabalhos ANTES de começar

Normas e orientações para submissão: Clique para baixar


Baixe os modelos abaixo de acordo com o tipo de trabalho que quer submeter:

Modelo de Artigo Completo: Clique para baixar

Modelo de Resumo Expandido: Clique para baixar

Modelo de Minicurso/Oficina: Clique para baixar

Modelo para apresentação de Pôster: Clique para baixar


Normas e orientações para avaliação dos trabalhos: Clique para baixar


Após elaborar seu trabalho, clique no botão "REALIZAR SUBMISSÃO" logo abaixo para enviá-lo.

(Submissões Encerradas)

Submissões

Submissões Encerradas

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

Comissão Organizadora

Docentes

Profa. Ma. Marta João Francisco Silva Souza (Presidente)

Profa. Dra. Alline Braga Silva

Prof. Me. Bruno Martins Miranda

Prof. Dr. Hugo Leonardo Carvalhaes Couto

Profa. Dra. Kenia Alves Pereira Lacerda

Profa. Dra. Maria Angélica Cezário

Profa. Ma. Naara Karolyne Morais Pereira

Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza

Prof. Dr. Thiago Vedovatto 

Prof. Me. Wellington Vieira Ferreira


Discentes

Profa. Ma. Amanda Moura Badarane (Discente PPGECM)

Eduardo Henrique Gomes da Silva (Discente Lic. Física)

Prof. Me. Rodrigo Ferreira Marinho (Discente PPGECM)

Samuel Vitor Bezerra da Silva (Discente Lic. Física)

Ma. Tattiana Fernandes de Oliveira Melo (Discente PPGECM)


Comissão Científica

Profa. Dra. Alline Braga Silva

Prof. Dr. Hugo Leonardo Carvalhaes Couto

Profa. Ma. Marta João Francisco Silva Souza

Prof. Dr. Paulo Henrique de Souza

Prof. Me. Rodrigo Ferreira Marinho

Apoio

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}