Submissões
Os trabalhos submetidos poderão ser nas seguintes modalidades: Resumo expandido técnico-científico, Relatos de experiências técnicas e Relatos de experiências populares. São considerados Resumos expandidos técnico-científico, os trabalhos que contenham resultados de pesquisas e estudos ou ensaios teóricos inovadores. São considerados Relatos de experiência técnica os trabalhos que descrevem projetos e/ou ações desenvolvidas por instituições de ensino, pesquisa ou extensão, em parceria com a sociedade civil. Os relatos não devem se restringir ao aspecto meramente descritivo ou cronológico da experiência, mas fazer uma análise mais profunda e conceitual de sua contribuição para a Agroecologia e para a Educação do Campo. Embora as experiências tenham sempre um caráter local, sua importância, ensinamentos, assim como suas bases e princípios, deverão apresentar caráter universal. São considerados Relatos de experiência popular, os trabalhos que apresentam uma experiência relatada e apresentada pelos/as próprios/as agricultores, agricultoras, comunidades e povos tradicionais e/ou organizações sociais. Espera-se que esse relato apresente uma vivência contextualizada segundo os princípios da Agroecologia e da Educação do Campo. O envio dos trabalhos escritos serão realizados exclusivamente através do site do evento: https://www.even3.com.br/seminariosifpe2024/, após a inscrição no evento. O envio dos trabalhos será realizado conforme cada eixo temático, deste evento, informando os nomes dos autores/as, o formato do trabalho e anexando o documento com o trabalho conforme as normas do evento. Também, deverá ser escolhido o Local para apresentação do trabalho no IFPE - Campus Garanhuns ou IFPE - Campus Afogados da Ingazeira. Todos os autores deverão, obrigatoriamente, estar inscritos no evento antes da submissão do trabalho. Cada trabalho poderá ser submetido uma única vez. Os Resumos expandidos técnicos-científicos, Relatos de Experiência Técnica e os Relatos de Experiência Popular deverão ter no máximo 06 (seis) autores. Cada participante poderá submeter até 02 (dois) trabalhos como primeiro autor, não havendo limite para coautoria. A ordem de envio dos nomes dos autores no texto será a mesma emitida no certificado. As apresentações dos trabalhos ocorrerão oralmente no formato presencial, no IFPE - Campus Garanhuns e no IFPE - Campus Afogados da Ingazeira, no dia 09/05/2024 das 08:00h às 12:00h. Será disponibilizado um modelo de slide, mas os/as autores/as estão livres para apresentar o trabalho em diferentes formatos (banners, fotografias, elementos trazidos dos territórios, apresentação de slides, entre outros), sendo que o material e conteúdo dos trabalhos é de total responsabilidade dos/as autores/as. Todos os trabalhos APROVADOS E APRESENTADOS no evento, com a presença dos/as autores/as serão publicados em anais no site https://www.ifpe.edu.br com registro de ISSN (International Standard Serial Number ou Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, em português). E os melhores trabalhos de cada Eixo, serão convidados a submissão de artigo completo na Revista Caravana: Diálogos entre Extensão e Sociedade, do IFPE. O(s) trabalho(s) inscrito(s) deve(m) contemplar pelo menos um dos eixos temáticos que constam no item 2 deste documento. O resumo expandido será avaliado por pareceristas que integrarão a Comissão Científica ou ainda por pareceristas ad hoc convidados. A divulgação do parecer acerca da aprovação ou não do trabalho será até 30 de abril de 2024 no e-mail dos autores e/ou site oficial do evento (https://www.even3.com.br/educagroifpe2024/). Após publicação do parecer não será permitida a edição dos trabalhos aprovados. Também será proibida a adição ou retirada de nomes de autores do trabalho, portanto é importante o/a autor/a revisar os dados do resumo antes de enviá-lo.