O III Seminário Avaliativo do PPGER, constitui-se como a primeira etapa avaliativa do Plano de Avaliação/Autoavaliação (PAA) do PPGER/2022 e conta com o apoio da PROPPG/UFSB - Edital PROPPG 03/2022 - Auxílio à pesquisa nos Programas de Pós-Graduação da UFSB. Considerando-se que os processos avaliativos/auto avaliativos são formativos e produzem aprendizagens, objetiva-se pelo diálogo, troca de experiências, escuta sensível e debates respeitosos de ideias entre as pessoas participantes e os/as professores/as do PPGER, atuantes nos três campi, provocar a sensibilização para o necessário engajamento individual e coletivo nos diversos movimentos que integram o PAA/2022. Ressalta-se que o ano de 2022 marca o encerramento do nosso primeiro quadriênio de existência e a publicação dos resultados da nossa primeira avaliação externa. Estes acontecimentos intuicionais requerem, um esforço ainda maior do que os depreendidos nas edições anteriores. Exige, a um só tempo, reflexão sobre nós mesmxs (formuladorxs e protagonistas das práticas a serem avaliadas) e possibilita a problematização do contexto e das políticas adotadas, além da sistematização dos dados que possam contribuir à tomada de decisões.
Para esta etapa, propõe-se, a
partir da partilha de experiências vivenciadas por dois PPGs: O Programa de
Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais (PPRER/CEFET/RJ) e o Programa de Mestrado
Profissional em Práticas de Educação Básica, ofertado pelo Colégio D. Pedro II
– RJ. Espera-se que o colóquio com o PPRER potencialize as aprendizagens, em
especial, sobre a temática comum que nos ocupamos, ou seja, relações
étnico-raciais. O diálogo com o MPPEB nos possibilitará reflexões sobre
a área de ensino, as especificidades dos MPs e formação de professores. Trata-se
de tempos/espaços formativos onde a produção de conhecimento, impactos
educacionais e sociais poderão ser revisitados na perspectiva de fortalecer e
qualificar o PPGER em consonância com sua missão institucional na UFSB.
Acredita-se que os processos que envolvem avaliação e a autoavaliação possam trazer reflexões sobre o que foi feito na perspectiva de traçar caminhos para o presente e o futuro do nosso PPG. Pensamos que, a partir de um mapeamento do atual panorama do PPGER (metas propostas e metas atingidas), em suas diversas dimensões formativas, exista a possibilidade que a análise crítica, coletivamente construída, consolide práticas exitosas e aponte para que novos desafios sejam enfrentados. Busca-se, neste momento, a preparação para a segunda etapa do PAA que envolverá docentes, discentes, gestores e servidores técnicos administrativos em educação atuantes no âmbito do PPGER.
Espera-se que estes dois momentos possam subsidiar o planejamento estratégico com definição de objetivos, metas e ações para o próximo quadriênio de avaliação, em consonância como o planejamento estratégico da PROPPG e com o Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSB.