Seminário de Pesquisa - Escrever para não silenciar

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Seminários de Pesquisa CMU: História e Memória - maio 2024

Quarta-Feira, 29 de Maio

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Sobre o evento

Os Seminários de pesquisa CMU: História & Memória tem como objetivo divulgar pesquisas realizadas em torno das múltiplas relações entre história e memória, afirmando a importância do CMU, enquanto um centro de documentação e pesquisa, como polo de produção de conhecimento e fomento à pesquisa interdisciplinar.

As comunicações, realizadas mensalmente, são online com transmissão pelo Youtube do CMU

Esse mês, nossa convidada é a professora Iamara da Silva Viana, que apresentará o trabalho Escrever para não silenciar: africanos, enfermidades, acesso às primeiras letras e letramento no sudeste escravista. 

Inscrições

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EMENTA

Escrever para não silenciar: africanos, enfermidades, acesso às primeiras letras e letramento no sudeste escravista. Notas de pesquisa.

O acesso à escolarização formal na sociedade brasileira teve início com restrições a alguns grupos. Africanos, mesmo livres ou libertos, não poderiam adentrar nos espaços escolares. Eram proibidos por lei, assim como os que padeciam de moléstias contagiosas. Contudo, apreenderam os códigos de escrita e leitura. Foram além, utilizando essa ferramenta em suas visões de mundo, bem como em negociações, apropriações, ações e exigências. Nesse sentido, consideramos, como leitura possível, que as múltiplas experiências das escravidões no Brasil permitiram aos africanos e seus descendentes construírem, a partir do domínio dos códigos de escrita e leitura, o letramento, utilizando esse saber na articulação entre política, memória e história. 

Sobre a palestrante

Profa. Dra. Iamara da Silva Viana

Pós-doutora em História pelo PPGHC/UFRJ; Doutora em História Política pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, com estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/Paris), Mestre em História Social pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, Especialista em História do Brasil/UERJ, Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Ensino Aplicado à Educação da UERJ; Professora agregado 3, da Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC-Rio ministrando aulas na disciplina Estágio Supervisionado II, Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História, História do Brasil II e História Política, Economia e Social do Brasil; Professora Credenciada da Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ (PPGHC/UFRJ). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, História da Escravidão no Brasil, Morte de Escravizados e suas doenças, Ensino de História, História da Cultura Afro-brasileira na Educação Básica, Memória e Patrimônio. É coordenadora da Pós-Graduação em História e Cultura Afrodescendente da PUC-Rio; Coordenadora do PIBID História PUC-Rio (2018-2020); Coordenadora Residência Pedagógica História PUC-Rio (2020). 

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